quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A NOVA LOJA DE BURITI DOS LOPES

Linda Flor inaugura amanhã e promete surpreender
A mais nova loja de acessórios femininos e masculinos de Buriti dos Lopes traz o que existe de mais moderno no mercado

A mais nova loja de acessórios femininos e masculinos de Buriti dos Lopes tem sua inauguração marcada para esta quinta-feira (01) e promete surpreender os clientes com as novas tendências de moda.
A Linda Flor “A loja que lhe completa” vem com a proposta de oferecer uma loja completa para os buritienses e moradores de cidades vizinhas no ramo de acessórios femininos como: relógios, óculos esporte, grande linha de bijuterias, cintos, maquiagens, sandálias rasteirinhas e de outros modelos e demais itens que toda mulher procura.
Pensando na elegância da mulher a Loja está com uma variedade de bolsas para todas as ocasiões. “A bolsa é um acessório fundamental para compor o “look” de qualquer mulher. Além de carregar todos os pertences que uma mulher moderna necessita, ela é capaz de transformar qualquer composição.” Disse a proprietária.
Os homens também terão suas oportunidades de conhecer diversos modelos de sapatos, cintos, bonés, óculos de vários estilos, relógios sociais e esportivos e outros diversos artigos masculinos.
A loja conta ainda com uma grande linha de porta celular e porta notebook. A Linda Flor aposta em atingir o mercado feminino e masculino oferecendo as últimas tendências e o melhor da moda para mulheres e homens que procuram por qualidade, elegância e inovação. Além disso, é uma ótima opção de presentes.
A proprietária Eulália, que já conta com experiência no ramo, convida para a inauguração que acontece a partir das 8 horas de amanhã (01). A loja encontra-se localizada à Rua Padre Leal no Centro de Buriti dos Lopes, no local onde funcionava a antiga Casa Lotérica.
Por: Frank Cardoso

PREFEITURA SE ORGANIZA PRA FAZER BONITO!

Buriti dos Lopes se prepara pra seu aniversário
No dia 04 de setembro o município vai comemorar 78 anos

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através de suas Secretarias e Departamentos, estão investindo na conservação da cidade na semana que antecede o 78º aniversário de emancipação política do município. Os meios-fios estão sendo novamente pintados, e ruas estão sendo limpas. A iluminação pública das ruas e avenidas da sede também estão sendo recuperada, medida essa, que visa deixar a população mais segura.

Desta vez, o motivo é mais do que especial: a data de comemoração de aniversário da cidade, 04 de setembro, se aproxima, e a Prefeitura quer que a cidade esteja bonita para seus munícipes e os visitantes que estarão presente nos eventos de comemoração.
Uma programação de sete dias foi divulgada pela organização do evento. Do dia 1º de setembro até o dia 07, várias atividades estão programadas para serem realizadas. Dentre elas: atividades culturais, esportivas, estudantis, inauguração, dentre outras.

A partir de hoje o Portal Boca do Povo estará divulgando todos os dias o que irá acontecer no município no dia seguinte, nas atividades relacionadas ao aniversário da cidade. Como tem feito desde o início, a atual administração preparou a programação de aniversário para a sede e zona rural de Buriti dos Lopes. O Boca do Povo fará a cobertura das festividades!

Confira o início da programação (Quinta-Feira 01/09/11)
06:00h – Abertura da VII Olimpíada Dep. Moraes Souza (Largada: Pracinha da Av. Lívio de Carvalho)
07:00h – Atletismo Escolar (Praça Antonio Romão)
19:00h – Torneio Evangélico (Ginásio Poliesportivo)
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

LEI DA FICHA LIMPA: VAI VALER OU NÃO?

E AGORA? - STF deve liberar candidaturas “Fichas Sujas” em 2012
Se a Lei não valer, vários políticos de Buriti dos Lopes e região poderão ser beneficiados

