quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ILHA DO PATIACA

Trabalhadores de baixa renda ganham terras em Buriti dos Lopes
São mais de 2,5 milhões de metros quadrados de terra no leito do rio Parnaíba, onde trabalham 88 famílias, com cerca de 400 pessoas, que moram na região.
A Ilha do Patiaca, na zona rural do município de Buriti dos Lopes, a 309 quilômetros ao Norte de Teresina, pertencente ao patrimônio da União, será doada aos trabalhadores de baixa renda que habitam o local e que há muito reivindicam a posse da área. O termo de sessão foi assinado no fim da semana passada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

São mais de 2,5 milhões de metros quadrados de terra no leito do rio Parnaíba, onde trabalham 88 famílias, com cerca de 400 pessoas, que moram na região. A área agora será destinada à regularização fundiária.

A ocupação da ilha por trabalhadores sem terra de baixa renda vinha sendo contestada por fazendeiros de Buriti dos Lopes, que alegam serem proprietários da área. Só que a ilha ocupa uma área inundável do rio Parnaíba e por isso é considerada como propriedade da União.

Os pequenos agricultores usam as terras da Ilha do Patiaca para o cultivo da agricultura de subsistência, especialmente de arroz. Para assinar o termo de cessão das terras para a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Ilha do Patiaca, o Ministério do Planejamento atendeu parecer favorável da superintendência estadual da Secretaria de Patrimônio da União, com sede na cidade de Parnaíba.

Fonte: GP1 / Edição: Frank Cardoso

Um comentário:

valdir chaves disse...

valeu a luta meus amigos agora a ilha é nossa,parabéns sebastiao ,patiaca,zedimundo, e todos os companheiros que lutaram pela posse da terra agora a ilha é nossa.