sábado, 26 de fevereiro de 2011

PERIGO NAS ÁGUAS DO LONGÁ

Travessia no Rio Longá é feita sem nenhuma segurança

Como não existe ponte que liga Barra do Longá aos outros povoados do outro lado do rio, a solução para alguns moradores é atravessar o Rio Longá com o Parnaíba de batelão e canoas

Quem vive no limite entre os povoados Coroa de São Remígio, Passagem das Canoas e Barra do Longá dependem de um batelão para fazer a travessia. A travessia no Rio Longá é um tanto perigosa e arriscada. A equipe do Portal Boca do Povo esteve no local a pedido de moradores que denunciaram que o batelão que existe para fazer o translado é muito pequeno e não tem equipamentos de seguranças.

O que os moradores daquela região pedem é que a prefeitura de Buriti dos Lopes disponibilize pelo menos um batelão maior e que venha com “coletes salva vidas” e uns “botes infláveis”.

Mesmos sabendo do perigo, algumas pessoas preferem se arriscar em uma travessia perigosa. A bordo do batelão, elas enfrentam a correnteza do Rio Longá e do Parnaíba, já que ali próximo acontece o encontro dos dois rios. Há apenas uma pessoa para remar a pequena embarcação no rumo certo. Não há qualquer equipamento de segurança.

"Coloco até dez pessoas, depende da pressa deles. É tranqüilo, até agora não aconteceu nada", assegura o condutor da barca sem ter noção do perigo.

E quem atravessa parece não ter consciência do risco de um acidente.

"Sabemos que é perigoso, mas a gente tem que resolver a vida", diz uma moradora.

Nossa reportagem também flagrou que o perigo às vezes é ainda maior por que de uma só vez atravessa pessoas, motos, bicicletas e sacos de legumes deixando o batelão muito pesado, bem próximo de entrar água e correndo risco de afundar.

O condutor da embarcação disse ainda que trabalhava numa empresa que presta serviço terceirizado para PMBL, só que foi demitido e agora está tendo que se arriscar nesse novo meio de vida. Ele cobra 2 reais de cada pessoa por travessia e paga 12 reais por meia diária ao dono do batelão.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

3 comentários:

Anônimo disse...

kd o vereador d coroa? vamos resolver esse problema d batelao meu brother. espero q na proxima sessao vc se manifeste sobre esse perigo! outra, fale com o poder publico municipal p comprar outro novo e colocar p trabalhar pessoas concursadas. vamos lá vereador; confio em você, vc é do meu time.

Anônimo disse...

Meu povo isso é um perigo,a gente ainda paga para ultrapassar,correndo risco de morrer afogado.cade o vereador mesmo?ta´preoculpado com as pensões q tem pagar!

Anônimo disse...

eu pergunto!kd o da barra ? há já sei !ele esta de ferias constantes, não ! ele nunca esteve lá pra ver nada!há já sei está preparando a cuinha dele pras novas eleiçôes; pois ele mesmo diz que o povo dele come na cuia .....