terça-feira, 11 de outubro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Deputado João de Deus lamenta dificuldades de cumprir Lei da merenda escolar
O Boca do Povo vem denunciando constantemente a péssima qualidade da merenda escolar servida nas escolas do município de Buriti dos Lopes.
Em audiência pública realizada na cidade de Parnaíba, ficou constatado que os municípios da região têm grande dificuldade em cumprir a Lei 11.947/2009, que determina que as Prefeituras devem adquirir no mínimo 30% dos produtos da agricultura familiar para merenda escolar. A informação é do deputado estadual João de Deus (PT), autor da proposta de realização da audiência. 
O representante da secretaria de Agricultura de Parnaíba afirmou que foram realizadas três chamadas públicas, mas lamentando o não aparecimento dos produtores. Para o deputado João de Deus é preciso ir além, cabendo à prefeitura e entidades como sindicatos de trabalhadores rurais e Fetag, organizarem o pequeno agricultor.
“Temos observado que não basta fazer a chamada pública. No entanto, vários são os gargalos para o pleno funcionamento da Lei. Exemplo disso é o custo da nota fiscal. Já existe isenção estadual para pessoa física. Queremos agora iniciar diálogo com governo Estadual para que o benefício se estenda também para pessoa jurídica, no âmbito da agricultura familiar”, disse João de Deus.
A representante da Vigilância Sanitária, Iolanda Soares, afirmou que não é objetivo do órgão dificultar as coisas para a comercialização dos produtos, mas que precisam ser de qualidade. 
“Muitos problemas seriam resolvidos rapidamente se os municípios criassem suas vigilâncias sanitárias, como determina a Lei”. Participaram da audiência pública representantes dos municípios de Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Luis Correia e dos Tabuleiros Litorâneos. Ao final, o deputado João de Deus declarou que as informações colhidas nas audiências públicas devem fazer parte de relatório com sugestões e enviado para órgãos competentes.
Semana passada o Portal Boca do Povo voltou a noticiar denúncias de alunos de escolas do município de Buriti dos Lopes que reclamam da qualidade da merenda escolar servida. Infelizmente ninguém faz nada para melhorar!
Fonte: cidadeverde.com / Edição: Frank Cardoso

13 comentários:

Anônimo disse...

HA POUCOS DIAS NO CIEF OS ALUNOS FICARAM NADA MAIS E NADA MENOS DO QUE VINTE DIAS COMENDO SÓ UMA MACARRÃO COM UMA PAPA POR LÁ. TEM ALUNOS QUE NUM QUER NEM OUVIR FALAR MAIS EM MACARRÃO QUE JÁ ANDA TRAUMATIZADO.

Anônimo disse...

vejo uns abestado aí falando besteira + muita coisa nessa cidade só é resolvida depois que sai nesse portal e a questão da merenda escolar é simplesmente incompetência do atual secretário q demonstra não ter nenhum compromisso com a área.
e outra: os vereadores porque não se manifestam?
nessa cidade não tem comissão da merenda escolar na câmara não?
é muita coisa errada e realmente sem solução.

Anônimo disse...

Sorte das escolas que tem essa merenda porque no interior tem escola que num tem nem água agora imagina merenda pras crianças.

Anônimo disse...

esse deputado esteve recentemente em buriti e deveria ter aproveitado sua estada na cidade para visitar de perto as escolas e verificar a merenda escolar que aí ele iria presenciar o que é porcaria de perto.

Anônimo disse...

esse air é uns dos muitos deputados lombarde,aparece no final.esse air teve sorte nem eleito foi.mão de boneca pensava de ganhar de graça.ultimo mandato.se ele tivesse interesse em buriti tinha conseguido algo.diz ele que é amigo do ex governador do pt.

Anônimo disse...

Falando ainda do CIEF, vale lembrar que a preocupação é quem será a "nova" diretora. Gente! administração não se faz com apenas uma diretora e sim por todo o corpo docente e funcionários. Deveriam se preocupar realmente com a situação da falta de merenda, equipamentos para facilitar o trabalho e funcionamento das aulas como o principal é a ventilação que não tem e que pode ser resolvido com ar condicionado nas salas. parabenizo a maravilhosa e única diretora do CIEF profª Daluz que com recurso da escola comprou um SPLIT (central de ar para a sala do 9º ano). Mas os recursos são poucos e ela não conseguiu, enquanto gestora, colocar em todas as salas. Já a questão da merenda é de responsabilidade do irresponsável secretário de "Educação". Trabalha folgado. Deixa a Jelta veículos para quando sair da mamata.

