sexta-feira, 9 de março de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (09-03)


Chico Braga poderá ser o vice na chapa de Júnior Percy

Pelo menos foi essa a notícia que conseguimos apurar durante a semana depois que foi veiculada uma nota no blog parnaibano “Portal doJunnior”. A informação teria partido do professor Rarison, este um dos membros do PSC Regional que é comandado em Buriti dos Lopes pelo ex-vereador Chico Braga. Ainda segundo a informação, Júnior Percy (PTB) seria o candidato a prefeito e Chico Braga seu companheiro de chapa. Professor Rarison é um antigo articulador político de Mão Santa e teria agora a missão de fortalecer o partido na região para as eleições de 2012.

Pieca participa de aniversário dos 32 anos do PT em Parnaíba

Depois de receber o convite de lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de Buriti dos Lopes para participar da festa de comemoração aos 32 anos de fundação do partido, o ex-vice-prefeito e pré-candidato a prefeito pelo município Djalma Percy o Pieca (PSB) e sua esposa e vice-prefeita Elcira Percy (PSB), fizeram questão de está no evento festivo dos petistas. Pieca aproveitou para conversar com o senador Wellington Dias (PT), com a suplente Regina Sousa (PT) e com o deputado Jesus Rodrigues (PT) na tentativa de formar uma grande aliança em Buriti dos Lopes com a presença do PT para derrotar o grupo da atual prefeita. Pieca recebeu um sinal verde dos petistas e as negociações para uma grande formação política já estão quase concluídas.

PT de Buriti dos Lopes deverá seguir com a oposição

O racha entre petistas e governistas que já deveria ter acontecido há muito tempo, se dependesse de alguns filiados do Partido dos Trabalhadores em Buriti dos Lopes parece que realmente já aconteceu. A presença dos pré-candidatos a prefeito Pieca (PSB) e Batista Brito (PC do B) no evento do PT em Parnaíba animou os petistas de olho numa grande aliança para as eleições desse ano no município. O vice-presidente do partido nos informou que um racha é inevitável e que o PT deverá seguir mesmo com a oposição. A notícia já tomou de conta das rodas políticas da cidade e caiu como um balde de água fria na disposição dos governistas que investiam numa tentativa de segurar o partido na base aliada da prefeita municipal. Esse parece ser mais um partido que não aguentou as pressões populares e abandona o barco governista.

Petistas buritienses nunca foram valorizados pela atual administração

O certo é que o PT de Buriti dos Lopes tem uma queixa muito grande com a atual administração. O partido que mais cresceu nos país nos últimos anos, simplesmente é visto com outros olhos pela atual administração municipal. Muitos deles dizem abertamente que o partido não é valorizado pela administração e que com isso, estão sofrendo desgaste político. Os petistas reclamam da falta de autonomia para implementar as políticas de caráter social que o partido defende para a área. Vale lembrar que o Partido dos Trabalhadores também foi um dos grandes fieis da balança na primeira eleição vencida pela atual prefeita e continuou no grupo na campanha de reeleição. Sem serem valorizados, os rumos tendem serem outros daqui pra frente.

Candidatura de Bernildo Val seria irreversível em Buriti dos Lopes

A notícia já está em todos os cantos do município, e até estratégia eleitoral já foi montada pelo grupo liderado pelo ex-vice-prefeito e pré-candidato a prefeito em Buriti dos Lopes Bernildo Val (PR) para sua campanha rumo ao Palácio da Cidade neste ano de 2012. Aliados asseguram que Bernildo será candidato e que os mesmos não abrem mão da candidatura do advogado para prefeito. Para muitos, Bernildo seria o mais experiente hoje dentro da base governista e dispõe de uma grande amizade com o vice-governador Zé Filho (PMDB) que deverá ser o fiel da balança na escolha do candidato da base da prefeita.

