quarta-feira, 20 de abril de 2011

NINGUÉM MAIS NASCE EM BURITI DOS LOPES

Caos na Saúde Pública: Ninguém nasce em Buriti dos Lopes
O hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa existe há décadas, só que crianças de Buriti nascem em outros municípios. Estamos perdendo nossa identidade.
Maria Pinto Souza, moradora de Buriti dos Lopes, é mãe de duas filhas: Larissa, de 3 meses, e Janaina, com 8 anos. Ambas crescem na cidade, mas nasceram em Parnaíba. Larissa, a mais nova, veio à luz no hospital Marques Bastos, enquanto Janaina nasceu na Santa Casa de Misericórdia.

Desde que não existem mais parteiras e muito menos maternidade na cidade, ninguém mais nasce em Buriti dos Lopes, embora a população da cidade tenha crescido junto com a região. Como Maria, todas as mães são obrigadas a procurar cidades vizinhas na hora do parto. "Se tivesse uma maternidade em Buriti dos Lopes, minhas filhas teriam nascido aqui" disse Maria.
O hospital Dr. Mariano Lucas está em estado critico há anos, e se alastrou quando a prefeitura assumiu a responsabilidade pelo local e fez dali um verdadeiro caos. Desde a administração de Dr. Joaquim Narciso no final de 1992 que poucas foram as crianças que nasceram em Buriti dos Lopes. Até hoje as mães aguardam a construção de uma Maternidade. Enquanto isso procura realizar seus partos em outras cidades.
Assim como Dona Maria, boa parte das mulheres de Buriti dos Lopes procura serviços de saúde em outras cidades, principalmente Parnaíba e Teresina. Segundo um médico ouvido pelo Portal Boca do Povo, isto acontece porque a maioria delas não tem a cidade onde mora como referência para a saúde. "A maior parte procura atendimento em outras cidades, por já está decepcionada com o atendimento aqui em Buriti" falou um médico que pediu anonimato.

"A atual gestão prometeu na época das campanhas eleitorais que iria instalar uma Maternidade na cidade, e até hoje isto não aconteceu", diz o médico. Para ele, o funcionamento do hospital corretamente em Buriti dos Lopes melhoria muito a Saúde na cidade, sem falar que iria desafogar os hospitais de Parnaíba.
Enquanto isso ficamos na espera pela tão sonhada Maternidade de Buriti e quem sabe um dia nossas crianças voltem a nascer nesta terra. Se alguém tiver conhecimento de alguém que nasceu no hospital de Buriti dos Lopes que poste comentários sobre o tema.
Por: Frank Cardoso

19 comentários:

Anônimo disse...

mas tambem a prefeita foi municipalizar o hospital só por perseguição politica,só porquer na época era o sancho q tava como diretor,ai ele tomou dele,agora fica colocando a culpa no estado.não era o hospital q vc queria de todo jeito agora aguente as consequencias.

Anônimo disse...

eita prefeita vc tava queimada agora com o surgimento do portal boca do povo vc ficou ainda mais,pois agora estamos vendo realmente atraves da internet a verdadeira situação de buriti.parabens boca do povo pela coragem

Anônimo disse...

essa prefeita esta acabando com nossa cidade,ele nao tem compromisso com o povo,só pensa no bolso dela e de seus secretarios.sai da uti buriti.

Anônimo disse...

eu não lembro mesmo quando é q nasceu mais uma criança aqui em buriti,se aqui não esta fazendo nem mais curativo imagina parto,aqui é um hospital só de enfeite,é uma passagem para parnaiba.

Anônimo disse...

É MUITO TRISTE ESTAS IFORMAÇÕES. PARA SE CRIAR UMA MATERNIDADE É PRECISO EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, POIS SÃO MUITO CAROS. QUANDO SE FALA Q AA TULA ADMINISTRAÇÃO PROMETEU A INSTALÇÃO É PORQUE ELA NÃO SABIA COMO MUITAS PESSOAS Q EXISTE UM VERDADEIRO ESQUEMA POR BRIGA DE PARTOS PARA MÉDICOS ME PARNAÍBA, PORQUE É MUITO CARO O PROCEDIMENTO(O OGVERNO PAGA BEM PELO PARTO). POR ESSE FATO TAMBÉM É QUE NÃO FUNCIONA O CENTRO CIRÚRGICO, POIS A GRANDE PARTE DE PROFISSIONAIS Q ADEREM A ESQUEMA POLÍTICO EXIGE Q OS PROCEDIMENTOS MAIS CAROS SEJA EM PARNAÍBA. PRESTEM ATENÇÃO A PENAS O FALECIDO DR. NASCISO E O DR. ABREU FOI QUEM CONSEGUIRAM ESSE FEITIO. TODOS OS DOIS ALTAMENTE POLÍTICO, ASSIM SIM, FUNCIONA. LEMBREM Q A ALGUNS ANOS UMA PESSOA BASTANTE CONHECIDA DE NOSSA CIDADE PROMETEU REATIVAR O CENTRO CIRÚRGICO,NÃO SABENDO DESSA FAÇANHA, E ELE ESTAVA LIGADO A UMA MÉDICA, NÃO SABENDO O COITADO Q ISSO JÁ VEM DE MUITO TEMPO, DESISTIU LOGO, ENTÃO CAROS HABITNATES DE BURITI DOS LOPES O FUNCIONAMENTO CORRETO DESSE HOSPITAL NÃO DEPENDE APENAS DA GESTÃO MUNICIPAL É SEM DÚVIDA DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA Q EMPERA NAS PEQUNAS CIDADES.

