sexta-feira, 30 de março de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (30-03)



Deputada Juliana Moraes Sousa candidata a prefeita de Buriti dos Lopes?

Uma notícia que circulou no meio político parnaibano na última semana dizia que a deputado estadual Juliana Moraes Sousa (PMDB), poderia ser candidata a prefeita pelo município de Buriti dos Lopes nas eleições deste ano, pelo grupo da prefeita Ivana Fortes (PMDB). A informação foi repassada pelo blogueiro Junior Catita ao repórter cinematográfico Rurik Araújo deste Portal. De acordo com o blogueiro, a deputada teria transferido seu domicilio eleitoral para este município ainda no ano passado e estaria guardando tal segredo a sete chaves. Juliana é esposa do vice-governador Moraes Sousa Filho (PMDB). O Portal Boca do Povo tinha a intenção de perguntar a deputada se os boatos tinham fundamentos, só que a mesma não compareceu a Regata de Canoas da Lagoa Grande de Buriti, então ficamos impossibilitado de fazer a pergunta. O Portal informa que está aberto para qualquer pronunciamento da parlamentar ou de sua assessoria.

Ex-prefeito Toinho Tavares quer que pesquisa interna defina candidato da oposição

O Portal Boca do Povo recebeu uma informação de que o ex-prefeito Toinho Tavares o Pavão (PV), vem defendendo a tese de que o candidato da oposição seja definido depois de uma pesquisa interna dentro do grupo, com todos os pré-candidatos que hoje fazem parte da base oposicionista no município. Segundo um ex-secretário do ‘Governo Tavares’, o nome que demonstrar um desempenho de possibilidade de vitória, deverá ser o escolhido. Pavão já teria sido procurado pelos pré-candidatos Batista Brito (PC do B) e Pieca (PSB) e não demonstrou nenhuma rejeição em apoiar o nome que estiver melhor. Tavares só pediu que seu nome fosse colocado para uma avaliação e que se saísse bem, contaria também com o apoio de ambos. Os três pré-candidatos vem conversando e já começam a falar a mesma língua: ‘quem estiver melhor, deverá ser o candidato’.

Pieca: “Os adversários tem medo da minha candidatura, e eu garanto que o PSB estadual vai nos apoiar em 2012”.

O ex-vice-prefeito de Buriti dos Lopes Djalma Percy o Pieca (PSB) e pré-candidato a prefeito pelo município, afirmou ao Portal Boca do Povo que não adianta os adversários tentarem propagar que ele (Pieca) não será candidato a prefeito em 2012, pois eles vão quebrar as caras. Pieca disse que o motivo que leva os adversários da base governista a pregarem na imprensa e nas ruas a sua não pré-candidatura, é puro medo. “Tem um pré-candidato aí que anda com um “tablet” (tablet: é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à internet e outros fins) dizendo que não posso ser candidato. Pura mentira. Os adversários tem medo da minha candidatura, e eu garanto que o PSB vai nos apoiar em 2012.”, disse Pieca.

Pieca: “A prefeita treme quando o povo fala que meu nome está bem cogitado”.

Pieca disse que a atual prefeita treme quando o seu nome é cogitado como o candidato do “blocão oposicionista”, pois sabe que a população o quer como candidato a prefeito de Buriti dos Lopes. “Nosso nome lidera todas as pesquisas de intenção de voto, já feitas no município. Infelizmente elas não podem ser divulgadas, porque não foram registradas, mas eles (governistas) sabem quem está melhor perante o eleitorado. A prefeita treme quando o povo fala que meu nome está bem cogitado. O que os adversários estão fazendo agora é só inventar mentiras, na tentativa de enfraquecer o nosso nome, mas não conseguirão, pois o povo buritiense já está decidido do que quer, e eles (governistas) eu tenho certeza que não é.”, finalizou Pieca.

