sábado, 28 de janeiro de 2012

NA ZONA RURAL DE BURITI DOS LOPES

Monumento em homenagem ao “Encontro das Águas” será reinaugurado hoje à tarde em Barra do Longá
Vários representantes de academias e institutos estarão presentes.

Embora ainda não tivesse sido passado para divulgação na imprensa, na tarde deste sábado (28) será reinaugurado o monumento em homenagem ao “Encontro das Águas”, no povoado Barra do Longá, 9 km de Buriti dos Lopes.

O pequeno monumento foi inaugurado no dia 24 de novembro de 2007 próximo ao rio Longá (foto), onde sofreu vários ataques de vandalismo, por esta razão foi retirado e transferido para a Praça da Igreja de Santa Luzia naquele povoado.
Vários representantes de academias e institutos estarão presentes, José Itamar de Abreu Costa da Academia de Letras do Vale do Longá, Bernardo Lucas Mateus e José Luiz de Carvalho do Instituto de História Arte e Letras, IHAL, José ALVAL, José Fortes da Academia de Letras da Região das Sete Cidades, ALRESC, Adrião Neto da Academia de Letras e de Belas Artes do Vale do Parnaíba de Floriano e o desembargador Thomaz Gomes Campelo da União Brasileira de Escritores UBE-PI.

Por: José Luiz de Carvalho para o Portal Boca do Povo

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns zé luiz pela bela iniciativa. vc é um caro preocupado com a cultura local.

Júnior Val disse...

Novembro/2007, a pedido do Dr. Itamar,eu JÚNIOR VAL E ZÉ LUIZ, erguemos este tão singelo monumento, denominado encontro das águas, semprei achei inadequado o local, mas tinha certeza que o local certo é hoje onde se encontra. Certa vez lendo o portal Buritiense, onde dizia que o citado monumento encontrava-se em total abandono, como o meu nome figurava, procurei conservá-lo, com limpeza, roçagem, abertura de vala para escoamento de aguas com mau cheiro que descia em sua direção. Ontem dia 27, passando no centro lá em Buriti, fui surpeendido por Senhor, dizendo Cândido o monumento não se encontra mais no lugar, então mesmo sem tempo disponível, fui até a Barra, dirigi-me pra o local onde pensei que poderia estar, lá quando vi, fiquei aliviado. Quando abro este portal, deparo-me com esta manchete de reinauguração, para hoje a tarde, tomei um susto, sem que tivesse tido pelo menos um pequeno aviso, sobre o referido evento. Aqui deixo minha inconformação, haja visto, as minhas colaborações, dedicação, disponibilização, ajudas, até mesmo financeira. Que este marco histórico fiquem para sempre na memória dos Buritienses e Barrenses, meu muito obrigado.

Anônimo disse...

Temos que conservar este monumento. Parabéns aos idealizadores.