Clima de união para vencer as eleições em Buriti dos Lopes

Há muito tempo não se via em Buriti dos Lopes um clima de união entre os partidos políticos, como o que vem tomando conta da cidade nas últimas semanas nos políticos que fazem oposição à administração “o povo mais forte”. Todas as agremiações partidárias começam a viver esse clima com o objetivo de vencer as eleições deste ano. Vários partidos políticos estão se reunindo e fortalecendo os laços. A ideia é formar um “blocão” e polarizar a disputa eleitoral. Todas as lideranças da oposição estão com bastante maturidade e entendem que é preciso união, independente de quem seja o candidato, para vencer as eleições de Buriti dos Lopes em 2012.

Oposicionistas buritienses falam em ‘grande coligação’ para 2012

Lideranças do grupo de oposição tem afirmado que não haverá divisão para as eleições deste ano em Buriti dos Lopes. Uma ‘grande coligação’ que deverá unir pelo menos 11 partidos está caminhando no rumo certo. Os partidos seriam: PDT, PV, PRTB, DEM, PSDB, PSB, PC do B, PPS, PHS, PRP e PT com a possibilidade da chegada de mais um ou até dois partidos para compor o famoso “blocão”. Em conversas com o Boca do Povo o vereador Das Chagas diz acreditar que é chegado o momento de mudança na cultura política buritiense e é preciso a união de todos esses partidos que estão insatisfeitos com o atual modelo administrativo implantado em Buriti dos Lopes para juntos trabalharem por um Buriti mais justo.

Quem aposta em racha dos governistas?

De olho nas decisões da prefeita de Buriti dos Lopes Ivana Fortes (PMDB), o Portal Boca do Povo tem sondado preliminarmente várias siglas na cidade. Nem mesmo aliados governistas têm escapado das investidas do blog na busca por informações. Depois de muito se ouvir, nós e outros analistas estamos chegando à conclusão de que a aliança de sustentação composta por cinco partidos (PMDB, PTB, PR, PSD e PSC), sofrerá racha após a chefe do Executivo anunciar o escolhido para concorrer ao pleito eleitoral deste ano. Ao que tudo indica a prefeita já possui o candidato que ela escolheu e também tem um plano B, que será para alguma eventualidade. Outro fato que verificamos é que alguns políticos governistas estão soltos pela cidade com intuito de verificar quais legendas têm pré-disposição em manter negociações para construir aliança para 2012. Se não souber articular, a prefeita entrará na campanha com meia dúzia de políticos.

Antonio Renato será novamente candidato a vereador

As eleições municipais estão chegando, cada partido já está se mobilizando para fazer as coligações e tomar as decisões sobre os nomes dos futuros candidatos. O PSB de Pieca terá como concorrente ao cargo de vereador novamente, o ruralista Antonio Renato do povoado Estreito. “Um dos principais motivos que me levaram novamente a tomar esta decisão é minha indignação com essa administração municipal, temos que fazer algo para mudar a situação que se encontra nosso município”, disse o pré-candidato. Essa é a segunda vez que Antonio Renato concorre em uma eleição, em 2008 o pré-candidato ficou como 1º suplente de sua coligação.

Pré-candidato Nato Sobrinho recebe apoio de deputados federais petistas

Parte da bancada federal do PT do Piauí manifestou na última sexta-feira (02) apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Nato Sobrinho (PT) à Prefeitura de Caxingó nas eleições deste ano. Nato esteve na festa dos 32 anos do PT em Parnaíba e conversou por bastante tempo com os deputados federais Jesus Rodrigues (PT) e Assis Carvalho (PT) que garantiram total apoio na candidatura do petista. “É muito importante mobilizar o pessoal petista e principalmente os deputados federais de nossa bancada. A eleição não vai ser moleza. Muita coisa vai acontecer daqui até lá. Depende de nossa coragem, da nossa mobilização e da nossa capacidade de inovar e de enfrentar os desafios. Por isso é necessário à ajuda de nossos companheiros para poder vencer as próximas eleições”, disse Nato.

