quarta-feira, 4 de maio de 2011

ALUNOS SÃO ACUSADOS DE DEPREDAÇÃO

Direção da Escola Maria Teresa em Buriti dos Lopes acusa alunos de depredação
O Portal Boca do Povo noticiou por várias vezes na coluna RAPIDINHAS, denúncias de alunos sobre a situação da Escola Maria Teresa de Jesus Castro Teles na sede de Buriti dos Lopes. Os alunos falavam em mau cheiro vindo de uma fossa em dias de chuvas, em goteiras, quadros negros danificados, banheiros quebrados e vários outros problemas.

Pois bem, a direção da escola chamou a reportagem do Portal para passar na escola e desmentir os alunos. E mais: os responsáveis pela escola fazem sérias acusações aos estudantes e os acusam de estarem depredando as instalações da escola.

A diretora Margarida Maria e a coordenadora Rosa Portela, receberam nosso repórter cinematográfico e andaram por diversos lugares da escola. Elas acusam estudantes de jogarem colheres dentro dos vasos sanitários e os mesmos estarem sempre entupidos dificultando o escoamento de fezes e urinas.  Elas dizem ainda que os quadros negros só estão danificados porque os alunos riscam com estiletes e por isso já estão providenciando novos quadros.

Nosso fotografo também esteve nos banheiros onde pode constatar que quase todas as portas estão quebradas, pias só tem o lugar, e as que têm, algumas faltam torneiras, segundo a direção, também culpa dos estudantes.  A fossa segundo a direção não tem uma fissura e não há vazamento como os alunos dizem. E as goteiras, o problema já foi solucionado.

O que nossas lentes puderam relatar foi realmente uma falta de manutenção e limpeza nos banheiros da escola, a situação está precária, sendo que ainda estamos no mês de maio, os banheiros estão horríveis. Os alunos também falaram com o fotografo da situação e pedem providencia imediata, pois esta insuportável conviver com a tal nojeira. Nós do Portal também queremos lembrar que deve haver uma conscientização dos alunos a respeito do zelo que terão que ter para que possa ficar com um banheiro limpo e agradável para todos.

Muitas interrogações ficaram: quer dizer então que alunos estão depredando a escola sem um guarda, inspetor ou um ajudante para controlar? O Portal chega a pensar que isso é falta de pulso da direção em permitir que aconteça na frente de todos. Ou ninguém sabe quem são os depredadores?
Ficamos aqui na torcida para que alunos possam reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. E que a direção possa elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. E que todos possam conhecer e compreender as punições previstas no regimento da escola e na legislação para os responsáveis por atos de vandalismo.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

33 comentários:

CARVALHO disse...

Eu sinceramente não acredito nesta versão apresentada pela direção da escola. Isso é sim falta de pulso. Direção sem competência dar é nisso. Certo que tem muitos alunos "capetinhas" mais generalizar, é falta de ética.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
culpar alunos é fácil neh senhora diretora e coordenadora?!
quero ver vcs administrarem isso aí com competencia...o q ta faltando realmente é pulso, pois são só crianças, aí não tem marginal não.

Anônimo disse...

Jogar a culpa nos alunos pelo descaso com a educação é brincadeira. As escolas estão deterioradas porque os recursos para manutenção das mesmas não estão sendo aplicados corretamente, ou não estão sendo aplicado de forma alguma.

GILBERTO CUNHA disse...

SE EU FOSSE ESSES DIRETORES EU TERIA ERA VERGONHA DE FICAR CULPANDO ALUNOS PELO CAOS NA ESCOLA.

M. F. C. disse...

Sou mãe de aluno e acho que a escola faz o que está ao seu alcance. Pais acordem para a vida! Conversem com seus filhos para identificarem se eles fazem isso e parem de falar bobagens generalizadas. Afff

Observador disse...

Pedofilia rola solta dentro da Escola Maria Teresa. Aliás, este deve ser o único caso em que alguém quer abafar. Um caso desse tinha que ser levado ao Ministério Público. Essa instituição é a que concentra os maiores linguarudos de Buriti dos Lopes.

PAULA disse...

se eu fosse essa cordenadora eu tinha era vergonha de mostrar este banheiro imundo.

Roberto disse...

A formação pessoal quem fornece são os pais, as escolas não existem para recuperar vandalos.

VANESSA disse...

Concordo com a direção! A escola não tem obrigação de educar esses arruaceiros que não querem estudar, esse papel cabe AOS PAIS! Cadê os pais desses arruaceiros? Eles deveriam responder por isso, ser OBRIGADOS a ressarcir cada centavo que fosse gasto na recuperação da escola! Coloca esses babacas e suas famílias todinhas pra fazer uma bela faxina na escola! Da próxima eles pensarão dez vezes!

Diogo disse...

A escola tem que ensinar matemática, português, geografia, etc. Educação, respeito, cidadania, tem que ser ensinada em casa, pelos pais, através de orientação e principalmente por exemplos. A escola não tem obrigação de EDUCAR, e sim de ensinar.

HISTORIADOR disse...

