quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MEGAFONE: A VOZ DO LEITOR SEM CENSURA

MEGAFONE - Não se cala a imprensa. Cala-se o povo.
Esta é uma coluna usada para que o leitor do Portal Boca do Povo faça o seu desabado. Sem censura!

O maior símbolo da democracia e do estado democrático de direito é a livre manifestação da imprensa. O jornalista não pode ser censurado ou deixar de “dar” uma notícia verdadeira, por, em tese, prejudicar um figurão de governo. A imprensa não cria os fatos, somente os narram, quem não quiser ser desmoralizado ou denunciado que haja dentro dos ditames legais; o inadmissível agora é calar a liberdade de expressão.

A partir do momento em que chega a notícia nas mãos do jornalista, ele tem o dever de divulgar e é justamente isso que o Portal BOCA DO POVO tem feito desde sua criação: expor de forma clara e responsável todas as mazelas da atual administração a todos os leitores espalhados por esse mundo afora. Aqui, nunca se denegriu e/ou falou mal da pessoa física de Ivana Fortes, mas sim da administração municipal que é precária, falha, incompetente e com suspeitas de irregularidades. 
Ora, Srª Prefeita se abusos são cometidos, temos farta legislação processual civil e penal para combatê-los. O que não pode é pregar pela mordaça, pelo autoritarismo e pelo controle dos meios de comunicação através da força, através do “grito” e através de intimidações baratas. Se a senhora faz questão de dizer que vai acionar UM GRUPO de advogados na capital, saiba que não estás lidando com pessoas LEIGAS não.
Se a digníssima tem tantos advogados assim, como sempre faz questão de dizer, deve ter seguido o exemplo de Paulo Maluf, que tem um advogado para cada tipo de processo que enfrenta na Justiça, mas fique tranqüila que nós não temos tantos advogados assim, apenas UM, que não será pago com dinheiro do contribuinte, mas é bem competente para nos defender de ameaças de uma pessoa que se mostra totalmente descontrolada quando é criticada; isso é bem característico de quem perdeu completamente as “rédeas” da administração local.
A prefeita quer calar o Blog porque não se conforma com as recentes denúncias de mau uso do dinheiro público ou porque anônimos usam desse meio para manifestar suas respectivas indignações com a atual situação em que o município de Buriti dos Lopes vive? Ou ambos os casos? Infelizmente não se pode “maquiar” aquilo que estar visível aos olhos do povo. Encare as criticas dos leitores como uma forma de mudar suas ações, afinal a maioria deles lhe colocou no poder por duas vezes, conseqüentemente, têm o direito de cobrar atitudes mais eficazes e decentes de seu governo.

Sinceramente, há umas pessoas que fazem política em Buriti dos Lopes, que já morreram há muito tempo e não sabem; morreram lá pelos anos 60, 70. Não sabem que não existe mais União Soviética, não sabem que o muro de Berlim já caiu; essas pessoas infelizmente pensam que o mundo não mudou. Estão estagnadas no seu tempo, mortas ideologicamente e a gente tem que suportar essas asneiras todos os dias.
Ao invés de lutarem por uma valorização da atividade política e pelo afastamento dos corruptos, é muito mais fácil (e lucrativo) combater os denunciantes e tentar calar os meios disponíveis para o cidadão se manifestar (como a internet e as redes sociais). O controle da mídia é sim censura e representa um golpe definitivo contra aquilo que o cidadão tem de mais precioso em um regime democrático: a livre manifestação de seu pensamento e a total liberdade de formar e emitir sua opinião sem interferência do estado.
Sob o falso pretexto de impedir abusos, plenamente puníveis pela legislação que já existe, o que se deseja é implantar formas de impedir que publicações não desejadas venham à tona e proibir que as mamatas, maracutaias e negociatas propostas pelo partido e por seus aliados jamais venham ao conhecimento do cidadão. Assim, poderão continuar vendendo a ilusão de que há um “complô” contra eles e que, ao invés de corruptos sem qualquer escrúpulo, são vítimas inocentes da verdade.
Tenha dó, senhora Prefeita!!! Vá procurar o que fazer...
Por: Domingos Cardoso Filho para o Portal Boca do Povo

18 comentários:

Antonio Nunes disse...

