terça-feira, 4 de outubro de 2011

BARRAGEM DA LAGOA GRANDE DE BURITI

Governador autoriza construção de barragem provisória no rio Longá em Buriti dos Lopes
Wilson Martins assinou o documento no último final de semana autorizando a construção imediata.

O suplente de vereador Valdir Chaves e o ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes Djalma Percy o Pieca aproveitaram a ocasião da presença do governador do estado do Piauí Wilson Martins (PSB) no último final de semana em Parnaíba para lhe entregarem pessoalmente documentos que retrata a atual situação da Barragem da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes, uma vez que a construção desta é um sonho antigo de todos os buritienses.
Pieca e Valdir que já havia comunicado a situação também ao deputado Ismar Marques (PSB) juntaram-se e conseguiram do governador a liberação imediata para a construção provisória da barragem. O governador depois ler o documento atentamente e ouvir as argumentações, pegou o documento e assinou uma ordem de execução dos serviços imediatamente por uma Construtora da cidade de Parnaíba.

Valdir Chaves informou ao Portal Boca do Povo que a construção dessa barragem provisória irá solucionar o problema para este ano, só que a luta vai continuar para que seja feita uma barragem em definitiva com comportas que possa segurar as águas do Rio Parnaíba. As obras da barragem provisória devem iniciar até o dia 10 de outubro. A barragem fica localizada na Barra do Longá que dá acesso também ao povoado Coroa de São Remigio na foz do rio Longá na zona rural de Buriti dos Lopes.

A Lagoa Grande de Buriti é composta por 915 ha de terras agricultáveis pertencente ao Governo Estadual, que cede por um período de 10 anos em regime de comodato à ADECPROLAB (Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Plantadores de Arroz da Lagoa Grande de Buriti dos Lopes) que é renovado de 10 em 10 anos. Essa associação é composta por 400 famílias que dela tiram seu sustento. A Lagoa atende também a vários Assentamentos existentes nas suas margens, que também são sustentados pela mesma. Os plantadores dos municípios de Caxingó, Murici dos Portelas e Caraúbas do Piauí também se beneficiam da Lagoa.

O município de Buriti dos Lopes segundo dados do IBGE produz aproximadamente 25% de todo o arroz colhido no estado do Piauí, isso significa que: a barragem é de extrema necessidade para que sejam sanados os problemas dos nossos plantadores. A Lagoa atualmente tem um destaque muito importante na produção de grãos em nosso município, pois é dela que se tira o sustento da maioria da população buritiense.
Ficamos aqui na esperança porque a população buritiense espera que nossos governantes tomem uma providência urgentíssima para que as barragens de concreto armado e com comportas sejam feitas imediatamente.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

23 comentários:

Carlos disse...

É isso aí Valdir e Pieca isso é uma demonstração de que não é preciso está exercendo algum mandato para lutar por nosso município. Essa demonstração de preocupação com essa classe de trabalhadores os credenciam ainda a lutar pelo povo nas próximas eleições.
Espero que a luta de vocês não parem mesmo porque a barragem é um sonho antigo de muito agricultores da região.

Anônimo disse...

tomara que isso saia do papel porque um monte de governador que passou por aqui prometeram e nunca fizeram como se isso fosse quebrar o estado. o buriti precisa dessa barragem urgentemente.

Anônimo disse...

é isso aí valdir você tanto lutou que parece que vai conseguir resolver pelo menos provisoriamente o problema da barragem.
para aqueles que desdenhavam de você quando andavam com os papéis nas mãos pra mostrar pros políticos do estado, tái a resposta.
continue assim companheiro que sua hora na câmara vai chegar.

Anônimo disse...

SERÁ QUE ISSO SAI REALMENTE DO PAPEL OU SERÁ SÓ MAIS UMA PROMESSA DE POLÍTICOS?
EU VOU TÁ DE OLHO PRA VÊ O QUE VAI DÁ ISSO.
NÃO É TORCER CONTRA É PORQUE JÁ SOU DESACREDITADO DE TANTAS CONVERSAS.

Anônimo disse...