O romance do professor com a aluna é chocante, mas os valores de alguns (expressos em seus comentários) são repugnantes.

Fernanda disse...

A Prefeitura deveria também "exonerar" os maus professores que "matam" aula.

De Osasco - SP disse...

Eu fui aluna da Escola Normal de 1995 á 1997, no tempo que eu estava lá não tinha nenhum problema desse gênero, e quando acontecia alguma arruaça era imediata a ação da Direção. Eu participava do Grêmio e que pelo qual tinha obrigação de auxiliar a direção nessas situações! Infelizmente hoje parece que nada fazem!

Anônimo disse...

sou mãe de aluno dessa escola e sei que lá não existe esse vandalismo, tem os linguarudos, mas o que está faltando mesmo é uma direção e coordenação de pulso.procurem saber a que horas os coordenadores aparecem na escola( deve ser por isso que eles andam bem informados do que acontece dentro da escola).

Anônimo disse...

Quer dizer que agora as verbas destinadas a educação estão sendo administradas pelos alunos da escola?O que é isso senhora coordenadora?Procure trabalhar.

Anônimo disse...

Sou ex-professora dessa escola e estou indignada com os comentários que a coordenadora fez a respeito dos alunos, isso só mostra o quanto ela não está preparada para lidar com os adolescentes.

Anônimo disse...

Essa escola foi construida à muito tempo,e desde de então nunca mais lhe foi feito uma grande reforma.Será q o teto cheio de cupim tbm foi os alunos?D. Rooooosa,Margariiiiida,deixem de babança.Ate uma casa q moram poucas pessoa precisa de reforma pelo menos de 2 em 2 anos,imagine uma escola sem direção competente.

alertador disse...

Minha gente é muita falta de ética generalizar,dizer que a culpa é dos alunos essa foi demais,pelo que deu para ver nas fotos os recursos destinados a manuteção da escola não estão sendo bem empregados,talvez deva ser por isso o motivo para: comercios gigantescos,motos novos,carros novos,mansões,poupanças gordas em nome da maria e do joão(tesouraria),apartamentos em teresina,viajens para EUA,terrenos,caminhões em nome de laranjas,postos de gasolina,grandes empresas de onibus,etc...

Anônimo disse...

sou ex aluna desta escola.ñ querendo criticar,mais ja criticando,no tempo de:D Nazila,D Jeane,Gildásio,Irmã Fátima,D Rozangela e outros q ñ recordo no momento ñ precisava chegar à esse ponto.te liga direção.

Anônimo disse...

Vamos fazer uma análise da situação de precariedade que as escolas municipais em buriti se encontram (zona rural e urbana). Isto é um fato. Querer encobrir, abafar, torna-se ridículo.

Generalizar, rotular crianças e adolescentes de vândalos, de maginais não representa o papel de um educador. Talvez seja este o motivo dos problemas educacionais no país, escolas dirigidas por profissionais descomprometidos.

O zelo com a coisa pública é dever de todo e qualquer gestor. Dinheiro para educação vem aos milhões, aplicá-los de forma correta e concreta, visando o bem-estar, o ensino e a aprendizagem do aluno, uma obrigação.

A educação escolar representa um complemento precioso da educação familiar. Qual o exemplo que estes que se intitulam professores estão dando.

Não sejamos cegos, querendo tirar o foco da questão, o estado de calamidade pública que se encontra não somente a educação, mas todos os setores desta desastrosa administração.

Uma nuvem negra pairou sobre nossas cabeças, encobrindo nossa visão, ambiente propício para inescrupulosos agirem, mascararem situações, inverterem valores. Tudo fazem, tudo cometem, pelo egoísmo do poder. Lamentavelmente, este é o retrato das mentes pobres de certos buritienses.

Mister M. disse...

Como era bom estudar na Escola Normal...nooosa, bons professores, a maioria dos alunos tinha um pé atrás com a Irmã Fátima q era Coordenadora e fazia perfeitamente a função q lhe cabia, não precisavamos de grades nas janelas, pulavámos a janela para ir embora + cedo, sim, de vez em quando, + porém não éramos responssáveis pela deterioração da escola que encontrasse em estado deplorável. Muita coisa mudou, e ainda precisa ser mudado. As vezes é preciso ser radical!

JUSCELINO DUARTE disse...

É inconcebível que culpem os alunos pela situação desta e(ou) de outras escolas pois a Prefeita Ivana acaba de publicar no Diário Oficial dos Municípios a licitação da reforma da maioria das escolas do Buriti (zona urbana e rural), só que as reformas não aconteceram no ano de 2009 más mesmo assim foram pagas pela Prefeita no ano de 2009 o valor de mais de R$ 170.000,00 "e na época eu denunciei", pois nós sabemos que nenhuma reforma foi executada e sim uma manutenção feita pelas próprias diretorias das escolas com o dinheiro do PDDE (aquele que vem para a escola e é administrado pelas Diretoras e respectivo conselho).
Moral da situação: é fácil de se comprovar pois todos os Diretores que realmente fizeram as manutenções fizeram também as respectivas prestações de contas.
Explica essa falcatrua Secretário e Prefeita.
Vereador Juscelino Duarte

leticia maria disse...

essa direçao que ta aí é simplesmente pau mandada da prefeita que peninha kkkk!

