terça-feira, 5 de julho de 2011

UM ATO DE HONESTIDADE EM BURITI DOS LOPES

Exemplo de honestidade - Vice-prefeita encontra sacolas com dinheiro e devolve
Um ato de honestidade de um político deve servir de inspiração para muitos outros que agem totalmente ao contrário

A vice-prefeita de Buriti dos Lopes Elcira Castelo Branco Percy encontrou na tarde da última sexta-feira (01) sacolas de supermercados com vários pacotes de dinheiro. Tudo aconteceu quando a vice-prefeita e sua irmã Eulália Castelo Branco foram fazer compras num “grande supermercado” de Parnaíba. As duas foram passar as compras que fizeram no caixa, e o empacotador colocou por engano uma sacola contendo várias cédulas de REAL em pequenos pacotes junto com as compras das duas.

A quantia só foi encontrada quando Elcira chegou a sua casa, na cidade de Buriti dos Lopes e foi guardar as compras. Elcira Percy tomou um grande susto quando se deparou com o montante de dinheiro encontrado.

Imediatamente ela chamou seu esposo Djalma Percy (Pieca) e ligou para sua irmã que andava em sua companhia para contar o que acabara de encontrar. Ela ainda assustada não pensou duas vezes e pediu para que seu esposo ligasse para o estabelecimento comercial em Parnaíba para devolver o dinheiro ao gerente do supermercado, Elcira não soube calcular a quantia de dinheiro que havia nas sacolas, porque pediu que ninguém mexesse.
“Eu não pensei duas vezes e pedi que o Djalma ligasse logo para o supermercado para devolver este dinheiro, porque com certeza alguém seria prejudicado com aquele sumiço”, disse a vice-prefeita.

Seu esposo Pieca que fez a ligação para o local e falou com o responsável pelo setor, acredita que a quantia era muito grande uma vez que o gerente do supermercado veio buscar o dinheiro acompanhado por seguranças.
O Portal Boca do Povo entrou em contato ontem, (04), com um funcionário do “grande supermercado” em Parnaíba para saber como esse dinheiro foi parar junto às compras da cliente. A pessoa que falou com nossa reportagem e pediu anonimato de seu nome e do nome do supermercado, confirmou o acontecido, e agradeceu muito as pessoas que devolveram o dinheiro, e por questões de segurança nos pediu que não fosse revelada a quantia devolvida.
Num Brasil em que poucos acreditam em nossos governantes, em meio aos escândalos de corrupção e dinheiro escondido em maletas, bolsos e meias, um ato de honestidade de uma vice-prefeita de nossa cidade serve de exemplo para muitos políticos neste país.
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

60 comentários:

P.C. disse...

Dona Elcira merece o meu respeito, a minha admiração, pelo alto "ESPÍRITO DE BRASILIDADE". É uma pena que os dirientes dos partidos políticos preferem distância de pessoas honestas. Eles preferem dar espaço aos bandidos que têm facilidades de arquitetarem grandes esquemas de corrupção. Parabéns vice-prefeita!

Anônimo disse...

CARAMBA!!! EU SÓ ACHO R$ 0,50, 2,00 O MÁXIMO 10,00. QDO É QUE IREI ACHAR MAIS DE 1.000,00???

Luiz Ricardo / Santo André - SP disse...

Isso que eu chamo de dignidade, o resto eh bobagem....Pena que quem deveria dar o exemplo nesta cidade, naum faz, mas mesmo assim continuo acreditando que o Brasil tem jeito. Parabens a todas esses brasileiros que nos orgulham de sermos trabalhadores e honestos.
Um abraço aos meus conterrâneos no interior de Buriti.

Anônimo disse...

Eu nunca achei envelopes recheados de din din mas acho que se ela ficasse seria cobrada por quem plantou esse envelope lá. Muito bem o que fez. Sua vida poderia se transformar em um inferno!!!!!! Parabéns, não sei se teria a mesma atitude, só na hora mas ela realmente fez o melhor.

João Paulo disse...

Prefeita IVANA, siga o exemplo desta senhora sua vice-prefeita e comece a governar com honestidade.