!@!@ disse...

SAUDADE DAQUELE TEMPO EM Q A D ROSA GOMES DISTRIBUIA MERENDA NAS ESCOLAS INTERIOR E NA CIDADE AÍ SIM TINHA MERENDA DE QUALIDADE E MUITA MERENDA ABRAÇO A REDAÇAO.

Anônimo disse...

DEPUTADO JOÃO DE DEUS O SINDICATO DE BURITI É UM CARTEL.EXEMPLO SALARIO NATALIDADE,APOSENTADORIA SE NÃO FOR COM FONCIONARIO DE LAR OU PISTOLÃO É NEGADA.TODO DIA NO BANCO TEM ALGUEM LIGADA AO SINDICATO. O PAGAMENTO DAS PARIDAS E SALARIO DOS APOSENTADOS #$%%@#$$.UM FONCIONARIO DO SINDICATO QUE GANHA UM SALARIO @#$%¨%$##,TEM MAIS PESSOAS QUE ESTÃO COM DEZ ANOS DE APOSENTADOS ESTÃO TENDO UM DESCONTO DE DEZ REAIS PARA CONTRIBUIÇÃO DO SINDICATO.TEM GENTE @#$%NO SINDICATO.VAMOS ACABAR COM ESSE.

Anônimo disse...

Sobre este deputado João de Deus, o mesmo esteve em Bom Princípio do Piauí após sair da nossa cidade e também não se preocupou em saber dos problemas vivenciados pela população tão massacrada politicamente pelo “Gestor” que nada faz pela administração daquele município. Onde o prefeito Marcello administra a benefício próprio. Novidade! O prefeito tá construindo uma piscina na casa do sogro na localidade São Miguel, i merenda que também não tem, da educação que paga professores pessimamente, da saúde que está um caos: ambulâncias quebradas, salários defasados e atrasados, e médicos não dão plantões porque não recebem nem pra gasolina. Isso é uma vergonha semelhante ao que acontece na nossa Buriti dos Lopes.

Anônimo disse...

esse joão de deus e arrogante não foi eleito esta air por negociata dos governantes o pt não elegeu nenhum dep sao tudo mascarados mandam um desse pra buriti pra que,o lance air da merenda e uma vergonha pra todos nos que nao sabemos escolher nossos governantes .

Anônimo disse...

Aos desinformados, informamos que esse deputado que voces dizem que não fez nada por Buriti, foi o responsável pela energia elétrica, aastecimento dágua do bairro campo redondo, abastecimento dágua da mala velha, abastecimento dágua e iluminação do bairro vila nova, moro na vila nova e eu sei, eu ví o pimpim e o mauricio lá empenhados nessas realizações.

Anônimo disse...

CADE A BARRAGEM QUE LIGA BARRA DO LONGA A COROA QUE Ó CANDIDATO DO PSB SE COMPROMETEU A FAZER É SÓ PROMESSA PARA FICAR NA MIDIA ESSE AEW PODE ESQUECER Ñ VAI VER NEM O APITO DO LANCHA

C.Maria disse...

Essa lei não tá sendo cumprida, pela falta de vontade das pessoas, e o que o Dep. tá querendo dizer é que os produtores de buriti ou de qualquer lugar qui seja, pode ir atras de vender os seus produtos para a educação, sendo que este produtor tem que atingir a qntidade que a educação precisa, esse projeto já vem sendo adotado em varios municipios, e Buriti dos Lopes tem produtos pra oferecer. Acredito que é uma boa para Buriti, pois os nossos alunos estarão desfrutando dos alimentos da região, e sem falar que o capital vai circular dentro de Buriti assim melhorando a economia da nossa cidade, Gente vamos apostar nisso, é melhor que esperar e se humilhar por esses governates que sinceramente não vão fazer absolutamente NADA pra melhorar a situação, só vão maquiar como fazem.
Sou muuito afavor dessa lei e vou fazer minha parte para que ela se cumpra aki na minha cidade.