"Se a digníssima tem tantos advogados assim, como sempre faz questão de dizer, deve ter seguido o exemplo de Paulo Maluf, que tem um advogado para cada tipo de processo que enfrenta na Justiça..."

Parabéns Domingos Filho pelo texto!
Queria registrar aos leitores deste blog que a prefeitura de Buriti paga 8 mil reais por mês para esse grupo de advogados que a prefeita tanto enche o peito pra falar ou seja: 12x8=96. Então é isso a prefeitura gasta 96 mil reais por mês com esse grupo de advogados. É por isso que ela diz vou ti processar, vou processar beltrano, sicrano e etc.
Com dinheiro alheio, até eu faço isso prefeita.
Quem quiser ter acesso é só chegar na Câmara municipal e pedir para verificar os balancetes que verá que estou falando a verdade.

Teu fim tá perto Ivana, só falta pouco mais de 1 ano.

buritiense sem medo de ser processado disse...

quero aqui dizer que se a prefeita tem tantos advogados para processo, eu só anonimo que espera este processo pois estou disposto a pagar um ou mais advogados para defender estes anonimos e o blog que só esta falando a pura verdade. só anonimo por que a lei me dar este direito mas posso dizer o meu sem medo de processo pois a verdade doi e a prefeita ja tem medo da verdade, e advogado não fico só para trabalhar para prefeito e eu posso paga um ou mais. por que paga como dinheiro publico e eu vou pagar com dinheiro que ganho trabalhando e não com a calamidade de um povo sofredor.

Marcos Costa disse...

Parabéns Domingos Filho pela forma como você escreveu, mostra-se que quanto se tem classe responde com classe. Você falou o que muitos buritienses queriam falar e tinham medo.
Parabéns!
Cuidado que ela pode querer ti processar também!
Ela é desesperada.

Anônimo disse...

Cuidado Boca do Povo ela ta doida!!!!!!!!!!!!!

RIBA CARDOSO disse...

abraços meu MANO, parabéns mais uma vez pelo texto, te aguardamos no final de ano no nosso BURITI.

Anônimo disse...

É PREFEITA USAR DINHEIRO PÚBLICO PRA PROCESSAR AS PESSOAS É ÓTIMO, EU QUERO VER VOCÊ A PARTIR DE JANEIRO DE 2013 TENDO QUE SE HUMILHAR DENTRO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTADUAIS. VOCÊ FICA ESPERTA PORQUE SEU VICE GOVERNADOR NUNCA QUE VAI SER GOVERNADOR DO ESTADO E QUERO VER VOCÊ MENDIGANDO POR AÍ.
SEJA QUEM SEJA O PREFEITO DE BURITI A PARTIR DE 2013 ELE VAI FAZER O GOVERNO PARA QUE VOCÊ NÃO POSSA VOLTAR TÃO CEDO PRA BURITI.
VOCÊ JÁ DEU O QUE TINHA DE DAR.

E PARABÉNS CARA PELO A MATÉRIA E PELAS PALAVRAS QUE MUITOS BURITIENSES QUERIAM FALAR.

Anônimo disse...

essa parada de censurar eh coisa de político pequeno que não tem noção do que fala e eh manipulado por políticos experientes e que usam desse tipo de prefeitinha pra se dá bem na vida.
prefeita de buriti você eh o que o povo dessa terra merece. (NAAAAAAAADDDDAAAAAAAAA)

Anônimo disse...

Cuidado Domingos Filho que do jeito que essa prefeita é de cristal é capaz dela querer ti processar depois dessa matéria, já que ela é da turma do não me toque.

Anônimo disse...

É ISSO AÍ DOMINGOS FILHO INFELIZMENTE NESTA CIDADE TEM UM MONTE QUE TEM VONTADE DE FALAR ISSO SÓ QUE SE BORRA DE MEDO DELA. PARABÉNS PELA CORAGEM E ESPERO QUE O BLOG NÃO PERCA A SUA LINHA.
UM ABRAÇO A TODOS.