A Lei da Ficha Limpa corre o risco de não valer na eleição municipal de 2012 nem nas que vierem depois. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão pessimistas e preveem que a Corte poderá declarar a regra inconstitucional ao julgar três ações que tramitam há meses no tribunal e que tratam da lei que nasceu de uma iniciativa popular a favor da moralização dos costumes políticos no País.
Em março, o STF decidiu por 6 votos a 5 que a norma não teria validade para a eleição de 2010 porque foi aprovada com menos de um ano de antecedência ao processo eleitoral.
Há uma regra na Constituição Federal segundo a qual modificações desse tipo têm de ser feitas pelo menos um ano antes. Na ocasião, os ministros somente analisaram esse aspecto temporal da lei.
Nos futuros julgamentos, eles deverão debater se a regra está ou não de acordo com a Constituição Federal ao, por exemplo, estabelecer uma punição (inelegibilidade do político) antes de uma condenação definitiva da Justiça.
Os contrários a esse tipo de punição afirmam que ela desrespeita o princípio constitucional da presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão judicial definitiva e sem chances de recursos.
O entendimento do Supremo será fixado durante o julgamento conjunto de três processos: duas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) e uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI).
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional e o PPS pedem que o tribunal chancele a constitucionalidade da lei. Já a Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) quer que a Corte declare inconstitucional um dispositivo da norma segundo o qual são inelegíveis as pessoas excluídas do exercício de profissão em razão de infração ético-profissional.
Aposentadoria. Um dos fatos que mais preocupa a ala de ministros favorável à lei é a saída de Ellen Gracie do tribunal. Uma das maiores defensoras da regra no julgamento de março, Ellen aposentou-se no último dia 8.
A presidente Dilma Rousseff ainda não escolheu o substituto ou a substituta de Gracie. É provável que o assunto Ficha Limpa seja debatido entre integrantes do governo e candidatos à vaga antes da indicação do novo membro do STF.
Ministros do STF defendem que as ações sobre a Ficha Limpa sejam julgadas antes do registro dos candidatos que disputarão a eleição de 2012. Isso evitará a confusão instalada no ano passado. O Supremo decidiu apenas em março, ou seja, cinco meses depois da eleição que a lei não valeria para 2010.
São dois os pontos mais polêmicos da lei e que devem consumir grande parte do futuro julgamento no Supremo: o que afasta da disputa eleitoral candidatos condenados, entretanto, que ainda têm chance de recorrer, e o que proíbe a candidatura de políticos condenados antes da entrada em vigor da norma.
Fonte: O Estadão / Edição: Portal Boca do Povo

OPINIÃO DO LEITOR

Leitor envia e-mail ao Portal Boca do Povo

A responsabilidade de um Prefeito.
Prefeitos são eleitos para administrar o dinheiro público. Todos devem prestar contas anualmente dos recursos que entram em suas gestões e que são utilizados nas diversas áreas, como saúde, educação, água, transporte e segurança.
Infelizmente, muitos desses administradores não prestam contas, assim como há muita demora no julgamento dessas contas por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e demais órgãos públicos.
Cito apenas alguns dos muitos exemplos publicados recentemente pelos meios de comunicação sobre a má gestão dos recursos públicos: TCE aplicou R$ 2,3 milhões em multas devidas por 21 ex-prefeitos inadimplentes e condenou outros cinco a devolver aos cofres públicos R$ 28 milhões. A maioria por prestações de contas referentes aos anos de 2006 a 2009, embora existam casos de contas de 2001 sendo julgadas dez anos depois.
Com a demora no julgamento, o dinheiro some e a população não fica sabendo quem são os péssimos prefeitos, secretários e gestores. Isso gera impunidade, já que alguns voltam ao Poder nas eleições seguintes, como também resulta em insegurança e instabilidade para a vida dos gestores públicos que prestam contas corretamente.
Defendo mais agilidade dos órgãos públicos na prestação de contas, principalmente, dos municípios da região norte do Piauí, em especial nas cidades de Buriti dos Lopes e Caxingó. Mas o grande prejudicado nessa história é o cidadão, que deixa de ter serviços públicos de qualidade (escolas e hospitais estruturados, água encanada, ruas asfaltadas e tratamento de esgoto) quando os recursos da União ou do Estado deixam de ser enviada a sua cidade por conta da má administração do dinheiro público.
Por: (Lauro Silva) Leitor do Portal Boca do Povo

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CUIDADO COM O CEROL

CUIDADO: Criança é vítima do cerol em Buriti dos Lopes
Por muito pouco os ferimentos não causaram um corte profundo no pescoço do menino
O uso do cerol nas linhas de pipas fez uma vítima em Buriti dos Lopes.  O Portal Boca do Povo já havia alertado no início do mês de agosto para o perigo desse tipo de brincadeira. A vítima foi João Vitor, uma criança de 8 anos de idade, que sofreu um corte no pescoço, e por pouco não teve um ferimento profundo. O Boca do Povo falou com a mãe da criança ontem (29) pela manhã na Delegacia da cidade. Dona Maria Aparecida estava registrando um Boletim de Ocorrência.

João Vitor brincava de bicicleta na Avenida Brasil, no bairro Avenida por volta das 16 horas do último sábado (28), quando foi surpreendido pela linha cortante. A primeira reação da criança foi a de tentar se proteger. Como João Vitor não vinha muito veloz em sua bicicleta, o corte não foi profundo, mais o suficiente para dá um susto em seus familiares.

Caso ele estivesse veloz, o corte no pescoço poderia ter sido profundo, segundo a mãe da criança. João Vitor foi encaminhado para o hospital onde realizou exames de corpo de delito. As autoridades precisam tomar uma providência urgente para que casos graves não venham acontecer.

O cerol é uma mistura de cola com pó de vidro ou pó de ferro que é passado nas linhas usadas para controlar pipas. Cortantes, as linhas são usadas para “torar” linhas de adversários em verdadeiras 'batalhas aéreas' realizadas com as pipas, conhecido também como papagaio.

Nessa época do ano é bom que os ciclistas e motociclistas tomem muito cuidados, uma vez que a cidade está empestada por pipas com linha cortante. Uma das alternativas para o motociclista contra o cerol pode ser uma antena de proteção que é colocada na parte dianteira da moto.