Prefeita articula candidatura de Dr. Ricardo em Murici dos Portelas

O médico Dr. Ricardo Sales deverá ser apresentado nos próximos dias pelo grupo liderado pela prefeita de Murici dos Portelas Auridéa Santos (PTB) como pré-candidato a prefeito pelo município com apoio dos governistas. O médico está sendo considerado como o melhor nome para disputar as eleições municipais deste ano. A eleição deverá ser mesmo polarizada entre o grupo do ex-prefeito Neto Escórcio (PSB) e o grupo governista liderado pela prefeita municipal. Auridéa inclusive já estaria conversando com outros partidos na busca de realizar um bom arco de alianças em torno no nome de Ricardo Sales. No entanto, as definições serão tomadas depois de uma boa conversa com o atual vice-prefeito Raimundo Sales (PPS) pai do médico.

Inácio Portela é anunciando como pré-candidato a prefeito de Caraúbas em encontro do PT

Durante o encontro dos petistas na cidade de Parnaíba na última sexta-feira (02) em comemoração aos 32 anos do PT. O locutor oficial do evento ao anunciar as caravanas presentes, citou o nome do sindicalista Inácio Portela (PT) como pré-candidato a prefeito de Caraúbas do Piauí. Inácio estava no evento na companhia de seu filho Izalmir Portela e no momento do anuncio, reservou-se apenas em soltar um largo sorriso. Portela já foi candidato a prefeito por Caraúbas em outras quatro ocasiões e parece que ainda dispõe de forças para disputar as eleições municipais pela quinta vez. Será?

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

36 comentários:

Henrique Costa disse...

Suas afirmações estão absolutamente corretas.
Os partidos de oposição estão construindo um clima de união, todavia em todos os partido tem um bom pre-candidato, que esteja se colocando a disposição.

Na situação, parece que alguns apaixonados imaginam que a Ivana tem uma varinha de condão que fará seu prefeito, ou que a Ivana fará com que todos a apóiem mesmo com toda a sua impopularidade.
Essa senhora agindo assim, quebra o clima de união que existia entre eles e entrega a eleição para a oposição.

Raimundo Neto disse...

Boca do Povo, o pessoal continua a procura de atendimento Médicos na rede Pública de Saúde de Buriti, e não tem, pelo menos para conseguir uma consulta para comprar medicamento, já que o Município também não possui tal raridade, tem muita gente enferma neste Município, e nada tá sendo providenciado,
Cadê as autoridades responsáveis,
Cadê o conselho de saúde,
Cadê a população,

Será que só possui providencias e recursos e gastança para outros meios obscuros? Isso é uma vergonha...

Francisco Mendes disse...

Vamos lá, vamos recapitular E refletir sobre essa tal união (GRUPÃO)contra a Ivana: tem o Batista, o Pavão, o Pieca, o Juscelino, o DaChaga, a Iranilde e agora o PT,... e todos eles tem seu respectivos grupos políticos, certo? e só precisam de um fantoche pra colocar a frente de uma candidatura?... é TAMOS FERRADOS! Se já estamos sendo lesados, com estes ai seremos é massacrados! adeus Buriti, vou pro Girau!!!!!

Flavio Santo disse...

SABIA DECISÃO ESSA DOS PETISTA, PORQUE CHEGA DE TANTA HUMILHAÇÃO.

Pedro Firme disse...

em caraubas só dar manel ananias esse inácio é muito fraco.

Manoel francisco disse...

Essa prefeita não elege o sucessor dela nem na china,prefeita renuncie pois é melhor que faz para buriti.Buriti não aguenta mais sofrer com seus desmandos.

Hercules disse...

No momento que a prefeita indicar o candidato dela metade do grupo raxa,pois tem gente da situação ja negociando com a oposição,estã só caladinhos esperando o momento certo para cair desse titanic que irá afundar nas próximas eleições municipais.Prefeita tem gente que vai lhe sugar até o último minuto e depois vai cair fora e se unir a oposição,preste atenção na sua decisão,pois vc já está sendo traida.

Pedro Portela disse...

Acho muito dificil o seu raimundo sales abrir mão pro Dr. Ricardo em murici dos portelas

BERNARDO JUNIOR disse...