CARLOS - OSASCO - SP disse...

Ela deveria dar uma palestra para sua prefeita e ensinar também a alguns vereadores as regras básicas da honestidade.

J. J. S. disse...

Senhora Elcira, sua dignidade é exemplo para todos nós, pois ela vale mais do que qualquer dinheiro. Parabens, Deus te abençoará ricamente.
Seus filhos, seus pais e seus irmãos devem está orgulhosos de sua atitude.

Anônimo disse...

Parabéns a esta senhora pelo gesto. É muita nobreza p/ quem é político, mas p/ quem é humilde isto é honestidade. Oxalá nossos nobres políticos saibam deste gesto e o imitem. Sra. vice-prefeita, q Deus a abençoe ricamente e esteja certa que tudo o que desejas fazer será feito, porque Deus recompensa. Abçs boca do povo e meus amigos do Estreito. (Araguaína-TO / Francisco Sousa Ribeiro)

JOÃO JOSÉ disse...

PARABENIZO A VICE PREFEITA ELCIRA PELO EXEMPLO DE HONESTIDADE. PARA REFLETIRMOS, DEIXO AOS LEITORES A SEGUINTE INDAGAÇÃO: "EM QUE PAÍS ESTAMOS, ONDE SE SER HONESTO É SER HERÓI??????????

Robson - DF disse...

Ai... ''os políticos aqui de Brasília deveria pegar uma aula com essa pessoa.'' É preciso ter carater e ombridade. Essa pessoa é exemplo para o Buriti. Mesmo com as tentações que o dinheiro nos causa, ela deixou a honestidade falar mais alto e fez a coisa certa. Parabéns!

ESPERTO disse...

Sei que vou ser apedrejado, mas esta mulher é uma tola! A "providência divina" lhe deu um presente de férias e ela entrega ao grande empresário, sonegadores de impostos. Adivinhem onde este dinheiro vai parar? Certas "virtudes" me parecem mais "adestramento"! Eu guardaria. E não devolveria para estes ricaços que sonegam impostos neste país.

Anônimo disse...

Faltou dizer o nome do supermercado pois ainda não acredito ou se trata de uma jogada política para promover Elcira e queimar a prefeita.

Anônimo disse...

A vice-prefeita é merecedora de nosso elogio, apesar de ser nossa obrigação agir com honestidade, mas neste país onde a desonestidade é quase uma epidemia, ela acaba se destacando. A sorte do dono do dinheiro é que não caiu nas mãos de alguns políticos ou apadrinhado picareta aqui de Buriti dos Lopes. Valeu.

C. M. disse...

Liberdade de pensamento! Acho engraçado este pessoal da "imprensa": ficam todos nervosinhos ao se aprensentar o mínimo ato de censura! Todavia, adoram censurar a opinião das pessoas. Fiz um comentário, com poucos palavrões, e alguns desaforos, apenas dizendo o que eu achava, e fui censurado!

Anônimo disse...

Hum! do geito que esses Percy são loucos por dinheiro você acredita? Logo eles os maiores ganhadores de dinheiro do Buriti. Ganha de todos os lados e o saco nunca enche.

Henrique - Joaquim Pires disse...

Não se deve elogiar ninguem por ser honesto, pois essa virtude que a senhora Elcira possui deve ser a regra para todos os cidadãos e não a excessão. Que pelo menos sirva de lição para a grande maioria dos políticos piauiense.

Anônimo disse...

EU SEI DE TODA A HISTÓRIA PORQUE EU OUVI UNS COMENTÁRIOS NA CIDADE, O DINHEIRO VEIO JUNTO COM AS SACOLAS DO "HIPER CARVALHO" EM PARNAÍBA E O GERENTE VEIO BUSCAR NO FINAL DO DIA.

AGORA, EITA QUE ESSE REGINALDO CARVALHO TEM SORTE VIU. ESSE É DAQUELES EMPRESÁRIOS QUE NASCERAM COM O @# PRA LUA.

Antonio de Sousa / direto de Andradina - São Paulo disse...

