quarta-feira, 8 de junho de 2011

EXEMPLO DE ADMINISTRAÇÃO

Buriti dos Lopes - Cooperativa Agropecuária um exemplo de administração.
A Cooperativa Agropecuária de Buriti dos Lopes é hoje um exemplo de como se administra. Evandro José do Nascimento quando eleito presidente estava ciente das dificuldades que iria enfrentar. Evandro cuidou logo de iniciar a recuperação da entidade, mesmo sabendo das inúmeras dívidas existentes de antigas administrações.

A entidade estava atolada em dívidas com a Federação das Cooperativas, com o INSS e dentre outras. O presidente não medindo esforço vem aos poucos sanando débitos e assim alavancando o que já foi uma das mais importantes Cooperativas da região norte do estado.
Sabendo da importância da informatização global que existe hoje, Evandro cuidou de informatizar o escritório com computador e acesso a internet facilitando a vida de vários agricultores que podem ali mesmo fazer o ITR.
Também vem sendo mantido pela Cooperativa um trator e esse vem sendo utilizado pelos sócios no preparo da terra para plantios. Soma-se a tudo isso uma administração transparente onde anualmente é feita a prestação de contas com a presença dos sócios.
Hoje a Cooperativa tem seu escritório funcionando diariamente e o presidente vem conseguindo levantar a alto-estima da entidade. Hoje possui dois pontos alugados e Evandro coordenou de perto a construção de dois novos pontos comerciais dentro do terreno da entidade, onde serão alugados e com um ótimo retorno financeiro para a Cooperativa, com isso valoriza o patrimônio. (Veja foto: ANTES e HOJE).
ANTES   e    HOJE
INÍCIO
A Cooperativa Agropecuária de Buriti dos Lopes nasceu em 21 de maio de 1974, na época teve como primeiro presidente José de Almeida Brito e vice-presidente Pedro Calixto Nunes. Com o objetivo de gerar emprego para a comunidade local e alavancar o agronegócio em Buriti dos Lopes. A instituição foi por muitos anos umas das ricas e importantes do município, com terras, maquinários pesados, prédio sede, maquinas de beneficiadora de arroz, armazém e seu grandioso quadro de associados, este orgulho da instituição.

MÁ ADMINISTRAÇÃO
Nas últimas décadas á Cooperativa de Buriti dos Lopes entrou num período de decadência e perda de espaço. Administrações com poucas visões e leigas no agronegócio e na nova política de Cooperativismo instalada de forma mais evidente no Governo Lula fraquejaram e logo a entidade se encheu de dívidas de toda natureza. 

Os gestores então buscaram o caminho mais fácil e paliativo para solucionar o problema das dívidas que cada dia se acumulava mais e mais, se desfazendo e vendendo aos poucos o grande patrimônio da entidade.

Aos poucos começaram a vender o patrimônio da Cooperativa, foi se os tratores de esteiras, uma Toyota, um trator de pneu, o caminhão, os terrenos, a patrol, uma secadeira de arroz, mas as dívidas não só continuaram como aumentaram, principalmente as trabalhistas e com o INSS. Por último foi vendida a própria sede para sanar as dívidas e deixar a entidade plenamente adimplente, o que não aconteceu. Foi mais um golpe na entidade.

HOJE, EXEMPLO DE COOPERATIVISMO

Para a população e alguns empresários de Buriti dos Lopes, hoje a Cooperativa Agropecuária é um exemplo a ser seguido pelo resto do município devido ao êxito do projeto iniciado pelo atual presidente Evandro José.

Os recentes feitos da atual administração merecem ser aplaudido, o fato de está reerguendo uma entidade que estava desacreditada e falida merece ser noticiada.

Buriti dos Lopes possui uma das melhores terras para o plantio neste estado e a esperança dos produtores é que a Cooperativa venha novamente ser um grande parceiro.
 “Aqui não temos a cobrança de um chefe, mas o aparato de um amigo, o que nos faz produzir bem melhor”, disse o presidente Evandro ao Portal Boca do Povo.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

10 comentários:

Anônimo disse...

REALMENTE O QUE SUCATEARAM AO LONGO DOS ANOS A COOPERATIVA É COISA FORA DO NORMAL. É UMA BRINCADEIRA.
TOMARA QUE ESTE SENHOR AÍ POSSA RECUPERAR.

Anônimo disse...

e quando acabarem com o resto do dinheiro q sobrou da venda do prédio, de q a cooperativa vai viver ?

Anônimo disse...

votar no ioio sera um desastre pois ele é incompetente ele é apenas um leva e traz dos politicos ioio nunca sai pra lá brinquedo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Sr. Evandro é uma pessoa simples e séria.
Vamos apoia-lo na reeleição

Anônimo disse...

SR E vandro trabalha tem amigos dar atenção a todos,o seu concorrente só quer amisade com ricos,e um pucha saco de politico.vive sempre no meio de fofocas,um cara chato e agora como a cooperativa ta indo bem ele quer,se todos do passado tivesse feito o q SEU Evandro faz a cooperativa estava em outra situação.o unico departamento q tem um competente em buriti na administração e a cooperativa.

Anônimo disse...

O melhor presidente que houve nesta cooperativa é o Sr. Geovane,mandou reformar o caminhão, conseguiu um trator novo, reformou o prédio, reativou o secador de arroz, comércio funcionava normalmente, a patrol funcionava ele dava manuntenção, mais chegou um sr. chamado de Gilson e acabou com tudo.

Anônimo disse...

tai um homem que tá dando uma aula de Administrador. Que serve de exemplo a todos aqueles que um dia pretendem exercer um cargo Administrativo.
ass.Cid Portela

Anônimo disse...

nao podemos deixar de falar em carlos alberto araujo que deixou mais 70.000 em dividas.
em seu ultimo madato!!!!!!
brincadeira!!!!!!

Anônimo disse...

A COOPERATIVA TA NAS MÃOS DE UM SENHOR DE BOM CARATER E COMPETENTE AMIGO CAPAZ E SERIO.NÃO VAMOS MUDAR,SERIA TRANSFORMAR A COOPERATIVA EM UM CIRCO.NO BURITI JÁ TEM MUITO CACIQUE PRA POUCO INDIOS,E MUITOS PALHAÇO MANDADO EM POUCOS CIRCO.

Anônimo disse...

esse mesmo carlos alberto,foi prefeito interino,na administração cruz pesada.aquele prefeito colocou ele p/ tapar os buracos com mulambo.o rombo ficou pior,mais o filho dele q diz ter atestado de louco pagava hora para a explosão do som tocarnas festa.