terça-feira, 1 de novembro de 2011

BARRAGEM DA LAGOA GRANDE DE BURITI

Engenheiro da Sec. de Desenvolvimento Rural do Piauí visita barragem do Rio Longá
Recentemente plantadores de arroz de Buriti dos Lopes e região tiveram prejuízos que ultrapassam as cifras dos milhões de reais.

No último sábado (29) o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado do Piauí Marcelo Toledo esteve no município de Buriti dos Lopes para verificar o local onde será construída uma barragem provisória no Rio Longá e também tomar conhecimento e analisar o tamanho dos estragos e prejuízos que foram causados recentemente com uma cheia repentina na Lagoa Grande de Buriti dos Lopes onde trabalhadores perderam milhares de sacas de arroz e os prejuízos ultrapassaram as cifras dos milhões de reais. Informações dão conta de que produção de arroz para o final do ano está toda comprometida no município.

O engenheiro acompanhado da vice-prefeita Elcira Percy (PSB), ex-vice-prefeito Djalma Percy o Pieca (PSB), Valdir Chaves e do presidente da Associação dos Trabalhadores da localidade Riacho da Areia Hélio Carvalho, analisaram o local e conversaram por bastante tempo na tentativa de solucionar imediatamente o caso. Marcelo Toledo informou que a barragem de contenção de cerca de 400 metros será iniciada tão logo as águas baixem. Toledo acredita ainda que a construção dessa barragem provisória leve cerca de 15 dias.


Vale lembrar que este Portal noticiou no início do mês passado que o governador do Estado Wilson Martins (PSB) assinou a liberação da construção dessa obra, já que era um pedido da grande maioria dos plantadores de arroz da região. As perguntas que ficam são: será que se essa obra tivesse sido construída tão logo foi autorizado, o desastre teria sido evitado? Porque tanta demora e burocracia quando se trata de obra para Buriti dos Lopes? Quem são os verdadeiros responsáveis por esse prejuízo?


O certo é que há anos alguns buritienses lutam em vão e os plantadores de arroz sonham com essa barragem com comportas que para muitos seria a solução de todos esses problemas que infelizmente plantadores atravessam todos os anos. Há muito tempo que falta compromisso do Governo Estadual, já que este seria o único capaz de resolver o problema e construir a tão sonhada barragem.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

23 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí Valdir você e o Pieca pelo menos estão tendo coragem de mostrar a cara e correr atrás. Enquanto isso em outro mundo, a prefeita se esconde e até agora não se pronunciou sobre a tragédia. Outro também que ainda vi andando pela Lagoa preocupado foi o Bernildo.
Infelizmente o prejuízo é culpa de muitos governos que só prometeram e nada fizeram.
AGORA É TARDE!

Anônimo disse...

pieca e valdir voces nao conseguem nada so mentira para enganar os pobres fora voces dois fora

Anônimo disse...

EU DUVIDO QUE ESSA BARRAGEM COM COMPORTAS SEJA FEITA ALGUM DIA O QUE ELES VÃO FAZER É O DE SEMPRE. ENCHER O RIO DE PIÇARRA E DIZEM QUE ESTÁ RESOLVIDO.
EU PARTICULARMENTE ADMIRO O TRABALHO DO VALDIR QUE HA NOS VEM LUTANDO EM PROL DOS PLANTADORES DE ARROZ SÓ QUE INFELIZMENTE ELE NÃO TEM FORÇA SUFICIENTE PARA RESOLVER ISSO.
TOMARA QUE ELE AO LADO DO PIECA QUE É DO PARTIDO DO GOVERNADOR CONSIGA ALGUMA COISA.
SÓ QUE EU ACHO MUITO DIFICIL.

Anônimo disse...

eh meus amigos numa hora dessas em que muitos plantadores estão revoltados com as perdas tem os homens pra ter coragem e mostrar a cara pra tentar buscar uma solução..alguns que só sabem criticar, talvez não saibam nem aonde fica a lagoa.

val val val val disse...

o bernildo val val val só vai ver o que esta acontessendo porque ele tem arroz plantado tambem abestado...

ex-PT disse...

kd o PT ? só sabem é pegar pito da prefeita e não fazem absolutamente nada x nada....Há e pedirem votos na época das eleiçôes ai sim são os bôes...

ELEITOR disse...

O Perreira acha que embarga uma campanha com o Bernildo val val val do lado dele,Hora se nem a prefeita sabe o certo o que fazer, fica o jornalista falando coisas contra o outro portal chamando de tendenciosos nos bares, vai plantar arroz ex-ver-candidato da ex-oligarquia pra tu ver o que é bom pra teus calos.por isso meu voto é do Valdir Chaves esse é o cara que se preucupa com nossa terra nosso arroz de cada dia.

Anônimo disse...

mais uma barragem provisória, essas barragens não garatem a colheita do arroz porque elas se quebram quando chegam as águas. mas beleza, proximo tem eleição e mais candidatos prometendo barragem de concreto, vamos ver quantos eleitores serão enganados dessa vez.
enganados não, até acho que eles gostam mesmo é de sofrer porque são sempre os mesmo politicos no comando. os eleitores buritienses tem medo de renovar.

barra do longa disse...

O pior não é prometer a baragem de concreto,o pior é ficar enganando os eleitores da barra do longa dizendo que vai passar a ser cidade, hora deixem de ser mentirosos 'cambada' vai trabalhar. Eu quero ver o ex-vereador de lá se preoculpar com os plandadores do buriti ele quer saber do seu propio bolso isso sim.