O mundo está tão desonesto atualmente, que quando acontece um fato desse vira manchete ("vice-prefeita encontra sacolas com dinheiro e devolve"). O que devia ser uma lição de casa para todo mundo vira um fenômeno na imprensa. Lógico, já que os BLOGS precisam de notícias para sobreviver. Na época em que os pais podiam corrigir seus filhos com mais autoridade isso era tão comum, que fatos assim não saiam das quatro paredes da casa. O que está errado com a criação de hoje? A política familiar está à beira do colapso. A política educacional do governo está fragilizada. A família está sem um ponto de referência, porque o professor está sem o seu giz... O ato é louvável, mais todos deveriam fazer o mesmo.

Flávio Cunha / Santa Maria - DF disse...

Corrupção e desonestidade no Brasil é cultural. Quando alguém é honesto vira notícia, principalmente quando é um político. Um absurdo, não a notícia, mas a situação atual no Brasil.

Anônimo disse...

realmente este dono do comercial carvalho é sortudo e mais ainda os empacotadores que colocaram o dinheiro junto com as compras são muitos sortudos! eu tô numa pindaiba do diabo e num consigo encontrar dinheiro de um homem rico desse. ai ai ai ai ai, taí que eu devolveria era nada.

Lúcia buritiense em Campinas - SP disse...

Realmente é uma vergonha que atos de honestidade como este sejam vistos como heróicos, quando deveriam ser obrigação, é incrível como nossos valores estão deturpados! O que esta senhora fez, deveria ser visto como normal, mas realmente em tempos, em que nossos Magistrados nos envergonham com suas atitudes desonestas, o que esta simples ser humana fez é algo surreal, um exemplo para crianças, jovens e para os pais ensinarem valores morais aos seus filhos. Parabéns aos honestos que ainda não se desiludiram por viver no 5º país corrupto do mundo e não se permitem abalar com isso e vivem com honestidade! Precisamos disso em nosso país. Que a bondade e honestidade destas pessoas sejam exemplo para nossos empresários, políticos e magistrados, que estes se envergonhem do que fazem, ao se depararem com atos honestos como estes. (Lúcia - Campinas - SP)

Anônimo disse...

Graças a DEUS ainda existem pessoas de valores na política do Buriti, ou seja, honestas.

Anônimo disse...

NA ATUAL CONJUNTURA É DIFÍCIL ENCONTRAR QUEM PENSE ASSIM, SÃO POUCAS! O COMERCIAL CARVALHO TEM SORTE!

caxingoense disse...

nossa,essa senhora esta de parabens, enquanto os policos sem vergonhas fica ai em brasilia,, roubando mas q ratasana!!!!!, valeu senhora por esse ato de simplicidade e honestidade. (caxingoense)

M. Jorge / Natal - RN (parnaibano/buritiense de coração) disse...

Notícias como essa é que deveriam maior divulgação. Ainda mais se tratando de políticos.

Parabens à pessoa que encontrou essa sacola com dinheiro e a devolveu.

Tenho certeza que essa pessoa é feliz.

Meu lema é: Seja honesto que Deus cuida do resto.

VALDIR CHAVES disse...

A HONESTIDADE É UM DEVER MORAL DE TODO SER HUMANO,MAS MUITOS DETURPAM ESSA PALAVRA ACHANDO QUE SER HONESTO É SER OTÁRIO,SER ABESTADO.NA POLITICA A PESSOA QUE É HONESTA É DIFICIL DE SER ELEITA PORQUE MUITOS COBRAM COISAS IMPOSSIVEIS DE SE FAZER.

Euclides disse...

Esta atitude de nossa vice-prefeita deveria chegar em todos os setores de Brasília.
Senado, Câmara dos Deputados, aos Ministérios, Presidência e principalmente a Casa Civil.
Parabéns Elcira pelo seu belo ato.
Moro há mais de 15 anos em São Bernardo do Campo-SP e acompanho sempre este portal e fico muito feliz por saber que minha terra natal tem pessoas honesta e principalmente quando se trata de um político, já que a classe tem sido muito atacada nos últimos anos. (Euclides Nunes)

CARLOS disse...