Governistas só devem decidir nome de candidato no mês de maio

O cenário para as eleições deste ano em Buriti dos Lopes já está desenhado dentro da base governista com duas candidaturas. Dois pré-candidatos à Prefeitura já se consideram candidatos irreversíveis: o ex-vice-prefeito Bernildo Val (PR) e o atual presidente da Câmara Municipal Júnior Percy (PTB). Só que só tem vaga pra um. O outro vai dançar! A prefeita que teria prometido anunciar o candidato em março adiou o anúncio do candidato a sua sucessão municipal. Os aliados comentam agora que a definição só sairá no mês de maio. Nossa equipe de reportagem vem falando com aliados dos dois pré-candidatos, e todos estão confiando em seus candidatos. A expectativa que já era grande tende aumentar nas próximas semanas e as andanças devem aumentar pelo município, de candidatos e cabos eleitorais até o anúncio oficial. 


PSDB está aguardando definição do cenário político em Buriti dos Lopes

Enquanto aguarda a definição do cenário político eleitoral em Buriti dos Lopes, o PSDB se movimenta. Por telefone na manhã de ontem (29) o suplente de vereador Tony Farias (PSDB) informou que o partido só deverá definir seu futuro depois que o cenário político estiver definido no município. Ao contrário de 2008, quando foi claramente prejudicado na disputa pela Prefeitura de Buriti dos Lopes, o partido agora está atento para o processo eleitoral. Enquanto aguarda essa definição, membros do partido já iniciaram conversas com pré-candidatos. Recentemente um dos jovens líderes do partido foi visto em reunião com o pré-candidato do PSB Pieca, na tentativa da formação de uma aliança.

Oposição se movimenta; governistas esperam.

Apesar dos políticos buritienses já se movimentarem fortemente visando o pleito eleitoral de outubro, que renovará a Prefeitura e Câmara Municipal. Eles também dependerão da participação de líderes estaduais, que em ano de eleição se transformam em grandes cabos eleitorais. Neste quesito a oposição sai na frente. Enquanto seus líderes já estão na estrada há algum tempo (na Regata apenas o deputado Ismar Marques esteve por lá), os governistas estão quietos desde o início do ano. O principal motivo da falta de ação dos líderes do governo é o foco do vice-governador Zé Filho (PMDB) na agenda administrativa. O objetivo é divulgar seu nome em todo o estado visando 2014 e por isso, estaria faltando tempo para articulação política em Buriti dos Lopes. Enquanto isto, lideranças da oposição viajam todo o município de olho em ampliar as suas bases políticas na zona rural. Antes de entrar em cena pedindo voto, a missão dos principais cabos eleitorais é ajudar o processo de escolha do candidato e estimular os eleitores de oposição.

Professor Filho confirma candidatura pelo PSB em Buriti dos Lopes

O Portal Boca do Povo recebeu a confirmação de que o jovem Professor Filho irá novamente disputar uma vaga na Câmara Municipal de Buriti dos Lopes neste ano. Filho vai pleitear uma cadeira no legislativo buritiense pelo partido do pré-candidato a prefeito Pieca (PSB) e para isso já iniciou conversas com jovens do município na busca de apoio. O jovem que apareceu como candidato pela primeira vez em 2008 e obteve mais de 200 votos, está esperançoso em ampliar sua votação. “A vontade é grande de trabalhar pelo meu município e colocar à disposição do povo minha juventude e determinação, buscando sempre a melhoria nas condições de vida para os buritienses de uma maneira geral”, disse o pré-candidato.

Vereador do PT quer ser o mais votado em 2012 em Caxingó

O vereador Renato Cajazeiras (PT) informou ao Portal Boca do Povo que vai para a disputa de sua terceira eleição (todas vitoriosas) e agora busca ser o vereador mais votado no município de Caxingó em 2012. “É do conhecimento e reconhecimento da expressiva população caxingoense, que meu nome é citado como um dos vereadores mais atuantes neste município, e por isso vou me esforçar ao máximo para que nesta eleição de 2012 eu seja o mais votado”, falou empolgado o vereador. Renato é um parlamentar das causas sociais e populares do município e por isso tem aparecido como um dos possíveis reeleito neste ano. O parlamentar será candidato pelo grupo do ex-prefeito Nato Sobrinho que já foi escolhido como candidato oposicionista.