A reportagem do Boca do Povo foi na tarde de ontem, em um ponto do Centro da cidade próximo ao antigo estádio Helvidio Nunes, onde ao menos dez pessoas entre elas haviam: crianças, adolescentes e maiores de idade que empinavam pipas com cerol.

Perguntado sobre o risco, um garoto de 13 anos respondeu que: “É perigoso porque tem cerol, mas se soltar sem cerol vai perder a pipa toda hora”.

 “Sem cerol não tem graça, perde a pipa”, conta um estudante de 18 anos. Ele reclama da falta de locais de lazer: “Tem que ter uma área pra gente soltar pipa”.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

A BOLA JÁ ROLOU NO FINAL DE SEMANA

Começou o II Torneio do Boi do Campo do Tonhão em Buriti dos Lopes
Jogos disputadíssimos levaram Atlético da Barra e Real Coroa para a próxima fase
Teve inicio no último sábado (27), às 16 horas na cidade de Buriti dos Lopes o II Torneio do Boi do Campo do Tonhão (Copa Buritiense de Futebol Society), que tem a participação de 16 times dos municípios de Buriti dos Lopes, Murici dos Portelas e Parnaíba.

O jogo de abertura aconteceu entre as equipes de Murici dos Portelas e Atlético da Barra do Longá. A equipe do Atlético começou o jogo melhor e abriu o placar, e conseguiu ampliar rapidamente fazendo 2 a 0.
Murici dos Portelas que havia iniciado jogo meio perdido em campo reagiu e virou o jogo para 3 a 2. Quando a partida já parecia decidida, a equipe da Barra do Longá conseguiu empatar já nos acréscimos através de uma penalidade máxima.

A partida foi então encaminhada para as cobranças de pênaltis e saiu vencedora a equipe de Barra do Longá que conseguiu fazer 4 a 3. Os gols da partida foram marcados por Valdomiro duas vezes e Paulo pela equipe do Atlético e Luan, Decim e Alisson marcaram pela equipe de Murici dos Portelas.

O grande destaque do jogo foi o ex-jogador profissional Valdomiro da equipe do Atlético que conseguiu conduzir seu time à vitória e levar o time até a próxima fase do Torneio.

No domingo a rodada seguiu as 8hs30min. da manhã com os confrontos entre as equipes da Casa Machado de Buriti dos Lopes e Real Coroa do povoado Coroa de São Remigio. Sem mostrar muita resistência, a equipe da Casa Machado foi uma equipe fácil de ser batida pela equipe do Real Coroa. O time de Coroa de São Remigio abriu o placar e logo fez 3 a 0, depois disso foi só administrar o jogo até o final. A partida terminou 6 a 3 para a equipe do Real Coroa.

Os gols da Casa Machado foram marcados por: Tronco duas vezes e William, e Ninam e Roniê marcaram cada um três vezes pelo Real Coroa, assumindo a artilharia do Torneio. Os dois foram os grandes destaques da partida.

Os dois jogos tiveram a arbitragem de Vicente Soldado que foi auxiliado por Valdemir e Dominguinho. A próxima rodada tem quatro jogos marcados para o próximo final de semana. Sábado (03), jogam as 15hs30min. Veteranos (Buriti dos Lopes) x Juventus (Buriti dos Lopes) e as 16hs30min. jogam Baixa da Carnaúba (Parnaíba) x Santa Cruz (Buriti dos Lopes).

No domingo (04) os duelos são os seguintes: as 7hs30min. Ivan Robson/São Paulo (Buriti dos Lopes) x Avenida (Buriti dos Lopes) e Curimatá (Murici dos Portelas) x São Domingos (Buriti dos Lopes). Este último está substituindo a equipe do Shopping da Construção que desistiu de participar do Torneio.
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo 

O DINHEIRO FOI LEBERADO

FNDE libera R$ 250 mil para curso de Pedagogia em Ead da UESPI
Os recursos asseguram o início das atividades do curso de licenciatura plena em Pedagogia nos pólos UAB de Buriti dos Lopes e outros municípios

O Fundo Nacional de Desenvolvimento  da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, creditou em conta o valor de R$ 254.885,40, referente ao convênio UESPI/FNDE de Nº 400.008/2010, celebrado no dia 11 de maio deste ano. Os recursos asseguram o início das atividades do curso de licenciatura plena em Pedagogia nos pólos UAB de Piracuruca, Uruçuí, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Piripiri e Campo Maior, que deverão ocorrer em outubro, juntamente com as aulas dos vestibulandos dos cursos constantes no edital do Vestibular UAB/UESPI 2011.2, cujo resultado final está previsto para ser divulgado até o final de setembro.

