domingo, 6 de março de 2011

TRIBUNAL DE CONTAS EM BURITI

INSPEÇÃO TCE-PI REALIZADA NA REGIÃO NORTE
Tribunal de Contas esteve em Buriti dos Lopes acompanhando processo licitatório
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, com o intuito de verificar “in loco” a regularidade dos processos licitatórios realizados nos municípios, realizou inspeções nos dias 02 e 03 de março nos municípios de Parnaíba, Luis Correia e Buriti dos Lopes.
No município de Buriti dos Lopes não havia sessão marcada para estas datas, no entanto, foram conferidos os processos que supostamente foram realizados no exercício de 2011.
Inicialmente, observou-se que tal município não cadastrou nenhum processo licitatório no exercício de 2011, no Sistema Licitações Web, descumprindo o artigo 60 da Resolução TCE/PI nº 905/09. É importante ressaltar que tal procedimento pode levar o jurisdicionado a sofrer uma sanção de multa de até 15.000 UFRs, prevista na Resolução TCE/PI º 905/09, bem como o exposto na Decisão nº 173/11, da Sessão Plenária Ordinária nº 10, de 16 de fevereiro de 2011.
Os técnicos do TCE solicitaram ao Presidente da Comissão de Licitação as documentações relativas aos procedimentos licitatórios realizados no exercício de 2011. Analisando o material disponibilizado ficou constatada a desídia da Administração no que tange à organização dos processos licitatórios.
Observou-se que não há a formalização do processo conforme exige a Lei n° 8.666/93, mas apenas alguns documentos soltos reunidos em pastas. A maioria dos documentos encontrados está sem assinatura dos membros da administração municipal e dos supostos licitantes e, em todos os casos, comprovou-se a ausência de vários documentos obrigatórios que devem compor os processos licitatórios, tornando duvidosa a real participação das empresas citadas nos processos licitatórios.
Fonte: TCE-PI / Edição: Frank Cardoso

11 comentários:

Anônimo disse...

sei nao, mas documentos em branco, isso indica q estao fazendo a suposta MONTAGEM DE LICITAÇAO será ? hé eu não duvido de nada, nao tou acuzando ninguem mas isso é estranho. toda licitaçao os documentos tem q ser assinados n hora com os participantes e os membros da comissao. é pode ser que o TCE ver isso aí. KD OS VEREADORES PARA AGIREM ? viscalizem.

Anônimo disse...

ausencia de documentos isso é irregularidade nao pode, será q tao fazendo montagem ? rapaz eles sao esperto esse pessoal. kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

É tá errado. Quem não faz? Tudo tem inicio na campanha política. Quem se legeu é porque comprou votos, usou alguma máquina governamental ou é apadrinha que algum político(Também ladrão).
O Brasil é o país da corrupção e da falsa campanha política da democracia enlatada.
Tudo é resultado de um educação política frágil e viciada.
NÂO TEM SOLUÇÃO! É uma vergonha nacional!
VIVA O ROUBO, A CORRUPÇÃO. A violentação eleitoral.
VIVA A DEMOCRACIA DO BRASIL!

Anônimo disse...

Essa Ivana é um caso sério!
Deveria ser presa na penitenciária mista de Parnaíba.
Mas se for a julgamento vai ser absorvida pelos juizes.(novamente)
Se for para eleições, o povo BURRO! Vota novamente nela, na filha ou num puxa-saco qualquer que ela indicar.
Tanto é! Que tem gente que morre de ciúmes!
Sabe quem é? Conheço dois! E, você sabe quem são?

Anônimo disse...

não podemos acusar os vereadores de não fiscalizarem as licitações, faz uma semana uma vereadora entrou com requerimento pedindo as licitações inclusive do transporte escolar que é o que mais aparenta ser corrupição da prefeitura auguns vereadores votaram contra, não todos veja, se informe de quem votou contra para não sair acusando todos, o presidente da camara foi o primeiro a votar contra o prejeto da vereadora, o restantes dos que votaram contra vocês já sabem são aqueles viciados de sempre dos cofres publicos.

