domingo, 29 de janeiro de 2012

MONUMENTO "ENCONTRO DAS ÁGUAS"

Reinaugurado em Barra do Longá o monumento em homenagem ao “Encontro das Águas”
Depois de sofrer vários ataques de vandalismo, o monumento que homenageia o “Encontro das Águas” passou por uma reforma e foi transferido para um novo local.

Foi reinaugurado na tarde do último sábado (28) no povoado Barra do Longá, zona rural de Buriti dos Lopes o monumento em homenagem ao “Encontro das Águas” com a presença de vários representantes de academias de letras e instituições. O monumento está localizado na Praça da Igreja de Santa Luzia.

A Fundação Aderson Carvalho e a Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) construíram o monumento em 2007 quando no dia 24 de novembro daquele ano foi inaugurado as margens do rio Longá, com intenção de despertar as consciências das autoridades, entidades e população para a necessidade da preservação dos rios.
Depois de sofrer vários ataques de vandalismo, o monumento que homenageia o “Encontro das Águas” passou por uma reforma e foi transferido para um novo local. A esperança a partir de agora é que o monumento fique livre de alguns vândalos e passe a ser preservado e admirado por populares.
 
Dentre vários intelectuais presentes no evento destaque-se a presença do desembargador Thomaz Gomes Campelo da União Brasileira de Escritores (UBE-PI), do juiz aposentado Dr. Bernardo Lucas Mateus, José Itamar de Abreu Costa da Academia de Letras do Vale do Longá, jornalista José Luiz de Carvalho do Instituto de História Arte e Letras (IHAL), José Fortes da Academia de Letras da Região das Sete Cidades (ALRESC) e Adrião Neto da Academia de Letras e de Belas Artes do Vale do Parnaíba.

O rio Longá, nasce na lagoa do Mato no município de Alto Longá, numa altitude de 150 metros de onde desce em direção ao norte em um curso de 320 km. Na sua viagem passa por vários municípios até chegar em Buriti dos Lopes, onde deságua no rio Parnaíba no povoado Barra do Longá formando um belo espetáculo natural, chamado “Encontro das Águas” de onde irmanados seguem rumo ao Oceano Atlântico.

 


Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

6 comentários:

Junior Val disse...

Este monumento foi erguido em nov/2007, pela Fundação Aderson Carvalho, na qual o sr. Cândido Val, é vice-presidente, insatisfeito, o mesmo diz: não tive conhecimento desta inauguração, li, através deste portal em 28.01, por isso não me fiz presente. Dediquei-me muito a este singelo monumento, com limpeza, abertura de vala para escoamento de água suja que corria em sua direção, roçagem, colocação de piçarra para aterramento, desde que uma vez li no portal Buritiense que ele estava em total abandono, como o meu nome figurava como vice-presidente da Fundação Aderson Carvalho, achei-me responsabilizado para os feitos e deveres cumpridos. Espero que fiquem na memória dos Buritenses e dos Barrenses.

Anônimo disse...

Grande coisa, tudo isso para inaugurar um simples placa!1Poderiam se peocupar era em fazer a barragem ligando buriti a coroa facilitando a vida das pessoas!!!Querem mídia, coitados!!!

Anônimo disse...

Falta barragem,saúde, segurança, é limpeza do povoado, estão peocupado com uma simples placa. Pois as pessoas tem direito de uma vida digna.

Anônimo disse...

pois é pr que o nosso povo Buritiense saiba, aqueles que lá estavam preocupam-se apenas com o bem-estar pessoal e viver nas colunas dos blogs posando de bonzinho sem que saiba que o mais importante que essa besteira de placa seria o trafego sobre as aguas que cruzam os rios. A pergunta que não quer calar é: e quem daqueles granfinos um dia moveu uma palha pra solicitar a barragem permanente?

O senhor Bernardo Lucas Mateus estáva la mais uma vez escorado ao lado do monumento pra sair nas fotos.Dono de um poder aquisitivo financeiro bom e de prestigio politico mesmo sem ter voto,ainda assim não grita com pouca voz que lhe resta pra que a ponte seja feita no encontro dos rios.

Anônimo disse...

tudo bem acredito que quando estivermos mais proximo do periodo eleitoral o Zé Luiz vai dizer que vai é construir a ponte com recursos proprios com a venda do livro que lhe rendeu poucos reais,porque com a quantidade de gente, apenas interessados no coquetel talvez tenha se arrependido de ter feito tal investimento.

Anônimo disse...

Sinceramente esse anonimo das 15:35 é um tremendo invejoso, que não tem inteligencia propria, que vive a criticar o que as pessoas fazem de bom. O Ze Luiz é um Buritiense trabalhador, funcionario publico federal, com uma carreira brilhante, escritor, jornalista, que escreveu o livro bury açu como forma de despertar a conciencia do povo buritiense, pra sua informação o livro vendeu e ainda esta sendo muito vendido, não só em Buriti, como também em Parnaíba, pra você ter uma idéia caro anonimo, quem financiou este livro foi a trectebel uma empresa estrangeira que investe dinheiro no mundo inteiro e que está instalada na pedra do sal, eu acho que você não sabe nem o que é isso, o livro bury açu já passou das fronteiras do piaui a muito tempo, esta espalhado em várias capitais brasileiras, respeite a arte, faça uma critica, mais critique de forma inteligente, leia o livro e veja, opa acho que você não deve nem saber le, com certeza é um daqueles que só sonha com uma portaria na prefeitura, não sabe ver o Buriti grande, Buriti não se resume apenas a esses politicos ladroes não, existem pessoas de valor, como o Zé Luiz, Dr. Bernardo Mateus, entre outros, deixa de ser idiota, você sabe quem são esses da foto, um é o desembargador Tomas Campelo um homem corretissimo de 87 anos que viaja o piaui inteiro valorizando as riquezas culturais de nosso Estado, o outro é um Médico o Doutor Itamar dono do ITACOR, empresário bem sucedido, nascido na cidade de alto longa onde nasce o rio longa seu burro, que se junta ao rio parnaiba na barra do longa, não há nenhum politico ai, apenas cidadãos de bem que fazem a sua parte da maneira que podem fazer para defender a ecologia e valorizar as suas raizes....fica o recado