DEPOIS DIZEM QUE TODO POLÍTICO É DESONESTO.
GENTE, EXISTE GENTE RUIM E GENTE BOA EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE.
ESSA PESSOA DEVE TER TIDO UMA ÓTIMA EDUCAÇÃO E DEVE SER ORGULHO REALMENTE PARA OS BURITIENSES.

bjs disse...

eu ñ pensaria duas veses.mercantil carvalho e rico.ñ devolvia,ele são suspeito de lavagem de dinheiro.ñ sou diferente esse eu levaria lavaria gastaria e não devolvia.

Anônimo disse...

A PREFEITA E VICE DE BURITI SÃO AS MAIS BONITA DO PIAUI,QUEM SABE DO BRASIL.SE ALGUEN FOR CONTRA E INVEJA.

Anônimo disse...

Diferentemente do que alguns possam pensar, eu acredito que este tipo de fato tem sim que ser noticiado e gostaria de avisar ao pessoal do Boca do Povo que procure falar também com o seu Luiz, vigia da praça de cima que ele também achou uma quantia de dinheiro e devolveu para o dono.
Obrigado pela atenção e parabéns as pessoas que agem assim. Honestamente.

Antonio disse...

Excelente atitude da vice-prefeita, aplauso! Bom se todos fossem como ela.

Gerson (Jundiaí - SP) disse...

Comigo já aconteceu as duas formas, eu perder e também achar alguma coisa com valores.

Quando eu perdi a minha carteira, foi em frente ao Banco do Brasil na Av. São João em SP, perto da Bolsa de Valores. Incrível, quando eu já tinha percorrido quase uma quadra chegou um senhor e me entregou a carteira, e voltou tão rapidamente que nem deu tempo de agradecer, com todo o dinheiro e cartões. Outra vez perdi aqui na minha cidade (Jundiaí) e também me foi entregue intacta. Depois disso resolvi não abusar da sorte e deixei de usar carteira.

Achei uma sacola de frente ao clube que frequento, e antes que a tentação me atacasse entreguei para a secretária do clube, sem ao menos abri-la.

Parabéns a vice-prefeita aí da cidade, é bom saber que por aí tem políticos honesto porque aqui em SAMPA a coisa é séria.

Um abraço aos amigos de Buriti dos Lopes. Saudades! (Gerson - Jundiaí - SP)

Anônimo disse...

Muito correto a atitude da Sra. Elcira, exemplo de honestidade, mas aproveitou a oportunidade para para projetar-se politicamnente, não é so politico que é honesto ou deshonesto, a aproveitando esta deixa, para falar dos maus politicos que é a maioria, se mede o politico pela honestidade, é quando ele e gestor, muitos ainda não erraram poe que não tiveram oportunidade, mas uma coisa tenho certeza cada vez os políticos estão ficando mais rico e os eleitores mais pobre, trabalhando sei que não é, niguúem fica rico da noite para o dia, a não ser que tenha acertado na lorteria ou recebido uma boa herança, se não for nestes casos, fique de olhos neles, nos políticos principalmente.

Anônimo disse...

Acho q isto esta mais para uma jogada politica pq nao tem nome de ninguem ( supermercado, gerente, etc..) estes Percy e Souzas são muitos é esperto, é mais uma ação de promoção politica duvido que tenha ocorrido este fato.

Anônimo disse...

o machado, juvenal e o sr luisboa perderam uma quantia em dinheiro alta.disseram a eles quem achou,não devolveram queriam brigar jurando inocencia.mais ainda tem pessoas honsetas.

Anônimo disse...

Ivana tu ta ferrada, estas arrodeada de enganadores, isso nao passa de montagem para o pieca se promover em seu detrimento, nao foi informado nem a quantia e nem o dono do dinheiro, estranho nao qual o motivo de disso. Atentai bem.
Paulo, bairro macambira

Anônimo disse...

Realmente é uma ato de honestidade, devolver aquilo que ñ lhe pertence mas essa Sr.ª ñ tem as mãos limpas a ponto de um fato heroico...ganhar dinheiro sem trabalhar tbm é desoneston nepotismo tbm, ela já ganha muito $$$, não presisaria se sujar a ponte de vira uma noticia ruin... Caro redator a Expresso Santa Luzia é uma exemplo de que?

