terça-feira, 3 de maio de 2011

PROFESSORES EXIGEM MELHORIAS PARA ALUNOS

Professores do CIEF exigem melhores condições de trabalho e melhores condições de aprendizagem
Professores ameaçam parar atividades se problemas não forem solucionados até o final desta semana
Os professores da Rede Municipal de Educação de Buriti dos Lopes, pertencentes ao Centro Integrado de Ensino Fundamental Deputado Moraes Sousa “CIEF”, enviaram na última sexta-feira, (29), um ofício contendo diversas reivindicações para a prefeita Ivana Fortes (PMDB), exigindo melhores condições para os profissionais e principalmente para os alunos, uma vez que o desconforto gerado pelas condições térmicas e estruturais aponta como desfavorável para a aprendizagem. Os professores exigem da gestora do município soluções para os problemas e esperam providências da chefe do executivo municipal.

Vários foram os problemas apresentados pelos professores. O Portal Boca do Povo teve acesso ao conteúdo do ofício e irá citar alguns, que os profissionais exigem que seja solucionado imediatamente:

·         A péssima qualidade da água (gosto de ferrugem, resíduos de lodos entre outros) visto que a caixa d’água não costuma ser higienizada regulamente como deveria.
·         O teto, impróprio para as condições climáticas do nosso município, é um dos grandes responsáveis pelo calor excessivo das salas de aula. E com agravante, neste período de chuvas, o mesmo encontra-se encharcado (exalando fortes odores), formando bolsas d’água, que podem vir a se tornar criadouros do mosquito da dengue; além de perfurações, grandes o suficiente para encher vários baldes em dias chuvosos.
·         A insuficiência de dependências, fez com que a sala de vídeo esteja sendo usada como sala de aula, a mesma não dispõe de estrutura para tal funcionamento, visto ser forrada, e não dispor de ventilação e ventiladores, o que vem prejudicando os alunos. Deixando ainda a escola desprovida da mesma para utilização quando necessário.
·         Os alunos estão impedidos de utilizar a biblioteca, por ter seu teto arriado, pelo acúmulo de águas das chuvas, antes mesmo de iniciar o ano letivo de 2011.
·         As aulas da disciplina de educação física são ministradas em espaços improvisados, com aulas práticas no pátio da escola, atrapalhando as demais aulas, quando não na Praça Antonio Paulo de Sousa, expondo os alunos a risco, por localizar-se ao lado da estrada que liga Buriti a Barra do Longá, onde o transito de veículos motorizados é freqüente. 
Diante de tal realidade, fazem-se necessárias medidas urgentes com o objetivo de sanar os problemas mencionados. Os professores ameaçam que a não manifestação das autoridades competentes implicará na suspensão das atividades escolares, até que haja um acordo entre as partes interessadas. O que poderá ocorrer a partir da próxima semana, por tempo indeterminado.

Outro Lado
A boa notícia é que fomos informados na manhã de hoje, 03, que o secretário de Educação do município Francisco Braga já esteve na escola e se comprometeu de solucionar os principais problemas ainda esta semana. Informações que recebemos também dão conta de que o problema da caixa d’água já está sendo solucionado. Com relação ao teto, uma empresa irá arrumar nos próximos dias. Estaremos de olho!
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

12 comentários:

PAULA disse...

parabéns aos professores por terem a coragem de exigir o melhor para os alunos. Bela atitude. Essa escola vai cair!

Anônimo disse...

a promessa de um outro teto já é de muito tempo.será que dessa vez vai dá certo?os diretores de lá nunca ajudam,pois são farinha do mesmo saco.

Roberto disse...

vamos esperar pra saber se a prefeita irá cumprir com as exigencias dos professores, eu acho muito dificil.
parabéns professores.

ESTUDANTE disse...

DEPOIS A PREFEITA VEM DIZER QUE É O PORTAL QUE FICA INVENTANDO ESSAS HISTÓRIAS, TAÍ OS PROFESSORES FALANDO DA REALIDADE QUE SE ENCONTRA A OBRAS DE LUXO DA PREFEITA. É MUITA POUCA VERGONHA.

LIGADO disse...

Eita CIEF pra dar notícia, toda semana tem uma denúncia de lá. Será que ninguém ta vendo isso?
Parabéns aos professores pela coragem de denunciar.

K. L. P. disse...

É MUITA OBRA SONRISAL NESTA CIDADE MINHA GENTE. ATÉ A ÁGUA QUE AS CRIANÇAS TEM PRA BEBER É DE PÉSSIMA QUALIDADE. AVE MARIA.

Anônimo disse...

Agora pode ser que algo possa ser feito pelo CIEF, pois as reivindicaçoes estao ligadas a estrutura fisica do prédio,(escola de primeiro mundo) porque em relaçao ao salário que os professores tem direito de receber esta passando por um processo de encolhimento desde o bendito aumento, todos os meses esta sendo descontado um tanto tomara que nao cheque ao minimo.

Anônimo disse...

A mais fantasiosa obra sonrisal da prefeitinha (maguiagem total)

Para uma escola construída a menos de 6 anos se encontrar nestas condições, podemos conluir que se trata de mais uma perfeita maquiagem. Podemos tirar como lição que cedo ou tarde as máscaras da hipocrisia caem (se derretem).

Vergonhoso, escandaloso ... muito intrigante o que acontece no reino nada encantado do povo mais forte. Dinheiro da educação descendo pela vala comum da corrupção. Só não vê os intitulados cegos.

Anônimo disse...

Por onde andas os recursos do PDDE? Como forão aplicados? Foram prestado contas? Realizaram manutenção e conservação nas escolas? Qual qualidade dos serviços, das instalações, dos equipamentos adquiridos? Quais foram? Cadê o Conselho Municipal de Educação? Como estão anlisando estas situações? Eles fornecem pareceres, quais as observações? Quem são seus membros? Será que somente assinam? Ou analisam?

PDDE - O recurso é repassado uma vez por ano e seu valor é calculado com base no número de alunos matriculados na escola segundo o Censo Escolar do ano anterior. O dinheiro destina-se à aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico; e desenvolvimento de atividades educacionais.

Coisa sérias e muito intrigantes acontecem na aplicação dos recursos públicos. Negligência? Improbridade? Imoralidade? Ilegalidade? O que acontece no reino encantado do povo mais forte?

Anônimo disse...

Caos na saúde, caos na educação, o que falta acontecer ainda nesse enredo trágico, nessa zorra de administração.

Anônimo disse...

Em uma cidade do tamanho do Buriti com poucas escolas municipais o secretário de educação não sabe da estrutura das escolas
Se fosse só o CIEF e as outras escolas
É uma vergonha

JOÃO PAULO disse...

EITA QUE ESSA ADMINISTRAÇÃO PARECE A "CASA DA MÃE JOANA" É MUITA BAGUNÇA.
GREVE JÁ!!!