terça-feira, 5 de julho de 2011

BURITI DOS LOPES TEM SEGUNDO TEMPO!

Jaqueline Brito faz esforços para continuar Projeto Segundo Tempo em Buriti dos Lopes
O projeto que afasta crianças dos perigos das ruas está na cidade desde o mês de setembro e deverá continuar por um bom tempo

São 100 crianças praticando algumas modalidades esportivas no horário em que não estão nas salas de aula. Esta é a nova realidade de alguns estudantes em Buriti dos Lopes, que há pouco mais de duas semanas esteve com o Projeto Segundo Tempo ameaçado de paralisação já que de inicio, foram informados que seu tempo de duração seria de 10 meses.

A vereadora Jaqueline Brito (PMDB) uma das idealizadoras do Projeto Segundo Tempo em Buriti dos Lopes, que desde setembro de 2010 está em pleno vapor, ficou preocupada com a situação e procurou intervir junto às autoridades competentes do Estado e no último dia 29 de junho deu a boa notícia para os jovens que ficaram bastante felizes com a informação que a parlamentar acabara de passar. “Hoje, 100 jovens são beneficiados. Nós queremos mais. Vamos buscar a expansão desse Projeto e assim levá-lo também aos povoados dentro município”, explicou Jaqueline.

O Segundo Tempo atende jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos e contribui com o combate às drogas e à criminalidade, além de promover a conscientização da prática esportiva. O Programa é idealizado pelo Ministério do Esporte e no Piauí é executado pela FAMEPI (Federação das Associações de Moradores do Estado do Piauí). Em Buriti dos Lopes a Prefeitura no inicio não quis ceder nem o prédio para abrigar os materiais, mais a vereadora não desanimou o tocou junto com o coordenador Júlio Cesar e com o apoio de Antonio Carlos o Projeto.



Muito se tem falado que o esporte é o “caminho” pelo qual crianças e jovens, oriundos de comunidades desfavorecidas economicamente, podem mudar sua vida, tendo a possibilidade de um futuro promissor.

Criado em 2003, pelo Governo Federal, o Projeto Segundo Tempo é um programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte com o objetivo de integrar o indivíduo à sociedade através da prática esportiva e de atividades complementares no turno oposto ao das aulas da escola.

“É muito legal no horário que não estou na escola, ficar jogando futebol com meus amigos. Bem melhor do que estar na rua. É divertido e eu nem vejo o tempo passar”, diz Lucas, um dos beneficiados pelo Projeto.


A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.

Em Buriti dos Lopes, o projeto foi trazido pela vereadora Jaqueline Brito através do deputado federal Osmar Júnior (PC do B). Os alunos vêm realizando suas praticas esportivas no estádio Quimerzão e no ginásio poliesportivo governador Mão Santa. O projeto é realizado três vezes por semana nos turnos manhã e tarde e os alunos ainda dispõe de lanches, após suas atividades.

As práticas esportivas devem ser realizadas em espaços públicos ou privados, que ofereçam boas condições para prática esportiva, assegurando a integridade física e oferecendo condições básicas para realização de atividades educativas.

Marcos sonha ser um jogador de futebol profissional. “Antes queria brincar com meus amigos e não tinha onde. A gente ia pra rua, mas não era legal. No campo e no poli é outra coisa. Agora sim posso fazer o que gosto sem medo”, finaliza o garoto.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

25 comentários:

Anônimo disse...

Jaqueline seus méritos são poucos pelo projeto pois antes seus instrutores não eram capacitados a trabalhar com a criançada pois nunca vi nenhum deles praticar esporte e nem jogar em algum time da cidade. Mas quando vi a chegada do Antonio Carlos, agora as coisas andaram de verdade e o trabalho vem surtindo efeito.
Agora a senhora não venha aqui se engrandecer que não cola. Pois esse projeto é do governo federal e não seu.

CARLOS disse...

PARABÉNS VEREADORA ESTE É O TIME DE PROJETO QUE NO FUNDO ACABA AJUDANDO NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS.
o PROJETO SEGUNDO TEMPO QUANDO EXECUTADO COM SERIEDADE AJUDA MUITO.
MAIS UMA VEZ PARABÉNS!

Vanessa disse...

Sou estagiária do Projeto Segundo Tempo aqui em Barreiras -BA, sou de Buriti dos Lopes e leio sempre este BLOG, gosto muito.
Sobre o projeto: eu acho bastante importante e significativo na instituição onde ocorre! Esse projeto além de manter os alunos mais tempo longe das ruas e muitos vezes nas escolas, ajuda a quem está se formando. Obrigado!

Anônimo disse...

O projeto segundo tempo de buriti é a melhor coisa que tem. Comandado pelo balequinho que sabe tudo de bola..hehehehe

Anônimo disse...

pow gostaria desse projeto na minha comunidade coroa de são remigio urgente por favor

Leitor disse...

Parabéns vereadora Jaqueline pelos esforços apresentados pra manter o programa segundo tempo em Buriti dos Lopes. Isso irá contribuir muito para os nossos jovens!

Anônimo disse...

parabens vereadora pelo trabalho isso é um exemplo de politica. não se desamine por estes troxas que não fazem nada e vivem de criticar os outros

antonio disse...

prometeu lutar pela juventude e esta fazendo seu papel. Obrigado Jaqueline

FRANK SOUSA disse...

OOOOOO Seu anônimo pode ser do gorveno federal estadual, mais si niguem for atras a comundade não receber os beneficio de nem um orgão ,a prova disso, e que tem muitos projetos federal ,e nem uma autoridade, vai pelo menos temtar trazer para buriti dos lopes ( parabens vereadora pelo sua coraguem que sirva de exemplo para os outros representantes) parabens antonio carlos pelo liderança.......