Anônimo disse...

saber quando q vao fazer essa barragen de congreto nunca.sab porque?dessa barragen que vem as promessas politicas que vem tamben as verbas politicas......................

Anônimo disse...

o vereador que a barra tinha esse tal de olavo nada fez em prol dessa comunidade e é por isso que não vai mais se candidatar. agora quando toma umas diz por aí que é candidato a vice-prefeito. hum hum.

FILHO DE UM POBRE PLANTADOR DE ARROZ DA LAGOA GRANDE disse...

no próximo ano tem eleição já começa as promessas de construção de barragens meus amigos estes que estão aparecendo neste momento em que nos plantadores de arroz perdemos tudo são os mesmo da eleição passada Pieca e Valdir só faltou a prefeita e o Pimpim vcs não nos engana mais todo ano de eleições vcs constrói esta barragem so de mentira desta vez nos não vamos deixar nos enganar novamente , Pieca , Valdir Pimpim e Ivana deixe de demagogias não pense que os plantadores de arroz desta lagoa são burros respeite a dor da perca de nossa safra.

Anônimo disse...

É muito sinismo destes políticos de nossa terra depois que os pobres perdem todo seu arroz eles trasem uma pessoa para ganhar diárias do governo do estado sabila mandado de quem isso é uma vergonha seu Valdir e seu Pieca.

Anônimo disse...

Politico que vergonha na cara não anda enganando os plantadores com mentiras de construção de barragens todos os anos eleitorais ou quando esta se aproximando aparecem estes tipos mentindo para o povo simples de nossa amada Buriti dos Lopes desta vez nos não vamos mais acreditar em vocês porque são mentirosos e falsos com seu povo.

Anônimo disse...

CAROS ANONIMOS EM VEZ DE CRITICAR O VALDIR CHAVES FAÇA COMO ELE FAZ VA PRA BEIRA DA LAGOA AJUDAR OS PLANTADORES A SALVAR O ARRDZ DELES, E OUTRA A SAFRA NAO ESTA TOTALMENTE PERDIDA.EU SO VEJO É O VALDIR IR TODO DIA NA PARTE DA TARDE PRA BEIRA DA LAGOA AJUDAR OS PLANTADORES, ELE COSTURA SACOS,CARREGA SACO NA CABEÇA, AJUDA A CARREGAR CARROÇA,ENQUANTO MUITOS POLITICOS FICAM SO CRITICANDO ELE.

valdir chaves disse...

A NOSSA POPULAÇÃO TEM QUE COBRAR DOS NOSSOS REPRESENTANTES AS PROMESSAS DE CAMPANHA,TEM DINHEIRO PRA TANTA COISA NESSE PIAUI ,PORQUE NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZER AS BARRAGENS DEFINITIVAS QUE IRIAM SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DE VEZ DOS PLANTADORES DE ARROZ DA NOSSA LAGOA?

Anônimo disse...

Rapaz eu boto fé nesse Pieca porque ele mesmo sabendo que poderia ser criticado juntou-se ao Valdir e estão correndo atrás de procurar uma solução.
Isso é que é mostrar compromisso com os trabalhadores.
E os outros?

Planador conciente disse...

Eu sou plantador de arroz e tenho algo a dizer pra vc's.É fácío criticar quando não se sabe o que está acontecendo,pois ate o momento o arroz que foi alagado já está sendo todo recuperado, o que ouvi foi só um grupo de plantadores que tiveram suas maquinas de puxar água pegas de surpresa com a enchente,logo depois a cheia foi passando que deixou a plantação fora de perigo ate por que o arroz é uma planta híbrida e como o tempo foi curto de baixo d'água não ouvi muita perca .Enquanto o problema das barragens é muito complicado ate porque tem que ser visto e revisto este difício dilema que já vem de varias épocas......1º(O RIO NOVO ’)não é só chegar e fazer tem que ter um planejamento de topografia e GPS desnivel dos rios e lagoas de nossa região, rio novo não era nem pra existir pra começar , 2º(A BARRAGEM)a barragem da barra do longa traz um enorme dano ao meio ambiente com toneladas e toneladas de material pra conter as águas nas cheias no verão você pode observar assoreamento que fica nas margens do rio Parnaíba. Ai eu pergunto a vocês, tá certo?
Quem planta em beirada de lagoa tem mais culpa do que os governates eles sabem que correm um grande risco.

Anônimo disse...

O que a Elcira ta fazendo ai, por que nao convidou o pai dela ou o irmao tuca pra acompanhar esse engenheiro ja que ele e produtor de arroz.

Anônimo disse...

Essa estoria dessas barragens nao passam de engodo eleitoreiro, se eu fosse o pieca nao embarcaria nessa canoa furada, ou melhor nessa barragen estourada porque o povo do buriti nao aguenta mais ouvir promessa sobre os problemas da lagoa.

Pieca quer ser prefeito nao fala em lagoa do buriti e em barragens vai por mim.

Anônimo disse...

E Valdir Chaves concordo com voce sobre cobrar dos representantes, por que tu nao fez isso quando o PT era governo e voce um petista ferrenho.

Anônimo disse...

gente vcs ja notaran q todos anos e esse lengo lengo dessa barragen.pelo meno vira esse desco pro outro lada............... kn

Anônimo disse...

Rapaz o Valdir está em todo lugar na sec. de saúde, na lagoa, no ensáio do escravo de samba, no jatobá, no campo do zé carlos, segundo informações ele esteve no @#$%$#@ no final de semana mais não quiz que divulgasse a sua presença com medo de alguém, parece que dessa vez o homem vai eleito. coloca o comentário.kkkk 4 de novembro de 2011 10:40