Anônimo disse...

E agora como você explica essa prefeita?

MP será que não cabe uma rigorosa e imparcial apuração dos fatos? Não somente a esta, mas a várias outras situações estranhas, gritantes. O povo clama por justiça.

Lembro-me que o TCE em inspeção já havia detectado situações estranhas, enigmáticas.

O vereador, com muita propriedade, vem cumprindo com seu papel, zelar pelo erário público, sempre vigilante e atento, a digamos caga-fogos (maracutaias), mascaramento, às maquiagens que os espertos tentam aplicar.

Minhas senhoras e senhores cidadãos buritienses como vocês veem este no mínimo intrigante fato? Imoralidade? Improbridade? Desonestidade?

Anônimo disse...

Explica-se o porquê dos atrasos no envio dos balanços ao TCE. Estavam mascarando as fraudes. Tem muito gato nesse ninho de ratos. Sinistro.

Arrocha Juscelino, puxa o tapete e mostra toda essa sujeirada.
Chamem o Big Jato para fazer limpeza.

Anônimo disse...

rararar
como e q essas mulheres tem coragem de acusar os alunos?
se os propios professores dizem q a 20 anos q existe essa escola,e ela nunca foi reformada.
e o dinheiro vai pra onde?
claro q pro bolço deles
quantas vezes ja vimos diretores e coordenadores farriando pela cidade e ainda chamam os alunos de vagabundos.engraçado q hoje houve uma reuniao com o 9°a manha e a tal coordenadora nem falou no assunto,so pq estava na frente dos pais,falava toda educadinha,mas vai ver quando e so com os alunos,fala coisas abisurdas
queria ver essa foba dele na frente dos pais

Anônimo disse...

eu acho q é os alunos q fais eso na escola eu estudor lar prami sabe disso eu vimoitas vezes eso

Anônimo disse...

ISSO TA HORA DE ACABAR SENHOR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO, A ESCOLA ESTÁ SEM ESTRUTUTA, HÁ QUASE 20 ANOS ESSA ESCOLA NÃO PASSA POR UMA REFORMA, E FICA FÁCIL JOGAR CULPA NOS ALUNOS, NÃO É? SENHORA DIRETORA E COORDENADORA, SE NO ENTANTO, VCS 2 NÃO TEM COMPETENCIA PARA EDUCAR ALUNO ALGUM, POIS BEM EU SEI VCS DÃO ATÉ PUXAM DE ORELHA NOS ALUNOS, E AGRIDEM VERBALMENTE COMO EU JÁ PRESENCIEI ALGUMAS VEZES.

Anônimo disse...

Já tinha ouvido muito dizer que, se vc quer saber quem realmente é uma passoa embriague-a ou delegue poderes a mesma. pelo que posso ver tem alguem, se mostrando como realmente é. E eu fico muito triste com a falta de ética desse, para com seus companheiros.E respondendo ao seu comentário, lhe digo que, a prefeitura nao exonera os professores matadores de aula,ou porque sao protegidos, ou pq a grande desses professores, estao fora da sala de aula, sem fazer nada, para poder sobrar vagas para contratos. ETA! EDUCAÇAO CABIDE MEU DEUS! e o aumento salarial dos professores que apos 5 MESES,ainda nao se sabe qual realmente é, vem sendo responsabilizado por todas as deteriorizaçoes das escolas. Que falta de vergonha! e vc amigo enquanto, diretor tem todo o direito de puní-los. so nao é o poder claro!

Anônimo disse...

COITADO DOS ALUNOS.ESSA COORDENADORA FICA AGORA AMEAÇANDO Q VAI PROCESSAR OS ALUNOS,SE ELES NEM CULPA DE NADA TEM.SO PQ ELA NAO SABE MAS O Q FAZER
FICA JULGANDO OS ALUNOS.
NUM E MESMO COORDENADORA?

Anônimo disse...

Essa escola nunca passou por uma grande reforma desde que foi criada, falta uma gestão que preste tanto da prefeitura quanto da escola, culpar apenas os alunos não resolve, a prefeitura tem que reformar a escola, pois tem recursos para isso!

Anônimo disse...

Escola que não educa, que não ensina valores e a valorizarem o patrimônio publico ta bom de fechar as portas! isso é para quem disse a burrice que escola não educa, só ensina, português, matemática, geografia etc...

Cristiano disse...

Falo sem medo. Isso é o que a Globo, Record, etc,que ensinam em suas novelas. Pais que se esquecem dos filhos e não os educam. Mas como já sabemos "NÃO PODE BATER NOS FILHOS", então temos que aceitar que "OS FILHOS PODEM BATER NOS PAIS E EM QUEM NÃO TEM NADA A VER COM A REBELDIA DELES"
Duvido que queiram assistir TV Escola, bricar de pular corda, amarelinha, mancha,...! A bincadeira agora é fumar maconha e crack e no descanço, OXI.
A culpa não é só da escola