Anônimo disse...

vcs devia se preoculpa mais com a vida de vcs quando agente ver a barba do vizinho pegando fogo agente botar a da gente de molho ok kkkkkkk

Anônimo disse...

Respeito a opinião do amigo que fez o 3º comentário(6 de março de 2011 - 13:58), porém, não concordo com sua descrença e muito menos com o conformismo como encara as coisas, pois a corrupção não está nas instituições democráticas, mas na cabeça e no coração daqueles que as assaltam. Onde a democracia funciona, o lugar dos corruptos é na cadeia. Onde a democracia não funciona, eles deitam e rolam. A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa, afinal, não se há de negar que político seja mesmo sujo... Mas há eleitores tão íntimos da corrupção, que quando o político sai às ruas para panfletar entre eles, é bastante adequado chamar esse corpo-a-corpo de... porco-a-porco. Parabéns BOCA DO POVO por estar trazendo a tona os "bastidores" do Tribunal de Contas do Estado.

Anônimo disse...

O que se espera de uma administração séria, honesta é a legalidade, a moralidade, transparência e publicidade dos atos públicos, ou seja, a lisura com o dinheiro do povo. Quando assim acontece temos saúde, educação de qualidade, os serviços públicos funcionam. Caso não esteja acontecendo dessa forma, algo de muito grave e sério está ocorrendo. Cabe ao Ministério Público, TCE, TCU e inclusive nossos nobres vereadores investigarem. Levantem o traseiro do trono e ajam como defensores do interesse do povo, cumpram com o papel de vocês, ou será que tem gente comprometida? Então, só podemos concluir que tem gato nesse ninho de rato. Olha as licitações fraudulentas, os contratos de gaveta ai gente!!! Se gritar pega ladrão não fica um meu irmão!!!

Anônimo disse...

O pior é que o cenário político de nosso município é tenebroso, quando observamos alguns dos nomes que estão postulando o cargo de prefeito. Só em pensar dá calafrios. Neste submundo político, lobos estão disfarçados de cordeiros. São animais ferozes sedentos por abocanhar os recursos públicos. Atraem o povo com uma pose de boas pessoas, tem coragem até de ir a velório fazer cena e chorar por quem nunca conheceram, oferecendo um ombro mui amigo. Mais uma das diversas faces desses picaretas.
Os bem intencionados não sobrevivem muito tempo no submundo dos políticos. Neste meio apenas os espertos conseguem se dá bem. O exemplo está ai bem na nossa frente, não deixemos que a história se repita.

Anônimo disse...

Como cometei antes, desde o início desta administração (2005) que estas aberrações administrativas acontecem. Os transportes estão na mão de uma família de políticos dessa cidade, e todos nós sabemos os vereadores beneficiados; o combustível, limpeza pública, terraplanagem, prestação de serviços é controlado por um grupo de empresas de um cidadão dono de um posto de gasolina, mas não porque ela gosta do rapaz, são negócios em jogo; obras públicas na mão de uma construtora de parentes do vereador e marido da prefeita ... e muito mais ... Qual o único intuito? Claro, desvio de recursos públicos. Se levantarem a tampa da latrina encontram as maracutaias: contratos de gavetas, licitações fraudulentas, notas fiscais frias ... como falei tem gente especializada nessa administração, os caras são competentes nas fraudes. Então, só o Ministério Público não ver essa gatunagem, mão grande no dinheiro do povo. Sinistro ... pega ladrão.

Anônimo disse...

Preguiça, má vontade, negligência, descaso são palavras brandas em relação ao que está claro aqui. Temos a evidência de uma situação de fraude, pois se não houve publicação como manda a lei, documentação sem assinaturas, as peças estão soltas para serem montadas, podemos deduzir que o processo licitatório em nosso município não existe, trata-se de um jogo de cartas marcadas e os vencedores são conhecidos da população. As coisas nessa administração estão na contramão da legalidade, primeiro se compra, contrata, e depois se licita. Quem são os beneficiados? A população com certeza não. O que está por trás? Desvio de dinheiro público. Licitações arranjadas configuram crime TCE, está mais do que evidente, só não ver a Justiça, pois é seca, ou melhor é caolha.