Sempre Ligado! disse...

Acompanho esse Blog desde o inicio de sua criação e já vi vários textos de leitores e editoriais do responsável, mas igual a este de hoje, jamais... Muito bem elaborado e com requintes de diplomacia. Parabéns Domingos Filho, você foi muito feliz em suas palavras e endosso tudo que você falou sobre esses politicos retrógrados de nossa terra que não se "reclicam" e acham que Prefeitura é o quintal de sua casa. Suas palavras foram de uma serenidade tamanha que se eu fosse a "Dignissima" repensaria em minhas atitudes futuras. Parabéns ao Blogo por publicar. Continuarei sempre ligado...

Assis disse...

Caro Domingos Filho, assim como você, tive que sair de minha cidade para tentar a vida na cidade grande, pois nossa terra não oferecia nada tão relevante aos que terminavam o 2º grau naquela época, hoje vejo que muitos jovem já fazem cursos superiores em diversas Faculdades e Universidades existentes na região, que bom que nesse aspecto nossa terra mudou, mas no aspecto politico continua a mesmice de sempre, onde forasteiros chegam do nada e conseguem se eleger e se apossam da cidade como se fosse a cozinha de casa. Enriquecem ilicitamente sem que ninguém faça nada. É revoltante ver minha terra entregue a pessoas como essa Prefeita que faz uma adminsitração péssima e ainda não gosta de ser criticada. Parabéns pelo texto e pela coragem de expor suas idéias.
Francisco de Assis Souza (São Paulo - SP).

Márcia Silva - Brasilia/DF disse...

Parabéns Domingos Filho pela serenidade de suas palavras. Suas colocações são perfeitas e a Prefeita deveria usar da mesma diplomacia que você usou para falar de assuntos polêmicos. Espero que o Blog continue fazendo jornalismo independente. Tá perfeito, pois o 180 graus, sem comentários...

Anônimo disse...

ELA SÓ QUER CALAR PORQUE ELA NÃO QUER QUE O POVO SAIBA DOS MAUS FEITOS QUE ACONTECEM DENTRO DA ADMINISTRAÇÃO DELA. PENSA QUE É A DONA DO MUNDO SÓ QUE DAQUI UNS DIAS VOLTA A SER A PESSOA COMUM E VAI TER QUE BAIXAR ESSE NARIZINHO EMPINADO.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria e espero que essa prefeita leia tudo isso com atenção e reflita bem e pensa nas atrocidades que vem cometendo com o povo buritiense.
Trabalho e mais trabalho prefeita é isso que o povo espera de seu governo e não discursos difamatórios.

Anônimo disse...

QUEM JÁ CONVIVEU COM ESSA MULHER SABE DO TAMANHO DO SEU SALTO ELA SÓ SABE FALAR DA FAMÍLIA MORAES SOUSA ENCHE A BOCA PRA FALAR DELES, COMO SE FOSSEM OS DONOS DA TERRA.
É BOM DE VEZ ENQUANTO UMA LAPADINHA DESSA NELA PRA ELA SI LIGAR.

Anônimo disse...

O desespero toma conta dessa prefeita ha cada dia porque ela sabe que seu reinado está acabando e ela terá que voltar pra parnaíba.

Anônimo disse...

MUITO ENGRAÇADO, NÃO TEM NINGUEM DEFENDENDO ESSA PREFEITA, NEM OS CONTRATADOS POR ELA. ISTO É A MAIOR PROVA QUE TUDO QUE SE FOI DENUNCIADO É VERDADEIRO, E TEM MAIS, COM TODA ESSA CORRUPÇÃO NA PREFEITURA, TENHO A CERTEZA QUE TEM DENUNCIA ATÉ AS ELEIÇÕES.

Anônimo disse...

pode ser que a ivana si toque com essas lapadas que ela tem lido ultimamente aqui nesse portal. parabéns pelo conteúdo da nota.