A diretora geral, professora Márcia Percília Moura Parente, e o diretor adjunto, professor Raimundo Isídio de Sousa, do Núcleo de Educação a Distância (Nead/UESPI), comemoram a liberação dos recursos e início das atividades dessa graduação: “Estávamos bastante ansiosos. Diversas frentes foram utilizadas no trabalho de convencionamento do FNDE da necessidade que tínhamos desses recursos para que começássemos as aulas. Contávamos com os alunos e tutores selecionados, mas faltavam os recursos financeiros, que tinham como origem o Governo Federal - nesse caso o FNDE - para custear as atividades acadêmico-pedagógicas”, afirma o professor Raimundo Isídio de Sousa.
A diretora do Nead/UESPI e o reitor da UESPI, professor Carlos Alberto Pereira da Silva, chegaram a ir a Brasília em busca da liberação do valor referente ao convênio. A professora Márcia Percília Moura Parente lembra que o senador Wellington Dias e o deputado federal Nazareno Fonteles colaboraram para que o dinheiro fosse liberado: “Os dois parlamentares enviaram ofícios ao ministro da Educação e ao presidente do FNDE solicitando a liberação, uma vez que precisávamos iniciar as aulas e os estudantes, com toda razão, cobravam um retorno sobre a situação. Agora, os estudantes precisam ficar atentos quanto a matricula curricular, que deverá ser acolhida no início de outubro, haja vista que todos já têm matrícula institucional”, finaliza a diretora geral.
Fonte: GP1 / Edição: Portal Boca do Povo

BISPO VISITA CAXINGÓ

Bispo diocesano visita área pastoral de Caxingó

O bispo da Diocese de Parnaíba Dom Alfredo Schaffler esteve visitando no final de semana a paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Buriti dos Lopes, mas, especificamente a área pastoral de Caxingó - Caraúbas do Piauí. A agenda de Dom Alfredo no município começou no sábado (27), com uma reunião com os catequistas, lideres comunitários, jovens e grupos de orações na igreja matriz.
À noite ele realizou a celebração do sacramento crisma para mais de 100 pessoas em Caxingó. No domingo ele se dirigiu para as comunidades de Caxingó e Caraúbas, onde almoçou no povoado Mucambo, zona rural de Caxingó. Em sua visita o bispo anunciou a data em que irá acontecer a grande semana missionária, já que a diocese vive o momento das santas missões populares.

Dom Alfredo disse que o mês de janeiro do ano que vem será um momento importante para as igrejas da região, em virtude das grandes visitas missionárias. O bispo usou sempre em seus diálogos o cenário da família e a sua importância para a construção de um mundo melhor. “Sou muito adepto da família, por isso falo muito sobre ela”, disse Dom Alfredo.

Fonte: Blog do Gil / Edição: Frank Cardoso

CARAVANA PERCORRE RUAS DE CARAÚBAS

Caravana da evangelização marca o final de semana em Caraúbas do Piauí

A X caravana da evangelização aconteceu no último domingo (28), em Caraúbas do Piauí e reuniu centenas de jovens de toda a Diocese de Parnaíba. O evento começou com a pregação do coordenador geral da caravana Marcelo enfatizando que o movimento hoje é reconhecido pela Diocese. “Estamos muito felizes por que estamos em nossa 10ª caravana e por que ontem o Bispo Dom Alfredo falou bem no movimento”, disse Marcelo.
Ao final da tarde os jovens percorreram as ruas da cidade no tradicional arrastão com um trio elétrico cantando e louvando. Mais de 20 grupos de jovens estiveram na caravana que terminou com um show com as bandas Ágata e Kyrios de Parnaíba.
Por: Gil Rodrigues / Edição: Frank Cardoso

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FINAL DE SEMANA DE BLITZ NA CIDADE

Polícia Militar realizou blitz de trânsito em Buriti dos Lopes
A partir de agora as blitz no município serão realizadas com freqüência.

A Polícia Militar do Piauí, do Batalhão de Parnaíba, realizou no último sábado, (27), blitz de trânsito na cidade de Buriti dos Lopes, no Centro da cidade e nas proximidades do bairro Outro Lado da Passagem.

A equipe comandada pelo Capitão Leonardo e Tenente Ronald chegaram a Buriti por volta das 15 horas e ficaram até o final da tarde.

O objetivo da operação era apreender motos sem placas e com os escapamentos fora dos padrões aceitáveis pela legislação de trânsito, assim como proibir que menores pilotem essas motocicletas e também abordar aos carros para a verificação da documentação.
Segundo o comandante da Operação, essas blitz serão rotinas daqui pra frente em Buriti dos Lopes.  “Estamos tentando conscientizar os motoqueiros de que é necessário andar com a moto regularizada e também que o uso do capacete é obrigatório principalmente para a segurança do próprio piloto”, disse o Capitão.

Ele falou ainda que a Polícia não vá tolerar que menores pilotem motos e nem descarga serrada. “Os pais tem que começar a proibir que seus filhos menores pilotem motocicleta ou então terá que arcar com as multas. E esse negócio de descarga serrada, nós não iremos aceitar”, falou o Comandante da Operação.

Os motociclistas que tiverem suas motos apreendidas com escapamentos irregulares só conseguirão liberá-las após trocarem os mesmos, já às motos sem placas serão conduzidas para o pátio da Delegacia local para os procedimentos legais e posteriormente para o pátio do DETRAN em Parnaíba.

