segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

LIVRO DE JOSÉ LUIZ DE CARVALHO

Entidades culturais piauienses prestigiam lançamento do Livro Bury-açu em Buriti dos Lopes.
“O Bury-açu é um pouco de mim, um pouco de cada um de vocês e um pouco de cada pessoa que tem preocupação com a preservação da natureza.” Concluiu o escritor.

Diante de um auditório quase lotado por sócios do Instituto de História, Arte e Letras, IHAL, familiares do autor, convidados da sociedade buritiense e representantes de  academias e institutos de várias cidades, o jornalista José Luiz de Carvalho lançou o seu livro de contos denominado de Bury-açu – O Espírito do Brejo.


Estiveram presentes a  Dilma Ponte da Academia Parnaibana de Letras, APAL, José Itamar de Abreu Costa da  Academia de Letras do Vale do Longá, ALVAL, José Fortes da Academia de Letras da Região das Sete Cidades, ALRESC, Pádua Marques representando o presidente Reginaldo Júnior do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, IHGGP e Adrião Neto da    Academia de Letras e de Belas Artes do Vale do Parnaiba de Floriano. Também estiveram presentes ao evento o superintendente da Secretaria de desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, advogado Bernildo Val e o vereador e poeta Francisco das Chagas Silva.

Na ocasião foram empossados como sócios efetivos do Instituto de História Arte e letras daquela cidade o advogado e presidente da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos, a enfermeira Maria Savina Marques de Sousa, e o ex-inspetor de saúde Francisco de Assis Ibiapina. Na cadeira e na categoria sócios correspondentes os escritores, Thomaz Gomes, Maria do Amparo Coelho dos Santos, José Fortes e Adrião José Neto. 



Na abertura da sessão solene a diretora do Centro Integrado de Educação deputado federal Moraes Souza, Maria Rosa Portela cantou o hino nacional e no fechamento da sessão a professora e acadêmica Nilce Morais, cantou o hino da cidade e o poeta e acadêmico Nenê Calixto declamou uma poesia de sua autoria. Durante a solenidade usaram da palavra, José Itamar, o desembargador Thomaz Campelo, Maria Savina, Antônio Pádua Santos e Francisco Ibiapina.




O presidente do IHAL, Bernardo Lucas Mateus fez a apresentação do autor e o jornalista Pádua Marques fez a apresentação da obra, destacando que o livro Bury-açu é uma conjunto de contos, casos e lendas ambientados da região Litorânea e do Baixo – Parnaíba, com destaque para o conto Bury-açu que trata do despertar da consciência do povo buritiense com relação à necessidade de preservação do brejo do riacho Buriti localizado na região central desta cidade e que ainda possui grande potencial de fauna e flora.



José Luiz de Carvalho durante o evento disse que o Bury-açu é o um ser imaginário que nasceu naquela noite e que irá através dos tempos levar uma mensagem principalmente para as crianças e os jovens, em cujos ombros, recai a responsabilidade da preservação da natureza no futuro. “O Bury-açu é um pouco de mim, um pouco de cada um de vocês e um pouco de cada pessoa que tem preocupação com a preservação da natureza.” Concluiu o escritor.





Ele também destacou que sua obra é uma preocupação   com os  valores  culturais da região norte do Piauí e das cidades do Baixo Parnaíba e com preservação da natureza que se tornou possível graças ao apoio da empresa Tractebel Energia – Usina Eólica Pedra do Sal. Inclusive na ocasião da noite de autógrafos em nome da Tractebel Energia foram doados 40 exemplares do livro para as escolas de Buriti dos Lopes.


Veja outras imagens do evento:















Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Como faz falta um Hospital em nossa cidade tudo que acontece nessa cidade levamos p/ Parnaiba quem é o culpado o povo que elegeu pessoas que não tem um pingo de respeito por Buriti a única obra que essa mulher fez e vai ficar na historia foi o fechamento do Hospital.