PC do B pode lançar candidato a prefeito em Murici dos Portelas

O PC do B (Partido Comunista do Brasil) pode lançar candidato na eleição para prefeito neste ano no município de Murici dos Portelas. O administrar de empresas Tomaz Oliveira é o nome escolhido pelo partido para a disputa da Prefeitura. Tomaz tem participado de agenda política dos comunistas nos últimos meses e tem sido visto constantemente ao lado do deputado federal Osmar Junior (PC do B). Ainda segundo informações, o PC do B cresceu bastante no município e este crescimento tem sido atribuído ao fato de Tomaz Oliveira está presente constantemente naquela região, onde possui residência fixa há bastante tempo. O certo é que seu nome foi posto pela direção estadual para ser o candidato em Murici dos Portelas, mas muitas coisas precisam ser analisadas.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

8 comentários:

francisco josé costa disse...

A PREFEITA QUER POR TUDO UMA PESSOA QUE TENHA E FICHA LIMPA PRA TAPAR OS BURACOS QUE ELA VAI DEIXAR NA SUA ADMINISTRAÇÃO,É POR ISSO QUE ELA AINDA NÃO DECIDIU QUEM ELA IRÁ COLOCAR, É ISSO AÍ POVO MAIS FORTE.

CARLOS FILHO disse...

TAMBÉM ACHO QUE O MELHOR PRA GANHAR A ELEIÇÃO HOJE NA CIDADE É O DO PIECA SÓ QUE PRA ISSO TEM QUE TER A UNIÃO DA OPOSIÇÃO. NÃO PODEMOS DEIXAR QUE ESSA MULHER TENHA UM PINGO DE CHANCES DE ELEGER SEU SUCESSOR. É RUA PRA ELA E MAIS NADA.

DANIEL FEITOSA disse...

VAMOS LÁ OPOSIÇÃO ESSE É O NOSSO ANO NÃO VAMOS BATER FOFO NÃO É HORA DE UNIÃO E DERROTAR ESSA CORJA QUE AÍ ESTÁ, NÓS TODOS UNIDOS SEREMOS IMBATÍVEIS NESSA ELEIÇÃO.

Marcelo Souza disse...

Marcelo Souza disse... Tendo em vista os acontecimentos, neste momento a experiencia do Sr. TOINHO tem razão, a oposição de buriti só tem uma opção unir-se para derrotar a atual gestão unidos fica facil, divididos perderam novamente... Como dizia Chico Anizio "a unica coisa boa que a idade nos da é a sabedoria por isso quem ouve conselho dos pais nunca vai se dar mal na vida" tenhamos sabedoria de homens esperienres e vitalidade de jovens adolecentes

julya mendes disse...

EU Acredito mais que plenamente que os governantes politicos nunca , jamais conseguirao resolver os problemas da humanidade em geral,pois os mesmos nao conseguem resolver os seus problemas e imprevistos, como conseguirao resolver os problemas de uma populaçao inteira? ja esta escrito que os homens sao amantes de si mesmo, amantes do dinheiro, sem amor ao proximo!

Paulo Gaspar disse...

Da licença,esse noticia sobre a Juliana nao tem nexo, onde ja se viu ela q esta no ponto alto de sua politica vai deixa a assembleia q pra vim pra o buriti totalmete sucateado. e a vaga de conselheiro do TRE,tem tudo pra ser dela,é so pensar um pouco,sera q nao foi por conta desta vaga do TRE q o Ze Filho apoiou o seu tio em Parnaiba?pois é fica a pergunta.qnto ela no buriti so acredto vendo. Paulo Gaspar

Pedro Portela disse...

Tomaz do PT levando luz e água encanada para a comunidade Porcos? quem não te conhece que te compre, Prefeito de Murici dos POrtelas? kkkkkkkkkkk... sai pra lá estrangeiro, o povo de murici não vota em candidatos de fora.

Tony Araujo disse...

esses pres candidatos estao esquecendo de combinar com o povo eleiçoes se ganha com o voto do povo, lembrem-se!