Fomos informados ainda de que as motos apreendidas sendo conduzida por menores, só serão liberadas depois da presença de um maior de idade habilitado. Vale lembrar que isso não os livra das multas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo

TENTATIVA DE ASSASSINATO

Editor e repórter do Boca do Povo sofrem tentativa de homicídio em Buriti dos Lopes
O elemento teria ficado revoltado com um comentário ativado pelo Portal
Na tarde deste domingo, (28), por volta das 17 horas, o editor do Portal Boca do Povo Frank Cardoso e seu repórter cinematográfico Rurik Araújo sofreram uma tentativa de assassinato por parte de um elemento chamado “Klelson Macaxeira”. O elemento teria ficado revoltado depois que o Editor do Boca do Povo ativou um comentário ao qual falava da ‘Macaxeira’.

Prestem atenção no que diz o comentário na íntegra em que revoltou o elemento e compromete até mesmo o nosso repórter: “Anônimo disse: será que é coisa espontânea? o fotografo rurik é filho e um dos maiores beneficiados da adm. do pavão. faz tempo que eu não via esse homem. onde ele estava? que não participava das discussões que acontecia na cidade? se bem que ele deve saber de tudo, pois josué, filho do derlim..macaxeira levam tudo pra ele. ta aparecendo agora? que encenação tanto é que não é novidade, os outros sempre fazem isso, agora que ele ta fazendo? realmente merece destaque, é de estranhar. 27 de agosto de 2011 10:09.”
O elemento primeiro teria tentado invadir a residência do repórter cinematográfico que estava dormindo. Como ele não conseguiu êxito, procurou imediatamente se deslocar até o local onde o Editor do Portal estava assistindo ao jogo do Vasco e Flamengo ao lado de vários amigos. O elemento foi tão COVARDE que esperou o Editor se deslocar até o banheiro para depois abordar-lo com um facão na saída, sem dá direito a defesa.

Imediatamente, percebendo o acontecido, amigos do Editor cuidaram de cercar os dois para acalmar os ânimos. O elemento então se “atarentou” e subiu em sua moto saindo em disparada gritando que iria atrás do repórter cinematográfico pra matar-lo. Novamente não conseguindo sucesso, o elemento voltou e tentou partir pra cima do Editor. Foi quando pessoas que se encontravam presente no local, o dominaram. Nesse momento o Editor tomou o facão do COVARDE e chamou a Polícia, que apareceu imediatamente e o prendeu em flagrante.
Pelo que podemos apurar, o elemento estava na intenção e matar alguém! Uma vez que não considerava ninguém que estava ao seu redor e lhe pedia calma.

Depois de ser preso em flagrante com a arma que queria cometer os homicídios, recebemos informações de que o elemento teria sido solto algumas horas depois, por interferência de um político conhecido da cidade. O Boca do Povo irá registrar um B. O. na manhã hoje (29), já que ontem não foi possível, pois, não havia um escrivão e muito menos a delegada na cidade. E se a história do político for verdade, iremos publicar o nome do “ACOBERTADOR” de crimes aqui no Portal.
Hoje iremos buscar informações do porque da soltura de um COVARDE desse que tentara matar dois cidadãos. Será que é preciso primeiro matar para depois pensar em deixar preso?
O Portal Boca do Povo jamais irá se intimidar perante esses COVARDES que usam de armas para tentar “amedrontar” as pessoas. Iremos até as últimas consequência para que o elemento seja punido pela Justiça. Não iremos deixar este caso passar em branco. COVARDE jamais terá vez neste Portal.
Por: Frank Cardoso

domingo, 28 de agosto de 2011

QUEM VAI GANHAR: TRÊM BALA OU BONDE SEM FREIO?

Torcedores de Flamengo e Vasco organizam concentração para o grande jogo de hoje
A cidade de Buriti dos Lopes deve parar para assistir ao grande duelo que terá transmissão ao vivo pela TV GLOBO

A última rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro que acontece hoje (28) será uma das mais animadas do “Brasileirão 2011”. Além dos jogos entre Santos x São Paulo e Corinthians x Palmeiras, o duelo que está sacudindo o país e principalmente a cidade de Buriti dos Lopes pela rivalidade, é entre Flamengo e Vasco. O jogo será televisionado para todo o Brasil pela Rede Globo.
Várias apostas já foram feita em Buriti e provocações já existem dos dois lados. Torcedores prometem levar suas bandeiras para os pontos de concentração e a animação promete ser das melhores.
As duas torcidas darão um grande espetáculo nas arquibancadas do estádio do Engenhão na tarde deste domingo (28). Esse é o jogo de maior rivalidade na cidade do Rio de Janeiro e as expectativas são boas.
E falando em torcidas, vamos focar fatos interessantes, por exemplo: hoje em Buriti dos Lopes boa parte dos torcedores do Flamengo irão se dividir entre os bares do Bion (bairro Outro Lado da Passagem) e bar do Ferreira (por trás do hospital), ponte de referência da Nação Rubro-Negra em dia de jogos.

Mas os torcedores do Vasco da Gama prometem agitar a Capital do Arroz esta tarde, para se ter uma idéia, o restaurante Bom Gosto foi o ponto escolhido por grande parte dos torcedores do time da Cruz de Malta que prometem assistir ao jogo em grande estilo. Os vascaínos estão confiantes na vitória!