VALEU VALDIR
VALEU PIECA

Anônimo disse...

muito boa a atitude do governador a barragem sera paleativa apenas provisoria mas se deus quiser wilsom martins junto com ze filho barra do longa sera contemplada com mais uma granda obra que sera a barragem ligando barra a coroa ajudando assim muitos lavradores emuitas pessoas que no inverno ficam ilhadas atitude do valdir e digna

Anônimo disse...

as vezes as pessoas comentam assuntos sem entender seu teor a barragem sera provisoria este ano nesse governo sera feita definitiva nao tenho duvida disso temos juliana e ze filho para nos ajudar e um governador do psb sua atitude valdir e muito boa parabens

Anônimo disse...

Eles vão fazer, o que fazem todos os anos. Aquela barragem da Barra do Longá.
É o maior crime ecológico.
A Obra das barragem da Lagoa é outra coisa. Que não tem nada haver com a barragem da barra para passar carros.
Outra coisa essa barragem da Barra quando chega o inverno é novamente demonstrada pelo rio Longá.
Se já estamos em outubro pra vai vai servir essa barragem da Barra.

Indignação... e essa história insiste em se repetir a cada ano disse...

Pessoal isto o que eles querem fazer é uma barragem provisória, igual a que decadas vem sendo construída e que vem provocando assoriamento do rio Longá e Parnaíba. Uma medida paliativa que dezenas de políticos passaram a vida toda tomando como plataforma política, e a mesmice coisa todos os anos acontece. Uma medida provisória que está trazendo sérias consequências. Isso não adianta, só prejudica ainda mais os rios, e o ano que vem acontece a mesma coisa. Essa novela conhecemos desde criancinha e já fazem pelos menos uns 50 anos só de minha vida que essa história é a mesma todos os anos. ESTAMOS MATANDO AOS POUCOS NOSSA FONTE DE RIQUEZA. LEMBREMOS QUE OS RECURSOS NATURAIS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS, E DO JEITO QUE ESTÁ INDO NÃO TEREMOS MAIS RIO PARA PESCARM0S, E MUITO MENOS PLANTARMOS. ESTAMOS IGUAIS A UNS FAMINTOS QUE QUEREM saciar sua fome a todo custo, nem que seja por um dia, e nunca mais. A NATUREZA A MUITO PEDE SOCORRO E O QUE ESTES POLITIQUEIROS FAZEM É INDUZIR OS PLANTADORES DE ARROZ A COMETEREM UM CRIME (Matar aos poucos os rios), E HÁ ANOS ELES ESTAM CONDENANDO TODA UMA GERAÇÃO VINDOURA. Será que a Promotoria Pública do Meio Ambiente vai concordar com isto. O que deveriam fazer era uma barragem definitiva, ai sim se resolveria uma parte dos problemas da região. ESSA NOVELA TODO ANO REPETE O MESMO CAPÍTULO E UM BANDO DE POLI
TIQUEIROS COMO SEMPRE QUEREM TIRAR PROVEITO DA MESMA SITUAÇÃO QUE A DECADAS SE REPETE.

FALEI, AGORA PODEM CRITICAR A VONTADE SE ESTIVER ERRADO EM MEU COMENTÁRIO.

Anônimo disse...

pelo o menos isso, né? porque desde que esse governador assumiu ele não fez nada pelo o povo de Buriti, e o Valdir e o Pieca só fizeram isso pq estam visando já o futuro, pq ano q vem é ano de politica kkkkkkk.

Anônimo disse...

Pieca vc deveria aproveitar a oportunidade que esteve com o molim e falar sobre a situação do hospital Mariano Lucas, pois realmente isso no momento é que é mais importante para o povo Buritiense.Já que vc anda falando que tem moral com o molim molim será q vc consegue?

Anônimo disse...

porque entrar politicos e sair politicos e ainda não fizeram essa barragem definitivamente de concreto? pois se essa barragem ja tivesse sido feita a agricultura de buriti dos lopes ja estava bastante desenvolvida ;porque buriti so recebe o nome da cidade do arroz e do bordado.mais não tem invertimento por parte dos politicos ,isso faz com que o povo buritiense pense bem na hora de votar e as eleições taõ chegando.

Anônimo disse...

Ha muito tempo que a comunidade da lagoa precisa dessa barragem porque todo ano é o maior desespero e ainda eis de aparecer um governador que irá sanar nosso problema.
obrigado valdir por está do lado dessa classe.