MURICI ESTÁ COM DR. RICARDO E NÃO ABRE RUMO A VITÓRIA DO DIA 07 DE OUTUBRO.

Jorge Mesquita disse...

Vai ser difícil a prefeita fazer seu sucessor. Buriti vai respirar ar de liberdade com o nosso novo prefeito que vai vir da oposição.

GILBERTO CARVALHO disse...

PT DE BURITI DOS LOPES TEM SIM CAPACIDADE DE ENFRENTAR E VENCER ESSE GOVERNO DA MENTIRA, DE FALSAS PROMESSAS A DITADURA ACABOU JÁ FAZ MUITO TEMPO. AGORA É A VEZ DO POVO.

PAULINHO NUNES SP disse...

QUEM VAI ENGOLI ESSA BOMBA,A DERROTA DA SITUAÇAÕ TA CERTA,FAMILIA DE FUNCIONARIO E DE VEREADORES NÃO GANHA ELEIÇÃO.

Paulo Cesar disse...

A rejeição dos tres pre candidato da prefeita é sem limites. Eles pensam que ela vai gastar dinheiro publico com eles. Ela sabe que eles não descolam. Podarco de urubu não dar fruto, água de esgoto ninguel bebe, mandacaru naõ dar encosto nem sombra.

Carlos Queiroz Jr. disse...

Essa prefeita de caxingó está mais queimada do que a Ivana no Buriti.

Ciro Sousa disse...

Sardião tu não ganha nem para presidente da colonia de pescadores de Buriti.

Neuma Costa disse...

Caro amigo Pieca,
Parabéns pela coragem e persistência,quando queremos alcançar um objetivo e o que primeiro precisamos é de corajem e fé, depois as parcerias. Graças a Deus isso é o que não falta em você. Alguns comentários sem fundamentos na rua dar pra ver que é de pessoas despreparadas e que não sabem o que quer dizer. Política, democracia, respeito e igualdade. Acredito que você vai mostrar para todos que você foi à melhora escolha.

CARLOS FILHO disse...

POR ESSA VC NAO ESPERAVA, NAO É MESMO PREFEITA? KKKKKKKKK
PT CAINDO FORA É TODO MUNDO MESMO
AGORA AGUENTA.

José Luiz disse...

É chegada a hora de somar forças em torno de algo verdadeiramente palpável. A candidatura do Djalma Percy, é de fato viável e oportuna. Buriti dos Lopes precisa de uma renovação no âmbito político, saindo (de uma vez por todas) do labirinto constituído no atraso e a melancolia ditatorial de uns poucos já muito conhecidos pelos cidadãos buritienses. Estes poucos, acreditam que o povo não teria opção, se não ser obrigado a engolir um ou outro que ela quisesse...
Engano destes poucos (mixórdias).
Não é preciso esforço algum para comprovar a capacidade e a vontade de fazer o melhor para quem mais precisa nesta cidade, o Pieca (como é muito conhecido) tem uma história maravilhosa de zelo com nossa comunidade, trabalhador e guerreiro incansável pela ordem, a moral, a ética e as boas práticas na defesa da dignidade humana.

Djalma, conte com o meu apoio para esta grande caminhada. Com muita fé e esperança num futuro mais igualitário para todos nós.

ROBERTO SILVA disse...

BERNILDO VAL, VC SERÁ O NOVO PREFEITO DE BURITI DOS LOPES.
PARABÉNS!!!!!!

Leo Carlos disse...

Parece que tem gente morrendo de medo da candidatura do Junior Percy!!!

EVANDRO CARVALHO FREITAS disse...

