quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DE QUEM É A CULPA?

Escolas de Buriti dos Lopes e região tiveram péssimo desempenho no Enem
Porém, escolas de Murici dos Portelas, Caraúbas do Piauí e Assentamento Josué de Castro conseguiram notas acima da média geral.

Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas por escolas foram divulgadas na última segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação e divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o “top 100” é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. As escolas têm até 30 dias para recorrer das notas obtidas no exame.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escolas do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação de cada uma das 26.099 escolas na prova realizada em 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (4.640 escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (5.444 escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (8.616 escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (7.399 escolas)

O Ministério optou por criar as quatro categorias para evitar comparações equivocadas e a criação de rankings distorcidos. Como o Enem não é obrigatório, uma escola poderia selecionar seus melhores alunos e obter uma média alta, número que seria diferente se todos os seus estudantes participassem.
A nota média geral subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010. As escolas de Buriti dos Lopes, Caraúbas do Piauí, Caxingó e Murici dos Portelas tiveram um péssimo desempenho, porém, as escolas de Murici, Caraúbas e do Assentamento Josué de Castro tiveram suas notas acima da médica. Confira:
U. E. Dep. Francisca Trindade (Buriti dos Lopes) – Grupo – 2, Taxa: 50,3%, Nota: 496,47, Participantes: 5.444 escolas, Posição: 4.356.
U. E. Pedro Mariano de Freitas (Josué de Castro – Buriti dos Lopes) – Grupo – 4, Taxa: 14,3%, Nota: 517,3, Participantes: 7.399, Posição: 5.496.
U. E. Professora Maria do Socorro Sampaio (Caxingó) – Grupo – 3, Taxa: 30,6%, Nota: 478,79, Participantes: 8.616 escolas, Posição: 6.888.
U. E. Amaro Alves Portela (Caraúbas do Piauí) – Grupo – 4, Taxa: 24%, Nota: 517,3, Participantes: 7.399 escolas, Posição: 5.517.
U. E. Otávio Escorcio Gomes (Murici dos Portelas) – Grupo – 3, Taxa: 30,4%, Nota: 546,51, Participantes: 8.616 escolas, Posição: 1.891.
Depois de observamos todos esses dados, fica uma pergunta: porque a escola pública não melhora? Uma das principais causas está na gestão, sem dúvida. As escolas são mal cuidadas, sofrem com a falta de equipamentos e enfrentam greves com frequencia.  Os laboratórios de informática raramente funcionam. As bibliotecas são desatualizadas e poucos frequentadas. Os Professores, mal remunerados e pouco exigidos, são, em grande parte, desmotivados e descompromissados e as famílias ausentes.
O resultado não poderia ser outro: é esse mesmo que está sendo mostrado pelo Enem.
Por: Frank Cardoso com informações do MEC e Zózimo Tavares

18 comentários:

ROMEU disse...

Além da culpa do Governo os professores também são os culpados pelo desempenho desses alunos.
Digo isso porque uma grande parte não tem capacidade de está na sala de aula, muitos deles nem escrever sabem.
Sem falar que eles dizem pros alunos: "pesquisa na internet o trabalho que você encontra tudo."
Desse jeito fica difícil!

Anônimo disse...

Quem diria uma escola do Murici dos Portelas botar a Trindade no bolso.
Olha só a posição das duas.
Vergonha Buriti.

Anônimo disse...

TAMBÉM 80% DOS PROFESSORES DO TRINDADE NÃO TEM INTELIGENCIA PARA ESTÁ NA SALA DE AULA.

Anônimo disse...

tem um monte de professor no trindade que só presta pra falar da vida dos outros. também tem os que se esforçam e esses acabam sendo queimados por aqueles que não querem fazer nada.
sem falar que tem uns que faltam pra tomar umas e outras.
vocês sabem de quem estou falando!

Anônimo disse...

NUM PAÍS ONDE O PROFESSOR NÃO É VALORIZADO O QUE PODERÍAMOS ESPERAR?

Anônimo disse...