Anônimo disse...

se vc vai no hospital vc só encontra a funcioanarias colocadas pela prefeita fofocando da vida alheia,tudo q se acontece em buriti ele sabem,Ô povo para gostar da vida alheia,quando chega alguem la elas olham dos pés a cabeça.

Anônimo disse...

eita prefeita vc esta queimada mesma viu,e ainda tem gente q acha seu governo é bom.eita povo cego.

Anônimo disse...

vamos se unir povo do buriti e fazer uma passeata pedindo a renuncia dessa prefeita q ai está,vamos as rua marchar em prol da libertação de buriti.avançe buriti,rumo a libertação,rumo a vitoria

Anônimo disse...

buriti nós te amamos,mas com essa prefeita ai dar é pena de ti,ela não te ama buriti,ela te odeia.

Anônimo disse...

Por onde se empurra esta cidade para levá-la para a frente?"

C.Mel

Anônimo disse...

realmente esse cara do comentario tem razão,vamos se unir para derrubar esse prefeito povo sofrido de buriti dos lopes.vamos ter coragem.diretas já em buriti dos lopes.nós somos a voz e avez,só só temos o poder de colocar e tirar qualquer politico do poder.

Anônimo disse...

o povo de buriti clama por mudanças,eu peço até pela amor de deuz,sai desse atoleiro buriti.

Anônimo disse...

o pt acabou com a saude do pais,as emissoras de tv mostra materia todos os dias,o descaso da saude publica,essa lei que municipalisou a saude não foi os prefeitos que aprovaran.sim deputados,e senadores.o presidente fhc deixou a saude do pais otima,o pt em oito anos fez esse desastre.faça pesquisa nas cidades do piaui,vc vai encontrar resposta.

Anônimo disse...

ATT:FRANKY CARDOSO
vereadora com todo respeito, queria lhe fazer uma pergunta, até pouco tempo voçê estava no mesmo barco, e agora o q/ aconteceu, a rio FALTOU àgua,não seja assim tão fraca, fale suas propostas, cuidado, o seu piloto está voando muito alto. responda

Anônimo disse...

vereadora,eu acho q/ o prefeito é como um pai de familia, esse seu esposo não merece ser prefeito ele não tem controle familiar.

Anônimo disse...

vereadora,o seu esposo é uma pessoa boa, mas ele quer imitar, o sr. ANTONIO ALVES, este homem,é muito organizado,trabalhei pra ele quando cheguei pra receber o dinh. ele já estava pronto com o dinh. na mão, trabalhei prar seu esposo quase brigo na hora de receber, sou pai de familia.
tenha pena de mim
JOSE FRANCISCO DO NASCIMENTO

Anônimo disse...

O 5°comentarista sabe realmente o que acontece em buriti, os demais... é bom nem comentar a ignorância.

Anônimo disse...

Concordo com o 5° comentario em que só o municipio nao tem muitas forças de reerguer o hospital de Buriti, é necessario comprometimento politico dos gestores das esferas de saude. E outra nao se conduz um parto apenas com a presença de uma parteira, hoje isso nao mais deve funcionar,com exceção da regiao norte, em que as proficionais fazem um treinamento especifico e sao amparadas pelo COREN, é necessario toda uma EQUIPE PREPARADA PARA TAL PROCEDIMENTO.E o mais importante condições fisicas de uma adequada sala de parto. Há quanto aos proficionais que ficam de bobeira se fossem realmente executar seus trabalhos nao teriam tempo para isso.
AGORA É VERDADE SIM QUE O HOSPITAL TEM TEM APARENCIA FISICA DE UM... PRECISA DE UMA REESTRUTURAÇÃO.

Anônimo disse...

Partos já foram realizados no hospital local, por que será que agora não se faz mais este procedimento? Dinheiro vem, onde está sendo aplicado? Será problemas de gestão? Entrem nas dependência do hospital e se dirijam ao setor destinado a maternidade, e vejam o estado de abandono que se encontra, tudo destruído. Isto explica muito coisa. Aonde está indo parar o dinheiro da saúde?