Então, desde já o Portal Boca do Povo deseja um ótimo jogo para os torcedores de Flamengo e Vasco e que esteja sempre em primeiro lugar o espírito esportivo e as brincadeiras saudáveis. Amanhã, estaremos com as RAPIDINHAS dos torcedores dos dois times. Boa Sorte!
Por: Frank Cardoso (vascaíno) / Fotos: Rurik Araújo (flamenguista)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Escolas de Buriti dos Lopes ganharão cursos técnicos via satélite
O aluno irá fazer o Ensino Médio durante a manhã e no turno da tarde assistirá às aulas via satélite.
A partir de 2012 serão implantados, no Estado, 300 pontos de mediação tecnológica para cursos técnicos, que serão oferecidos para alunos do Ensino Médio com finalidade de capacitá-los para uma formação tecnológica. As aulas serão ministradas através de videoconferência.

O aluno irá fazer o Ensino Médio durante a manhã e no turno da tarde assistirá às aulas via satélite. “As aulas serão ministradas daqui da capital e os alunos receberão o sinal no interior do Estado”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Reinaldo Lopes.

Atualmente, funcionam no Estado dois centros tecnológicos via web conferência, que são os primeiros testes para a implantação dos centros via satélite. Nas cidades de Água Branca e Castelo do Piauí, 200 alunos já são beneficiados com o programa. Os alunos estão sendo capacitados com cursos de administração e informática.

“Esses primeiros pontos já instalados são testes para a concretização do projeto e até o fim do ano mais seis cidades serão beneficiadas com o projeto”, diz Reinaldo. Até dezembro deste ano, as cidades de Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Elesbão Veloso, Esperantina, São João do Piauí e Simões receberão os cursos via web conferência.

A capacitação dos professores que ministrarão as aulas será iniciada neste segundo semestre de 2011 e a previsão é que no próximo ano esses professores já comecem a trabalhar no novo sistema.

“Esses cursos serão uma forma de revolucionar o interior do Estado. Os alunos não necessitarão mais sair da sua cidade e terão um curso da melhor forma possível. Estes sairão do Ensino Médio já capacitados para o mercado de trabalho”, pontua.

O programa é uma parceria do Governo do Estado, através da SEDUC, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e será implantado em escolas técnicas, agrotécnicas e rurais em todo o Estado.

Fonte: GP1 / Edição: Portal Boca do Povo

MEDICAMENTOS APREENDIDOS PELA PRF

Medicamento hospitalar apreendido sem nota fiscal no município de Buriti dos Lopes
A apreensão foi feita pela PRF e encaminhada para a Secretaria de Fazenda



No plantão da última quinta-feira (25) no município de Buriti dos Lopes, no km 10 da BR 402, estrada que dá acesso ao povoado Ponte do Jandira, por volta das 17 horas, foram apreendidas 3.835 (três mil e oitocentas e trinta e cinco) unidades de mercadorias médico-hospitalares (luvas, coletores, soro, medicamentos e outros) que eram transportadas numa caminhonete TOYOTA / Hilux com placa do Estado do Piauí.

Estes produtos circulavam de Teresina - PI para a cidade de Parnaíba - PI sem a devida cobertura de documento fiscal. A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda local. A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal.
Fonte: GP1 / Edição: Portal Boca do Povo

sábado, 27 de agosto de 2011

O PAPARAZZO ESTÁ DE OLHO!

IMAGEM DO DIA – Pavão é flagrado conversando com populares em Praça de Buriti dos Lopes
O ex-prefeito saiu cedo de casa na manhã deste sábado para “papear” com populares no Centro da cidade

O ex-prefeito de Buriti dos Lopes Antonio Ribeiro Tavares, o afamado “Pavão Misterioso” foi flagrado na manhã deste sábado (27) conversando com populares na Praça Antônio Romão no Centro de Buriti dos Lopes.

O flagrante foi feito pelo nosso repórter cinematográfico Rurik Araújo. Segundo o repórter, Pavão chegou muito cedo a Praça e sentou-se ao banco. Não demorou muito para que o ex-prefeito fosse cumprimentado por quem passava pelo local. Pavão chegou a levantar algumas vezes para conversar em particular com algumas pessoas.
Não conseguimos obter o áudio das conversas, mas, pela descontração parecia se tratar de um papo bem agradável. Será que o homem estava falando sobre sucessão municipal?
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

COLUNA SEMANAL EU LEIO O BOCA DO POVO

EU LEIO O BOCA DO POVO

O Portal Boca do Povo é um blog que inova a cada dia para seus dos leitores. O Portal continua com a coluna semanal EU LEIO O BOCA DO POVO. Esta coluna que vem recebendo fotos de diversos leitores e recebendo elogios dos mesmos e têm sua divulgação todos os sábados.

Você que mora longe dessa região também pode participar. É só nos enviar uma foto em que você esteja acessando o Portal Boca do Povo pelo seu computador ou tire uma foto com o cartão do Portal.

Hoje temos a participação de buritienses que residem na sede do município e na zona rural e também de leitores que residem nos municípios de Murici dos Portelas e Parnaíba. Na foto destaque o casal de namorados Alyssandro e Cinthia.

