quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CADÊ AS EQUIPES?

PSF é alvo de muitas reclamações no município de Buriti dos Lopes
A população carente que deveria ser assistida por esses profissionais vem sofrendo constantemente pela falta de auxílio médico.

O Programa Saúde da Família (PSF) foi uma estratégia criada pelo Governo Federal para levar o médico até as famílias, fazendo o atendimento e a prevenção de doenças.

Porém temos observado que os médicos não vêm cumprindo a carga horária de 08 horas diárias que é estipulado pela portaria ministerial. Em muitos municípios eles não realizam as visitas domiciliares e muito menos os grupos operativos, o que contribui para o declínio do programa.

Nas últimas semanas temos recebidos diversas denúncias de populares dando conta que no município de Buriti dos Lopes o PSF há tempos que não vem funcionando como deveria. A população carente que deveria ser assistida por esses profissionais vem sofrendo constantemente pela falta de auxílio médico.

Outra informação que nos foi repassada é que o dinheiro é repassado para o município e este não vem cumprindo com suas obrigações. A administração municipal fecha os olhos pro problema e finge que vai tudo uma maravilha, quando na verdade a Saúde Pública em Buriti dos Lopes vai de mal a pior.

Um agente comunitário de saúde deste município foi indagado pelo Portal Boca do Povo se as equipes do PSF em Buriti dos Lopes estão funcionando corretamente. Olha a resposta do ACS que pediu anonimato: “faz muito tempo que não vejo essas equipes funcionando e olha que eu ando um pouco por aí. Em Buriti, acho que é mais um programa de faz de conta”, disse.

Deixamos então uma pergunta para os nossos leitores: será que o PSF funciona em nossa cidade?

Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

13 comentários:

Anônimo disse...

varias equipes eram pra funcionar aqui no Buriti só que infelizmente isso não acontece também por culpa do médicos que não querem dar o plantão correto.

Anônimo disse...

ISSO É BEM PORQUE ELES QUEREM ECONOMIZAR DINHEIRO PRA CAMPANHA. É BOM FICAR DE OLHO ABERTO COM ESSE PESSOAL PORQUE ELES NÃO ESTÃO PRA BRINCADEIRA.

Anônimo disse...

Medico do PSF não é para dar plantão e sim fazer o atendimento visando a prevenção de doenças e a promoção da saúde da população de uma determinada área do municipio. Quanto as visitas domiciliares devem ser feitas apenas para pessoas acamadas.Em muitos municípios, como Teresina, o médico do PSF trabalha 20 horas por semana.

Anônimo disse...

ESSE PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA(PSF) REALMENTE SÓ FUNCIONA NO PAPEL AQUI EM BURITI DOS LOPES, NÃO SEI MESMO COMO A SECRETARIA DE SAÚDE ESTA CONSEGUINDO FAZER A PRODUÇÃO PORQUE NA VERDADE EXISTE ÁREAS QUE ESTÃO DESCOBERTAS A MAIS OU MENOS 6 MESES COMO É O CASO DA ZONA RURAL EX: REGIÃO DO ESPIRITO SANTO DE CIMA,COROA DE SÃO REMIGIO, ESTREITO E OUTROS,NO ESTREITO QUEM TAVA FAZENDO ATENDIMENTO ERA O DR.RICARDO SALES SÓ QUE VOLUNTÁRIO.OS PROFISSIONAIS NÃO QUEREM VIM TRABALHAR AQUI POR QUE A PREFEITA PAGA UMA MISÉRIA, SEM SE FALAR QUE O CAOS QUE SE ENCONTRA NA SAÚDE DENTRO DESTE MUNICÍPIO É TÃO E SOMENTE SÓ CULPA DA PREFEITA QUE NÃO VALORIZA SEUS FUNCIONÁRIOS E É POR ISTO QUE OS PROFISSIONAIS NÃO QUEREM TRABALHAR AQUI EM NOSSA CIDADE, SEM SE FALAR NAS HUMILHAÇÕES.

Anônimo disse...

minha mãe nunca recebeu uma visita de equipe nenhuma e muito menos desses agentes de saúde.
acredito eu que em buriti era pra ter pelo menos umas 6 equipe do psf. o problema é que aqui tudo começa e termina errado.

Anônimo disse...

PODE SER QUE O PREFEITO PEDRO AJEITE ESSE PROBLEMA. PORQUE A IVANA NAO DEU CONTA E TEVE QUE PEDIR AJUDA PROS UNIVERSITÁRIOS PRA SALVAR O GOVERNO DELA. RSRS

Anônimo disse...

