quinta-feira, 28 de julho de 2011

ACESSIBILIDADE É UM DIREITO!

Secretarias de Saúde e Assistência Social não têm acessibilidade para cadeirantes
Ausência de rampas obriga aos portadores de necessidades especiais a serem carregados para entrar nestas duas Secretarias

A falta de acessibilidade em duas das principais Secretarias de Buriti dos Lopes preocupa a população buritiense, ao menos a parcela que necessita de tais facilidades para trafegar livremente. Os exemplos da falta de acessibilidade já começam na Secretaria de Saúde e de Assistência Social do município.

Uma calçada e três degraus dão acesso ao piso superior do prédio, onde fica a Secretaria de Saúde (foto). Tanto do lado de fora quanto na parte interna, é possível perceber que os portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida não têm vez no local. Não existem rampas e o único jeito de entrar no prédio será nos braços.

No local que dá acesso a Secretaria de Assistência Social (foto) do município à situação é ainda mais complicada. Se o cadeirante chegar ao local ele terá a dura missão de enfrentar uma calçada e outros cinco degraus. O que torna impossível a acessibilidade do portador de necessidade especial a este local sozinho. No mesmo local ainda funciona outros dois órgãos de suma importância para a população.


O que acontece nestas duas Secretarias de Buriti dos Lopes é apenas um exemplo da falta de acessibilidade nesta cidade. Supermercados, farmácias, algumas escolas, calçadas, entre outros locais, são um verdadeiro problema para quem possui algum tipo de problema de locomoção. Transitar por Buriti acaba sendo um desafio para esses cidadãos.

Um familiar relata que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida precisam ser carregadas para subir ao primeiro piso dos dois prédios. "Se não bastasse o constrangimento, essas pessoas dependem da boa vontade de quem passa pelo local", disse.


Valem lembrar também que nem todos os prédios são assim. É possível verificar a existência de rampas na Prefeitura, Câmara Municipal, CEO, Postos de Saúde, nas escolas Zezita Sampaio (foto), Nasila Pires e Francisca Trindade, Banco do Brasil e Espaço de Inclusão Digital (foto).

Resolvemos fazer essa reportagem a pedido de alguns familiares de portadores de necessidades especiais desta cidade que se sentem prejudicados principalmente quando vão à procura de atendimento nestes dois órgãos. Esperamos que depois dessa reportagem a Prefeitura se sensibilize e providencie a construção das rampas nos dois locais citados.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

6 comentários:

Maria disse...

Queria só lembrar ao pessoal do portal que no Espaço de Capacitação Profissional aqui da cidade também não tem rampa pros deficientes viu.
É bom fazer foto de lá também.

Anônimo disse...

gostei da reportagem porque mostra os dois lado da coisa, onde tem onde não tem...
realmente é essencial a instalação das rampas nessas secretarias já que trata-se de duas secretaria importantes para os portadores.

Anônimo disse...

tudo isso acontece com um governo sem psanejamnto.as rempas e por lei e serve tambem p/ os comerciantes.vamos faser as rampas.

Anônimo disse...

SECRETARIO DE SAUDE,VC TEM NOTICIA DO NOTBOOK.

PAULO disse...

EU TAMBÉM NÃO VEJO UM COMERCIO DO BURITI QUE TENHA RAMPA, EU POSSO ATÉ TA ENGANADO. MOSTRA O DESRESPEITO QUE ELES TEM COM OS CADEIRANTES DA REGIÃO.

Anônimo disse...

e é porque é a secretaria de assistencia social viu, imagina aí como que não é as outras.