ESTAMOS PRECISANDO DE UMA TERCEIRA FORÇA NA POLITICA DE BURITI DOS LOPES, E O NOME DO PIECA COM CERTEZA VAI SER UM BOM NOME PARA QUE NÓS POSSAMOS ESQUECER OS TAVARES E OS FORTES. CHEGA DESSAS DUAS FAMÍLIAS MANDANDO EM POLITICA NA NOSSA CIDADE. PRECISAMOS DE NOVAS IDEIAS, TRANSPARENCIA E DEMOCRACIA. CHEGA DE DESMANDO, DITADURA E DESCONHECIDOS MANDANDO EM NOSSA TERRA. PIECA MONTE SEU GRUPO E TENHA CORAGEM PRA SAIR CANDIDATO PORQUE A OPOSIÇÃO VAI QUERER ARMAR PRA CIMA DE VOCÊ. SEU NOME É O MAIS POPULAR E O ÚNICO CAPAZ DE DERROTAR O CANDIDATO DA PREFEITA.

Rosa Feitosa disse...

Buriti dos Lopes está precisando de um canditato que pense apenas no crescimento do seu município; que não vise outros interesses.

FRANCISCO JUNIOR disse...

O PT ESTÁ DANDO O TROCO A QUEM NUNCA O VALORIZOU COMO DEVERIA. QUANTAS VEZES ESSA PREFEITA NUM JÁ DESRESPEITOU OS COMPANHEIROS TANTO DE BURITI COMO A NÍVEL ESTADUAL. VALEU COMPANHEIRADA PELA DECISÃO DE ROMPIMENTO COM ESSE GRUPO.

Júnior Val disse...

Continuo e insisto, voto na oposição e é no melhor candidato, ao meu ver, que tiver condição de derrotar o candidato que esta prefeita tiver a coragem de indicar, não tenho bola de cristal, mas tenho sinceridade, honestidade, amizade, e visão de saber quem é o melhor, haja vista, nas últimas eleições no candidato que votei saiu vitorioso, pena que depois não sabem dar valor, mas, para frente é que se vai, mas uma vez vou ter sucesso em minhas realizações.

VITOR GONÇALVES disse...

ESTES POLÍTICOS QUE ESTÃO EM FIM DE MANDATO NÃO DEMONSTRA UM PINGO DE COMPROMISSO COM O POVO E É POR ISSO QUE SOU A FAVOR DE UM REVEZAMENTO DE PREFEITOS NA REGIÃO. VAMOS COLOCAR PRA GOVERNAR QUEM NUNCA ESTEVE SENTADO NA CADEIRA E NUNCA ESTEVE COM A CANETA NA MÃO, PRA VÊ SE SURGE ALGUMA ESPERANÇA PRA ESSE POVO.

Raimundo Silva disse...

Se for verdade mesmo a saída do PT da base aliada, é uma verdadeira paulada nos planos da situação, pois os petistas somaram muitos votos na última eleição, só pro candidato do Pimpim foram 500.

Ari Damasceno disse...

Ari Damasceno Disse: Se alguém, com o mínimo de decência e bom senso julga que há, ou atribue alguma virtude em Bernildo pelo fato ser amigo desse tal Zé Moraes retire isso. Ser amigo dessa gente, não é coisa boa. Ah, outra coisa: o Bernildo passou na OAB? Abraços aos amigos do bem!

Bernardo José Silva disse...

Volto a dizer que a oposição buritiense está com a faca e queijo nas mãos pra ganhar as eleições. É só baixar a bola de alguns e escolher o nome certo que vencerá facilmente, já que o povo está saturado dessa administração.

ANA REGINA disse...

JUNIOR PERCY ADMIRO VOCE DEMAIS POR SER JOVEM CHEIO DE CORAGEM E MUITA GARA;NÃO TENHA MEDO POIS SUA ESTRELA VAI BRILHAR MUITO E INCOMODAR MUITA GENTE AINDA NESTA POLITICA DE BURITI DOS LOPES VOCE E UNICO QUE MERECE OPORTUNIDADE NESTA ELEIÇÃO DE 2012 TENHA FE EM DEUS QUE VOCE VAI VENCER E BONITO.PARABENS E SEJA OTIMISTA.