Tire uma foto mostrando que você está acessando o Portal que nós teremos a honra de publicar, é só enviar para o e-mail do Portal Boca do Povo (portalbocadopovo@gmail.com). Você que mora longe aproveita e faz com que sua família e amigos matem um pouco da saudade.

Participe você também...


A jovem Leilyane Carvalho e o administrador de empresas Tomaz Oliveira

De Barra do Longá a jovem Brenda e o ex-jogador de futebol profissional Valdomiro
Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo e Leitores

APAE - BURITI DOS LOPES

APAE encerra Semana do Excepcional com exposição e lanche aos alunos no D’Guster

Ontem (26) a APAE fez o seu  encerramento da Semana do Excepcional  com uma exposição dos alunos do turno da manhã na Praça Antonio Romão, Centro de Buriti dos Lopes na direção das professoras (Cristiane, Conceição, Izabel e Telriane).

a APAE na responsabilidade das professoras (Conceição, Francisca "Kinkinha", Lulinha e Patrícia) fizeram uma parceria com o Restaurante D’Guster onde proporcionamos aos alunos do turno tarde uma agradável tarde no restaurante onde os alunos mostraram alguns dos trabalhos produzidos, dançaram e tiveram um delicioso lanche. 


 Aproveitamos a oportunidade  para agradecer toda a família D’Guster na pessoa do proprietário do estabelecimento Belmarcos pelo carinho e atenção que você nos disponibilizou.


"A criança com deficiência quebra a cultura da indiferença.
Tenha coragem de ser diferente."

APAExonense você também!
APAE
CAEE Kelvin Kennedy Sobrinho Dourado
Buriti dos Lopes

Informações e fotos: Assessoria da APAE

ANIVERSÁRIANTE DO DIA!

Parabéns Zé Filho!

Quem está comemorando na data de hoje (sábado 27) mais um ano de vida cheio de muita disposição e dedicação à família: é o buritiense funcionário público da Secretária de Fazenda do Estado Piauí José Gomes Leódido Ramos o Zé Filho.
Zé Filho irá comemorar seus 54 anos ao lado de familiares e amigos. O homem desde as primeiras horas da manhã de hoje, já passeava com seu inseparável Triciclo, umas de suas grandes paixões. 
O Portal Boca do Povo aproveita a passagem da data de aniversário de um dos nossos leitores assíduo para desejar toda a felicidade do mundo e muito sucesso ao fazendário. Parabéns!
Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA 26-08


Simpatizantes preparam lançamento de pré-candidatura do Pavão

Foi o que apurou o Portal Boca do Povo durante a semana na cidade de Buriti dos Lopes. Informações dão conta de que uma grande festa organizada por simpatizantes do ex-prefeito Toinho Tavares (Pavão) está marcada para o dia 04 de setembro, data do aniversário de emancipação política do município. Fomos informados também que a festa será o pontapé inicial da pré-campanha do Pavão. Várias lideranças políticas da região deverão comparecer ao evento. Se realmente acontecer o que estão programando, a “chapa” vai começar a esquentar na cidade.

Ex-prefeito João da Cruz aprova a pré-candidatura

Uma fonte nos informou na noite de terça-feira (23) que o ex-prefeito de Buriti dos Lopes João da Cruz de Sousa estaria por trás do evento de lançamento da pré-candidatura de Toinho Tavares. Segundo a fonte, João da Cruz está pensando seriamente na possibilidade de voltar a se candidatar a vereador pela cidade da qual foi prefeito por duas vezes. Só que agora o ex-prefeito iria entrar com força total e pretende andar povoado por povoado em busca de seus votos. Ainda segundo nosso informante, João da Cruz não descarta a possibilidade de apoiar o candidato do partido ao qual ele faz parte. Vale lembrar que o ex-prefeito é filiado ao PSB, partido de Pieca em Buriti.

Batista Brito quer a cabeça de chapa

Foi à informação que chegou ao Editor do Boca do Povo durante a semana. “Batista vem crescendo muito na zona rural do município. A aceitação pelo seu nome aumenta ha cada dia e hoje ele seria o melhor nome para encabeçar uma chapa da base oposicionista de Buriti dos Lopes”, disse uma liderança ligada ao empresário. A liderança nos falou ainda que Batista estivesse empolgado depois que Dra. Gildete desistiu de sair candidata. “Do jeito que o homem ta, eu aposto se ele abre mão para alguém”, afirmou.

Odemil Val tem preferência por Bernildo

Em conversa no último final de semana com o repórter cinematográfico do Portal Boca do Povo, o atual vereador Odemil Val (PTB), manifestou claramente sua preferência pela candidatura de Bernildo Val (PR) a prefeito de Buriti dos Lopes em 2012. “Minha tendência é continuar no grupo ao qual faço parte e digo desde já que minha preferência é pela candidatura do Bernildo dentro do nosso grupo”, falou o parlamentar.

