quinta-feira, 6 de outubro de 2011

E AGORA?

POLÍTICA - Senado proíbe coligações na eleição para deputado e vereador
A nova Lei deverá deixar muitos políticos de Buriti dos Lopes e da região preocupados.

Por 14 votos a 3, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a formação de coligações eleitorais exclusivamente para as eleições majoritárias (presidente, governador, senador e prefeito). Com a decisão, que ainda precisa ser submetida a Plenário e também à Câmara dos Deputados, ficariam proibidas associações de partidos para os pleitos de deputados e vereadores.
Como consequência da votação na CCJ, poderiam ser minimizadas alianças de legendas de ideologias diferentes, que não mais seriam formadas em eleições para deputado, ou apoios com os chamados "puxadores de votos", candidatos populares que atrairiam votos para toda a coligação.
Atualmente, as coligações em eleições para deputados e vereadores são feitas para, além de se conseguirem "puxadores de votos", aumentar o tempo de propaganda eleitoral de partidos no rádio e na televisão e garantir que legendas de menor expressão consigam atingir o quociente eleitoral naquele pleito. O quociente eleitoral, calculado a partir da divisão entre o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher, define a cota mínima de votos necessária para se eleger um parlamentar.
Preocupado com o futuro de seu partido, o líder do PCdoB, senador Inácio Arruda (CE), apresentou voto separado tentando derrubar a proibição. Se a decisão for aprovada nas duas Casas e virar lei, o PCdoB ficará impedido de se coligar com o PT ou outros partidos maiores para eleger deputados e vereadores. Arruda chamou o fim das coligações proporcionais de "coisa estranha", que no seu entender dificultará o processo político democrático.
"Queremos construir partidos políticos ou sustentar a atual promiscuidade partidária no cenário brasileiro? O cidadão acaba votando em um candidato de esquerda e acaba elegendo um de direita. A soma dos votos impede que ele tenha a convicção de estar elegendo a proposta que escolheu. Queremos manter esse quadro artificial, onde as propostas são ignoradas?", questionou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) durante a votação.
Por: Laryssa Borges ‘Direto de Brasília’ / Edição: Frank Cardoso

7 comentários:

Anônimo disse...

È o fim do cabo eleitoral de LUXO. Em troca de um carguinho.

G. G. disse...

No Brasil tem cada enrolada, eles inventaram isso só pra enganar o eleitor, quando surgiu foi para prolongarem seu tempo no poder e também trazer os seus, agora estão com medo porque de vez em quando aparecem os 'Enéas e Tiriricas' da vida ai eles ficam sem entender o que aconteceu. Bem ai vem outros....etc e lá vão eles.
No Buriti acredito que se a regra valer já para o próximo ano tem político aí que vai ter que se virá nos 30 pra correr atrás de votos.

Anônimo disse...

É assim se o partido X tem chance todos correm para lá se o Y está melhor saem na caradura do X e saltam para o Y. Anarquia é o nome disso!

Anônimo disse...

Tem que eleger quem tem mais votos. Pronto acabou. Como no Brasil não existe ideologia e partido é sigla sem fundo ideologico esta coisa de eleger gente sem voto não passa de um grande estelionato. No Buriti mesmo o Olavo teve mais votos do que alguns vereadores e quem assumiu? Quem teve menos votos. Isso tem que ser banido mesmo. Vai quem o povo quer e pronto.

Anônimo disse...

fica quase do mesmo jeito o partodo com mais coto cinsegue maos vaga.a diferencia e que acaba aquele monte de partido junto para para faser os candidato selecionado por seus lideres.

Anônimo disse...

VAI FICAR POLÍTICO APERRIADO COM A NOVA DECISÃO. UM EXEMPLO É O ODEMIL E O DAS CHAGAS QUE SOZINHOS NOS SEUS PARTIDOS DIFICILMENTE SERÃO ELEITOS.

Anônimo disse...

eu acho justo,vai valer o voto de legenda,se não quiser votar no candidato vota no partido essa soma vale para todos. mas o bom mesmo é ver quem estoura as urnas de voto pela vontade espontania de cada um, isso é o gostoso na hora da apuração votar com conciencia esperar o resultado depois sem o candidato nem sonha que voce foi uma das pessoas que o ajudou, melhor do que isso e voce continuar, acompanhando o desempenho do seu representante, e vendo se ele merece novamente o seu voto, uma reflexão vc lembra em quem votou na ultima eleição. pense nisso