Anônimo disse...

Até quando essa honestidade vai dar. Espero que por muito tempo mesmo, caso seja gestora, ou melhor, Prefeita não deixe de usa-lá. Agora de uma aula para a Srª. Prefeita e seus Secretariados.

Augusto disse...

Parabéns a vice-prefeita por esse ato de honestidade!

Concordo com a matéria e que isso sirva de exemplo para alguns políticos desde país.

(Augusto - Jaguariúna - SP)

PAULO SANTOS disse...

RAPAZ ESSES COMENTÁRIOS QUE DIZEM QUE É MENTIRA, NO MÍNIMO ESSAS PESSOAS QUERIAM TER ENCONTRADO O DINHEIRO E TER METIDO NO BOLSO. NO MÍNIMO UM BANDO DE DESONESTO.
JÁ LI UNS COMENTÁRIOS DIZENDO QUE FOI NO COMERCIAL CARVALHO E DUVIDO QUE ALGUÉM COLOCARIA UMA MENTIRA DESSA NA NET.
QUEM ESTIVER COM DÚVIDAS É SÓ IR NO ESTABELECIMENTO COMERCIAL PERGUNTAR.
PARABÉNS VICE-PREFEITA.
ESSA MATÉRIA FOI BOA PRA MOSTRAR QUE TEM MUITOS CONTERRÂNEOS PELO BRASIL ACOMPANHANDO NOSSAS NOTÍCIAS DE PERTO.

boneco disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu me amarro nesses comentários tosco hehehe
leio sempre esse portal e toda vez que vejo o blog falar de algum políticos dizem que está sendo tendencioso....fica uma dúvida: quantos políticos este blog apoia segundo meia dúzia de plantão?
hehehehehe
eh por isso q quando tenho tempo fico lendo os comentários e me abrindo de tanta paixão de alguns por políticos e no final acabam se dando mal e aqueles que ficam só de camarote terminam se dando bem!

gosto o estilo do blog porque aqui qualquer coisa gera discussão.
há, e parabéns a mulher pela honestidade dela...

Felipe Reis (Ceilândia-DF) disse...

Todos falam aqui nesse blog que devolveriam, mas acredito que a grande maioria é hipocrita. Eu sinceramente não devolveria. Mas não devolveria mesmo. Se pudesse ficaria pra mim, só eu sei o que eu passo nessa país... sou honesto, nunca roubei nada, mas imagina vc achar todo esse dinheiro e devolver... pra mim isso não é honestidade e sim burrice.... #Pronto falei!!!!!

Daniel disse...

O sono só se torna agradável quando se tem uma boa relação com a sua consciência! Ela pensou nisso! Parabéns pela atitude! Façamos sempre isso!

HISTORIADOR disse...

Acabei de ler todos os comentários atentamente e compreendo a desconfiança de alguns sobre a veracidade de um assunto tão nobre e relevante e que causa estranheza pelo menos ao povo brasileiro, acostumado com tanta desonestidade e corrupção, ainda mais tratando de um político, pois somos sabedores que nenhum político no mundo terá unanimidade mesmo que esteja sempre fazendo o correto.
Leio sempre o Portal e nem sempre comento, mas posso afirmar a todos que não é matéria armada, pois conheço a história profundamente.
Talvez possa até ter rolado um pouco de publicidade sobre o assunto, mais também é louvável.
Quase que mensalmente algum meio de comunicação neste país publica alguma matéria relacionada a isso.
Acredito que a estranheza de todos venham pelo fato de se tratar de uma pessoa pública, de uma vice-prefeita que foi eleita ao lado de uma mulher que constantemente é denunciada por este Portal.
Queria parabeniza-la pelo ato de honestidade.
Até breve...

FÃ DO PORTAL disse...

SÃO ESTES TIPOS DE COMPORTAMENTO QUE ME FAZ ACREDITAR AINDA NA POLÍTICA.
PARABÉNS VICE-PREFEITA!!!
P.S. "GOSTARIA DE PEDIR A VOCÊS DO BLOG QUE PROCURASSE TAMBÉM SE INFORMAR SOBRE A HISTÓRIA DO VIGIA DA PRAÇA QUE É MUITO INTERESSANTE TAMBÉM E ACREDITO QUE MEREÇA DESTAQUE".
BEIJIM MENINOS...