Anônimo disse...

SÓ FALTA A IVANA DEPOIS VIR QUERER DIZER QUE FOI ELA QUE CONSEGUIU ISSO, PORQUE ELA PENSA QUE É DONA DO MUNDO.

Anônimo disse...

SOU ESTUDANTE E MEU PAI TEM TERRENO NA BOCA DA LAGOA E QUERIA DIZER AOS LEITORES QUE ESSA BARRAGEM NÃO RESOLVE, MAS PELO MENOS AMENIZA A SITUAÇÃO DE MUITA GENTE.
QUERIA TAMBÉM PARABENIZAR O VALDIR PORQUE ESTÁ SEMPRE EM LUTANDO EM BUSCA DESSA CAUSA. É ISSO AÍ VALDIR.
NÃO VOU IDENTIFICAR PRA DEPOIS NÃO SER QUESTIONADO, JÁ QUE NÃO SOU LIGADO A NENHUM POLÍTICO.

Anônimo disse...

AGORA PODE !TUDO PODE ...PRA DA UM BOM LUGA PROS FUTUROS LADROES DE BURITE DOS LOPES FOI TE FALA CIDADE DE GENTE MAIS BAIXA ESTA...

Anônimo disse...

O governador vai ouvir é quem tem voto. Pieca tem votos sim! O governador escuta através do Ismar Marques!
O Valdir tá de gaito nesse navio, repetindo uma falácia de todos.
Na hora quem vai inaugurar a obra é a Ivana com a juliana Moraes Souza.
estes tem muitos votos e mandatos!

Anônimo disse...

Isso é um crime ecológico...
Assoriamento do rio parnaiba e longá...
Desperdiço de dinheiro...
Não adianta que a mãe natureza dar sua resposta...
Deixam de serem monstros...

Anônimo disse...

Isso demonstra que estas criaturas não entendem nada dos problemas de barramento da lagoa. O que estamos presenciando é uma ação politiqueira. Esta barragem não resolve nada, e só prejudica os rios, serve somente para passagem de carros. O que vai resolver os problemas dos pequenos agricultores é muito mais complexo, e exige um alto investimento por parte do governo do estado. O estudos e levantamentos do barramento da lagoa já foram efetuados e todo ano de eleição é mesma ladainha e nada acontece, a não ser esta burrice de fazer esta passagem para carros na barra, JOGANDO ENTULHO NO RIO. Deve ser porque fica mais perto ir para Coroa de São Remigío.
E AINDA TEM GENTE "INTELIGENTE" QUE APLAUDE ESTA ASNICE.

A.A disse...

Quanta burrice, quanta ignorancia, quanta falta de conhecimento . Isso so acaba com rio , e o dinheiro q e gasto todos os anos com isso daria para fazer algo descente e q nao prejudicaria a vida do rio, um ponte "por exemplo". Mas os politicos nao querem fazer isso por adoram desviar dinheiro pro proprio bolso, quando dinheiro nao e desviado que vcs nem fazem ideia , e sabem quem paga a conta?... SAO TODOS VCS. Tenha atitudes de gente iteligente ... e evitem esse desastre a vcs e a natureza , por afinal muita gente depende dela pra viver , na verdade todos nos . EU DESSEJO QUE NUNCA SAIA DO PAPEL.

Anônimo disse...

Parabéns Valdir vamos torcer que a verdadeira barragem seja feita o mais rapidamente possível. Muitos escrevem besteira que isso não vai resolver, lógico que vai porque já foi feito vários estudos e esperamos a construção em definitiva dela.

Unknown disse...

Pois além de fazerem isso deveriam se juntar com o órgão da energia e resolverem o problema da coroa de São Remígio. Desde qndo me conheço por gente q entra gestão e sai gestão e n resolvem esse problema. Quase todo dia falta energia, isso é uma falta de respeito com a população.

Unknown disse...

Pois além de fazerem isso deveriam se juntar com o órgão da energia e resolverem o problema da coroa de São Remígio. Desde qndo me conheço por gente q entra gestão e sai gestão e n resolvem esse problema. Quase todo dia falta energia, isso é uma falta de respeito com a população.