Flávio disse...

Eu também acredito que o esporte é o melhor caminho para tirar jovens das ruas e principalmente da marginalidade.
Este são os tipos de projetos que dão certo.
Parabéns!

maria jose disse...

Antonio carlos vc é um exemplo de pessoa a vereadora deu uma boa tacada quando pediu seu apoio pra o programa

joão B F disse...

sou aluno do programa gosto muito das pessoas que trabalham no programa do ANTONIO CARLOS, JULIO CESAR, JANYLI e FRANCIELE. pois eles nos tratam muito bem eo evitar de nois alunos estarmos na rua sem eo programa levanta noso autoisma para pode fazer mais amizade epara bricar tomara que progeto nuncar termine pois eu e meus amigos nos devertimos muito

nao edentificado disse...

parabens vereadora jaqueline pelo seu progeto e que DEUS nunca deixe que derubem o progeto pois tem muita gente de olho goro em voce por exempol dona PREFEITA KKKKKKKK...

Anônimo disse...

Jarbas disse
Desde quando vereador realiza projetos do governo federal sem a participaçao da prefeitura, vereador nao e gestor de nada, so faz requerimento para o prefeito e este e quem diz o que deve ser feito.

Anônimo disse...

desde quando o jarbas tem moral pra falar de político no buriti?
ele num passa de um @#$%¨¨
abandona a política rapaz e vai tomar tua pinga na tua fazendo e cuidar dos teus porcos.

Anônimo disse...

Jaqueline espero que você possa juntos com nós desportista lutarmos pela reforma do Helvídio Nunes pois já estamos cançados de tantas justificativas e nada neste final de semana ou em outro no Quimezão tem bola rolando pelo campeonato buritiense e precisamos conversar por isso peço sua atenção apareça.

MARCOS disse...

A VEREADORA JAQUELINE BRITO É UMA DAS POUCAS QUE ESTÃO ALI NA CÂMARA QUE TEM REALMENTE SERVIÇO PRESTADO COM A COMUNIDADE BURITIENSE.
PARABÉNS VEREADORA PELO PROJETO.

vereaodra Jaqueline Brito disse...

Sr Jarbas engano seu. um vereador não se limita apenas em requerimentos, até porque nossos projetos não são atendidos pela prefeita.
Garanto a você que a contra partida concedida ao projeto sai do meu bolso, ou seja (gás, fogão, material de limpeza,utensílios domésticos. etc) pois o dinheiro que vem para o programa é apenas o salário dos monitores e coordenador caindo na conta bancaria de cada um, mas também deixo claro que o programa dispõe da merenda, fardamento e material esportivo de boa qualidade, Gostaria de agradecer ao Frank Cardoso a oportunidade de divulgar este belíssimo projeto do Governo Federal, como também ao apoio do Dep Federal Osmar Junior e falar que estou feliz com o programa pois nossos jovens desfrutam de todos os beneficios do mesmo sem falar do carinho dos monitores, tudo o que quero no momento é a melhoria para nossos jovens. Por favor não me julgue por alguns vereadores que não trabalham como eu.
E aos que me parabenizam obrigada,pelo reconhecimento,o mérito dedico aos monitores e pricipalmente ao Antonio Carlos que é uma pessoa digna de honrarias em Buriti,Por brilhante trabalho exercido com os alunos.

Paulo disse...

Parabéns vereadora Jaqueline pelo projeto muito bom, não ligue para o que esse Jarbas fala não ele só vive nas asas da esposa é por isso que ele vai eleito, caso contrário seria desastre.

Anônimo disse...

EU CONHEÇO DE PERTO O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO SE TIVER PESSOAS CAPACITADAS O PROGRAMA FUNCIONA BEM.
PARABÉNS BURITI PELO PROGRAMA.

Anônimo disse...

se realmente fosse depender da prefeitura pra manter esse programa as crianças estariam ferrada, pois não foi nenhum moraes sousa que troxe pra cá.

Anônimo disse...

VEREADOR JARBAS SE JUNTE A O PELÉ,ELE TAMBEM CRITICOU ESSES PROGRAMAS ESPORTIVO QUANDO O ZICO CRIOU.QUEM Ñ TEM IDEIAS E CORAGEM TEM QUE APRENDER,AJUDAR INCENTIVAR.E Ñ CRITICAR VEREADOR SEU ATO É DE UM INCAPAZ.

anonimo9 disse...

eu sou mais jaqueline e batista trabalha nas suas emprezas. e ajudam povo no que pode. tem pessoas que nao faz nada por ninguem. e vem dizer que e onesta achando sacola dinheiro no supermercado.
e devovendo sera que envento p querer ganhar merito porquer na crizer quer esta dinheiro dentro de sacola nao e nao tem.

Anônimo disse...

E como fazer para entra no segundo tempo. " eu sou de buriti dos lopes" gosto muito de jogar, já joquei com o Antonio carlos ele se garante muito, no tempo da sub-14

Anônimo disse...

Prarabeniso a vereadora Jakeline Brito por ter lutado pelo projeto e ficar financiando o mesmo.MAIS tenho Q parabenisar mais ainda o Balequim Q levantou o projeto.Ao senhor Jarbas Fortes digo Q deve parar de falar besteiras pois ñ ta fazendo nada e sua esposa ta muito QUEIMADA na cidade por causa de sua MA adiministração.Aos outros veriadores solicito Q tomem o esemplo de Jakeline e corrão atras de projetos Q melhorem a cidade.Aos leitores lembro Q ano Q vem é ano de eleição, por isso abrão o olho.