Anônimo disse...

eu acho que a onetidade depende da situaçao finanseira de cada um e no meu caso eu nao devolveria

Anônimo disse...

esse é um ato de honestidade,essas pessoas que deicharam comentarios achando um gesto nobre nem devolvia o dinheiro.de dez milhões de pessoas q encotrar uma grana dessa apenas um devolve.

Anônimo disse...

ela nao fez mais q obrigaçao pois poderia descubrir e éla se acabaria politicamente.histo se nao for jogada politica

Anônimo disse...

VAMOS VER E COISA ATE A ELEIÇÃO....

Anônimo disse...

Os politicos fazem tudo para aparecer, até mentir que encontra dinheiro e devolve, era dinheiro na cueca , agora é dinheiro na sacola!!!

CARLÃO disse...

PARABÉNS VICE-PREFEITA PELO SEU ATO DE HONESTIDADE, SABEMOS QUE MUITOS QUE COMENTAM AQUI NÃO FARIAM ISSO, PRINCIPALMENTE OS "ANÔNIMOS" QUE TEM RABO SUJO E FICAM COM MEDO DE MOSTRAR O NOME.
GENTE, OPINAR E SE IDENTIFICAR NÃO É CRIME NÃO.
DEIXEM DE USAR O ANONIMATO PARA FALAR MAL DOS OUTROS, TOMEM VERGONHA NA CARA, OLHEM PRA DENTRO DA CASA DE VOCÊS QUE TALVEZ ESTEJA CHEIO DE RATOS E BARATAS E VOCÊS FICAM SE PREOCUPANDO COM A VIDA DOS OUTROS.

PARABÉNS MAIS UMA VEZ VICE-PREFEITA E QUE SIRVA MESMO DE EXEMPLO PARA MUITOS QUE ESTÃO NA POLÍTICA.

Antonio dos Santos disse...

Coitado do comercio de Buriti agora todois querem comprar só em Parnaiba para encontrarem pacotes com muito dinheiro, me mengane que eu gosto.

Anônimo disse...

Casa Alves é que se cuide agora nós vamos comprar só no cARVALHO para encontrarmos pacotes de donheiros.6

Anônimo disse...

Nos dias de hoje quem andaria com pacotes com tantas notas em um supermercado ?

Anônimo disse...

Ciudado com este achamento de dinheiro facil.

S. D. S. C. disse...

É minha gente,
honestidade não é pra todo mundo não!
Elcira também vem de uma família de pessoas trabalhadora, um exemplo são seus irmãos que ralam pra caramba e são todos gente boa.
Seu pai também é exemplo de homem trabalhador, é por isso que ela não pensou duas vezes e devolveu o dinheiro. Essa teve berço!
Parabéns Elcira!!!
Há, quando ao outros que duvidam que vocês teria essa capacidade, é porque estavam doido para encontrar o dinheiro e ficar, já são acostumados a meter a mão no que é dos outros.

Anônimo disse...

de quem era esse dinheiro,pra ta em cima de qualquel lugar.quem era o dono,quem recebeu.quanto era,vidios com a prova,ñ~acredito.

Anônimo disse...

AGORA PENSE NUM CARA DE SORTE ESSE DONO DO HIPER CARVALHO, SE CAI NAS MÃOS DE UNS POLÍTICOS DO BURITI QUE ANDAM URRANDO POR DINHEIRO ELE NUNCA MAIS IRIA VER A COR DO DINHEIRO.

Anônimo disse...

Isto é barriga cheia. Ela e o marido estão muito bem obrigado, família pequena e muito dinheiro.
Com seus salários(PRF e Frefeitura, Contra cheque do Estado) e mais os ônibus bota aí uma renda passando dos 40 mil por mês.
Ela ia se arriscar ficando com ess merreca.
Quem é honesta não se benefícia de esquemas políticos para ficar rico.
Perdoem, a minha ignorância e inocência.
É RUIM?