Eu ñ tenho q/ falar do meu agente Islanda ela ñ falta em nossas casas ela sim trabalha faz o seu papel pena, q/ alguns sejam inrresponsáveis e ñ cumpram com seu papel, e tem agente q/ ñ gosta dela porke nós falamos bem dela e eles ficam com raiva.Como q/ eles fazem p/dar conta do serviço no final do mes?Algem precisa vê essas denuncias pois na fila da loterica só vejo gente se reclamando q/faz meses e até anos q/ o agente deles ñ vai lá.Quanto levar o medico nas casas ela leva, se precisar. Sempre procura fazer seu trabalho excelente .Como ela as vezes repete e p/ningem pegar no pé dela e quando for reclamar ter direito pois faz su serviço direitinho.

Anônimo disse...

Médico do PSF é p/ trabalhar todo dia e fazer visitas de prevenção coisa q/ aki ñ aconteece,é para visitar os idosos,acamados e deficientes e atender todos sem procurar saber de q/ area é pois doença ñ tem hora p/ acontecer,pois 7 anos atrás funcionava tinhamos visitas de enfermagem a todos hipertensos e diabeticos e eramos mas bem atendido nos postos de saude.Hoje voce chega lá as atendentes nem perguntam nada as vezes se tem algum agente é ke procura saber o ke a gente ker, p/ mim e´humilhante porke nós pagamos elas p/ nos atender bem,Antes nós erámos mas recpicionados ao chegar nos postos p/ ser atendidos.

Anônimo disse...

O ke a população tem ke fazer é denunciar seu agente p/ colocar outro ke keira TRABALHAR pois o trabalho deles é fazer visitas de prevençaõ e de acompanhamentoa pacientes acamados e ke tenham alguma doenca q/ precisa ser monitorada coisa q/ alguns ñ faz, todos ñ podem pagar pelos os inrresponsáveis ke sabem qual é o seu papel mas ñ cumprem resta voce air denunciar. Quanto visita médica nem se fala pois médico ñ gosta de visitar talvez ñ saiba o ke É UM PSF.

Anônimo disse...

ME DESCULPEM MAIS AGENTE DE SAÚDE NÃO TEM CULPA DAS 8 EQUIPES DE PSF NUM FUNCIONAR, POIS QUANDO É SOLICITADO UMA VISITA NÃO TEM CARRO OU O MÉDICO QUE JÁ GANHA POUCO E QUANDO TEM NOS POSTOS, NÃO QUEREM IR, ESSAS 8 EQUIPES SÓ EXISTEM NO PAPEL, É APENAS UMA DAS MUITAS MAQUIAGENS QUE EXISTE NESSE GOVERNO DO MUNDO ENCANTADO DO FAZ DE CONTAS, PORQUE ATE O PREFEITO DA CIDADE É UM HOMEM QUE NINGUÉM NEM CONHECE VOTAMOS NUMA PESSOA E QUEM ESTA COMANDO É OUTRA.

Anônimo disse...

O PSF NUNCA FUNCIONOU EM BURITI PORQUE NÃO É DE INTERESSE DA PREFEITA. ELA NÃO PRECISA DA SAÚDE PÚBLICA O QUE QUE ELA VAI QUERER FAZER ESFORÇO PRA ISSO FUNCIONAR CORRETAMENTE.
O NEGÓCIO DELA É ECONOMIZAR E PRONTO. MÉDICO POR AQUI É SÓ UM FAZ DE CONTA.

Anônimo disse...

Na ekipe do DR.NARCISO,a um tempaõ q/ ñ tem médico,nos interior tambem ñ tinha, e o dinheiro dos medicos kem ficava?Porke mesmo sem medico o dindin entra, e air?Será ke este dinheiro tá sendo desviado?O MINISTERIO DA SAÚDE precisa saber disso.Onde estar estes recursos q/ entraram e ñ tinha medico nas ekipes?Senhores veriadores ñ sejam conivente com a situação o povo botou vcs air p/ fiscalizar,então cumpram o seu papel e responda ao povo.O povo ñ e besta.A internet ta air é p/ isto.O POVO KER SABER.

Anônimo disse...

temos que acrescentar que alguns profissionais (enfermeiros e atendentes) tem fichas reservadas e quem chega cedo pra ser atendido tem que voltar pra casa.Isso é um absurdo.