Na minha modesta opinião o maior culpado de tudo isso são os pais dos alunos que não procuram saber se seus filhos estão estudando corretamente ou não.
Muitos alunos só vão pra escolar pra passar tempo e atrapalhar os que buscam alguma coisa.

LIGADO... disse...

Agora a ficha está caindo?
Como é possível o estado contratar um professor seletista que ainda está no 3º Periodo acadêmico? Sequer viu uma parte das disciplinas Pedagógicas, disciplinas estas fundamentais para a formação de bom um educador diga-se de passagem.Professores sem didática e ética profissional, retrógados!
Salvam-se alguns, felizmente, altamente capacitados e de vasto conhecimento, no entanto fica a pergunta, e agora direção? é suportar o fardo da escola modelo!

Anônimo disse...

CULPAR SÓ OS PROFESSORES É FÁCIL NEH!

Anônimo disse...

como a escola do murici botou a trindade no bolso se a Trindade pertence ao grupo 2 e a do murici pertence ao grupo 3 significando que ela participou menos que a do Buriti

eva disse...

Realmente deste jeito é difícil: Pais que não observam a vida dos filhos, não vão à escola, filhos loucos para se livrarem de suas familias e terem o que chamam de liberdade,além da maioria não se interessar pelos estudos, profe, não vou completar ssor por que nem são estagiários quanto mais capacitados e legalmente não estão autorizados a ministar aula,estão cursando(ainda) primeiro, segundo e no máximo terceiro período,se concordam em serem fraude agora que dirá depopis... e olha que nem vou mencionar a politicagem...

Anônimo disse...

A escola de Murici dos Portelas(PI)(OEG-SEDUC)) que conquistou melhoria no seu desempenho, se deve aos alunos e pais e a todos que entenderam atraves do voto, mudar a direção, tirar uma professora autoritária,incompetente,sem infância e eleger Charlene Sales como diretora, com isso quem ganha são os alunos.

Vergonha disse...

É uma vergonha para a nossa cidade e para caxingó,pois nossa vizinha cidade de Cocal dos alves ficou sendo a melhor Escola Pública do Estado,os professores daqui e o secretário de educação tem dar uma passadinha por lá,espero que cocal dos alves sirva de exemplo para essas cidades,pois comparando a população de lá,buriti dar quase três vezes a mais.A culpa é dos professores que são mal qualificados,é dos alunos que não se interessam mais,é da prefita que não coloca um secretário de educação competente,é do secretário que não cria uma poltica de educação digna, e é também do povo que não cobra dos governantes uma solução para a educação da cidade.

Anônimo disse...

A problemática da educação vai muito além do que criticar quem está na linha de frente. São vários os fatores que envolvem a questão de uma péssima educação pública.
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, e se um aprendiz chega a esta modalidade de ensino com deficiências de aprendizagem (leitura, escrita, interpretação, cálculo, raciocínio lógico), dificilmente terá condições de prosseguir nos estudos com sucesso.
Questionar a capacidade de professores, que quase na sua totalidade são graduados e concursados, e ainda, muitos são especialistas, é tentar ridicularizar estes profissionais.
Problemas existem, e precisa haver uma maior reflexão no sentido de repensarem a política pedagógica da escola.
Ação, qualificação, comprometimento e gestão são questões que devem permear toda comunidade escolar (direção, professores, pais e alunos, seja do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.
O retrato das escolas públicas são salas superlotadas (45, e às vezes 50 alunos), péssimas condições de trabalho, professores desmotivados e mal-remunerados, escolas sucateadas, sem laboratórios (ciências: química, física e biologia, e informática) e bibliotecas adequados. Uma realidade que todos nós educadores e alunos conhecemos muito bem. As dificuldades no cotidiano de um professor são imensas crucificá-los pelo fracasso da educação pública é uma irresponsabilidade imensa. "Querem que o professor com uma barra de giz, seja o redentor do mundo".

Anônimo disse...

E tem gente que quer aplicar dinheiro publico em vários tipos de torneios esportivos pra que tanto? Deviam se preocupar com a educação isso sin se não Buriti nunca sairá do buraco.

PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO disse...

ACREDITO QUE HÁ UMA DIVERSIDADE DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O PÉSSIMO DESEMPENHO DOS ALUNOS, É MUITO FÁCIL CULPAR (A) OU (B). A EDUCAÇÃO NÃO SE DÁ DE FORMA ISOLADA OU INDIVIDUAL. PODE-SE AFIRMAR QUE A EDUCAÇÃO VIVE EM UM CONTEXTO DE CONDIÇÕES ADVERSAS ,DIANTE DE UMA SOCIEDADE QUE VIVE EM CONSTANTE MUDANÇA E ONDE CADA CIDADÃO ESTÁ PREOCUPADO COM O SEU EU. TENHO CERTEZA QUE SE TODOS PROCURASSEM VER A EDUCAÇÃO COM UM OLHAR EXPRESIVO DE COLETIVIDADE, NÃO PROCURANDO CULPADOS PARA O FRACASSO E SIM PROCURANDO SOLUÇÕES, ONDE CADA UM TOME CONSCIÊNCIA DE QWUE DIRETA OU INDIRETAMENTE É RESPONSÁVEL PELA A EDUCAÇÃO DO PAÍS, CONSEQUENTEMENTE OS NOSSOS ALUNOS TERÃO ÊXITO NÃO SÓ NO ENEM MAIS NOS DESAFIOS PROPOSTOS
PELAS CIRCUNSTÂNCIAS VINDOURAS.

Ex-aluno do OEG disse...

Para o anônimo do dia 15 de setembro de 2011 11:51, o OEG colocou sim o Trindade no bolso, mesmo as duas escolas estando em grupos separados. Veja.

U. E. Dep. Francisca Trindade (Buriti dos Lopes) – Grupo – 2, Taxa: 50,3%, Nota: 496,47, Participantes: 5.444 escolas, Posição: 4.356.

Grupo 2: de 50% a 74,9% (5.444 escolas)

Trindade quase que não fica no grupo 2. Vamos ver o OEG.

U. E. Otávio Escorcio Gomes (Murici dos Portelas) – Grupo – 3, Taxa: 30,4%, Nota: 546,51, Participantes: 8.616 escolas, Posição: 1.891.

Grupo 3: de 25% a 49,9% (8.616 escolas)

Veja a diferença da média que o mínimo era 25% pro grupo 3.

Vejamos as notas de cada escola.

U. E. Dep. Francisca Trindade; Nota: 496,47
U. E. Otávio Escorcio Gomes; Nota: 546,51

isso sem falar da posição de cada escola dentro do grupo.

E agora anônimo do dia 15 de setembro de 2011 11:51, QUEM TEVE O MELHOR DESEMPENHO?

Anônimo disse...

Parabens a todos alunos que conseguiram obter notas suficientes no Enem 2010. E ao mesmmo tempo agradece a todos professores que com dificuldade passaram sua mensagem. Gostaria de acrecentá que estas escolas que obtiveram notas superiores a da Unidade Escolar Dep. Francisca Trindade de Buriti dos Lopes não que dizem que os professores nao estão aptos a cargo. Pergunto a todos os anomimos, o que é melhor trabalhar com muitos ou com poucos? Na escola Dep. Francisca Trindade existe 3 turma de 3° ano e um Intensivo com aproxidamente 200 alunos, enquanto na outras escolas juntas não soma esta totalidade. Portanto acredito que existiu uma melhor apreendizagem e um controle dos alunos das escolas menores, ja que na escola Trindade ha alunos mais eletricos, dessa forma o interesse é menor.

Anônimo disse...

Ô POVO BESTA Q QUER BANCAR O INTELIGENTE... TEM GENTE AQUI QUE ESCREVE CADA COISA... QUEM DISSE Q NAS ESCOLAS TEM PROFESSOR NO 3 PERÍODO? SO DO 5º EM DIANTE E OLHE LÁ, SÓ QUANTO HÁ NECESSIDADE POR FAlta DE PROFISSIONAIS DE DETERMINADAS ÁREAS... EU HEIN...