Carla Amorim disse...

eu acredito que já está na hora de dar um credito ao SR. Bernildo Val, pois é um cidadão de Buriti dos Lopes. e quem sabe. de repente pode até fazer algo pela nossa população tão sofrida! os outros que vêm de fora só querem encher o bolso... e a população que se dane!

CARLOS AUGUSTO TORRES disse...

QUERO LHES FALAR UMA COISA.
O PT "DO BURITI" NÃO ABADONOU A IVANA, ELES APENAS SUGARAM O MÁXIMO E COMO ELA JÁ ESTÁ EM FINAL DE MANDATO VÃO PARA OPOSIÇÃO PARA SUGAR LÁ TAMBÉM. ELES SÃO OS VERDADEIROS TRAIDORES DO WELLINGTON DIAS, VOTARAM TODOS NO MÃO SANTA NAQUELA ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR.

Marcos Sousa disse...

Só tem um homem capaz de juntar toda a oposição e esse se chama Pavão.
Se o Pieca for candidato o Juscelino apoia o irmão dele.
Se o Batista for candidato o Pieca se lança candidato separadamente.
E alem do mais, quem verdadeiramente tem força politica e faz medo à prefeita é o Pavão, queiram ou não queiram.

Júnior Val disse...

Júnior Val, reafirma: com toda lucidez, que tem e experiência, vejA o que aconteceu nos últimos mandatos, foi feito uma reunião de vésperas em sua residencia na época em que o Sr. Toinho era candidato, dessa reunião o Bernildo saiu candidato a vice-prefeito e ganharam as eleições. Como o Senhor prefeito não apoiou o Bernildo a prefeito, ele deu uma pausa e ficou a observar. Depois veio a próxima, foi feito uma reunião na casa de um irmão dele, e foi dado apoio a prefeita que aí estaro: Na época, Ivana tenho fé que em minha casa, irá da sorte, assim como na casa do Cândido, deu certo. Quem ler e estava presente, pois, tinha várias pessoas, lembrará, hoje esta se passando 7 anos, porém não estamos mais na mesma caminhada, por que tenho censo, e muitas das vezes costumo dizer: quando não me ver mais no grupo, alguma coisa está acontecendo, vou saindo de fininha e de repente resolvo o que é melhor para mim. Grato e muito obrigado pela leitura.

adriana santos disse...

dr ricardo nao tem maturidade suficiente para assumir uma prefeitura.o povo se ilude com pequenos favores de saude q ele oferece.pobres eleitores,nao enxergam que ele é uma sombra da bela administraçao de auridea portela.cuidado eleitores nao se vislumbrem com essa simplicidade forçada!!!

José Luiz de Carvalho disse...

Disse:
José Luiz de Carvalho...
tenho mantido um bom relacionamento do todos os pré-candidatos a prefeito de Buriti dos Lopes, pois todos são meus amigos. Todos são pessoas dignas da confiança do povo,
entretanto, do ponto de vista de compromisso político, estou livre para ser candidato ou não. É a decisão minha e do povo livre do Buriti.
Vocês estão lembrados na eleição para deputado estadual... quando Eu lutei praticamente sozinho, contra a força da "GRANA" dos outros ricos e poderosos candidatos de outras cidades.
ASSIM O BURITI NÃO CONSEGUIU TER o SE DEPUTADO!

José Luiz de Carvalho disse...

José Luiz de Carvalho disse...

SOBRE A ELEIÇÃO DE 2012

"Tenho mantido um bom relacionamento com os pré-candidatos a prefeito de Buriti dos Lopes, pois todos são meus amigos.(Respeitando as diferenças partidárias).
São pessoas dignas da confiança do povo, entretanto, do ponto de vista de compromisso político, estou livre para ser candidato ou não. POSSO APOIAR ALGUEM! É uma decisão minha e do povo de Buriti.
Vocês estão lembrados da eleição para deputado estadual?
Naquela campanha, EU lutei praticamente sozinho, contra a força da "GRANA" dos ricos e poderosos candidatos de outras cidades.
ASSIM O BURITI NÃO CONSEGUIU TER O SEU DEPUTADO ESTADUAL!