Olavo Machado deverá migrar pro PR

Recebemos uma informação dando conta de que o ex-vereador Olavo Machado atualmente filiado ao PMDB deverá se filiar nos próximos dias ao PR de Bernildo Val. Olavo não estaria satisfeito dentro do atual partido e por isso deverá aceitar o convite do ex-vice-prefeito para se filiar ao Partido da República. Sua saída do partido da prefeita já é dada como certa por alguns aliados. O suplente de vereador tentará novamente buscar uma vaga na Câmara Municipal em 2012.

Liderança declara apoio à pré-candidatura de Pieca

Uma das maiores lideranças da região do Canto do Morro, conhecido como Louro, declarou no último final de semana apoio a pré-candidatura do ex-vice-prefeito Djalma Percy (Pieca) a prefeito de Buriti dos Lopes em 2012. Louro disse está convicto de que Pieca é o melhor nome hoje para governar o município. Na ocasião Pieca também fez um convite para que Louro disputasse uma vaga para o legislativo municipal no próximo ano pelo PSB. O Homem ficou animado com a possibilidade e pretende dá uma resposta ao pré-candidato nos próximos dias.

PTC não vem para Buriti dos Lopes

Depois do lançamento da pré-candidatura de Maria Betânia (ex-Robert Rios) para disputar o cargo de prefeita pela cidade de Domingos Mourão, foram-se embora todas as chances de fundação do Partido em Buriti dos Lopes. O PTC estava sendo pretendido pelo Carlos do Major esposo da atual vereadora Teresa (PMDB). Comentam na rua que Carlos anda muito triste, pois acreditava que Betânia iria se dedicar a campanha de sua esposa no município.

O presidente vai falar!

Está marcada para o próximo mês uma entrevista exclusiva com o presidente da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes Júnior Percy (PTB). A expectativa é que o parlamentar assuma publicamente quem é a sua preferência para a disputa do cargo de prefeito em 2012 pelo município. Júnior foi o terceiro vereador mais votado em 2008 e vem se destacando como uma das grandes surpresas da política buritiense dos últimos anos. Seu posicionamento em público é aguardado com muita atenção por aqueles que postulam uma candidatura a prefeito no próximo ano. Há quem diga que depois que o homem se posicionar, muitos deverão seguir o mesmo caminho.

Senador e deputados receberão Título de Cidadania buritiense

Depois de muita discussão e de alguns vereadores ameaçarem abandonar o Plenário da Câmara Municipal de Buriti dos Lopes na sessão da última quarta-feira (24), enfim os parlamentares entraram num consenso e aprovaram os Títulos de Cidadania ao senador Ciro Nogueira (PP), deputados federais Osmar Júnior (PC do B) e Júlio César (PSD) e para a deputada estadual Juliana Moraes Sousa (PMDB). Os Títulos serão entregues no próximo dia 04 de setembro, data em que o município comemora o seu 78º aniversário de emancipação política. A iniciativa partiu dos vereadores Roberto da Coroa (PMDB), Odemil Val (PTB), Jaqueline Brito (PMDB) e do presidente da Casa Júnior Percy (PTB).

Nato Sobrinho cumpre agenda política em Teresina

O ex-prefeito de Caxingó Nato Sobrinho (PT) cumprirá agenda política na próxima semana na cidade de Teresina na tentativa de buscar mais apoio para sua possível candidatura a prefeito do município em 2012. Nato deverá se reunir com o deputado estadual Robert Rios (PC do B) e com os senadores Wellington Dias (PT) e João Vicente Claudino (PTB). Os três já acenam publicamente pelo apoio ao ex-prefeito no próximo ano. Vale lembrar que Nato recebeu recentemente o apoio do atual vice-governador do Piauí Moraes Sousa Filho (PMDB) de quem já foi aliado no passado.

Murici dos Portelas terá quatro candidatos a prefeito em 2012

Pelo menos essa é tendência de momento dentro do município. A candidatura do ex-prefeito Neto Escórcio (PSB) é irreversível, segundo seus aliados, e surge como um dos nomes mais forte na disputa. A atual prefeita Auridéia Santos (PTB) trabalha nos bastidores para lançar o médico Ricardo Sales como candidato da base governista. Outro que deverá concorrer ao cargo de prefeito nos próximo ano é o administrador de empresa Tomaz Oliveira pelo PC do B, e nas últimas semanas vem crescendo dentro dos movimentos de trabalhadores rural a grande possibilidade da candidatura de Zé do Carrapo pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Façam sua aposta.

Vereadores denunciam falta de merenda em escolas municipais de Caxingó

Os vereadores da base oposicionista de Caxingó procuraram o Portal Boca do Povo para denunciar uma possível falta de merenda escolar na rede municipal de ensino. De acordo com os vereadores, funcionários das escolas já teriam lhes alertados sobre o problema, denunciando que a maiorias das escolas estão sem merenda escolar há algumas semanas. Ainda conforme a denúncia repassada, a merenda escolar já começa a faltar em várias escolas da zona rural. Os vereadores têm recebidos constantemente reclamações de pais de alunos que dizem que seus filhos chegam a suas casas reclamando de que estão com muita fome e que nas escolas só tem água pra beber. Gostaríamos de saber o que a prefeita está fazendo com o dinheiro da merenda escolar?

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo e Jr. Catita