quinta-feira, 8 de março de 2012

CRIME AMBIENTAL

Pássaros engaiolados são apreendidos por agentes do Ibama em Buriti dos Lopes
Os agentes informaram que pessoas que criam ilegalmente estes tipos de pássaros são autuadas por crime ambiental e respondem processos.

Dando continuidade ao trabalho de combate ao crime de apreensão de pássaros silvestres, agentes do Ibama apreenderam na manhã desta quinta-feira (08) cerca de 10 aves engaioladas, sendo algumas espécies raras e até de outras regiões. As apreensões aconteceram depois de operações dos agentes no município de Buriti dos Lopes e regiões vizinhas.

Como têm acontecido nos últimos meses, agentes do Ibama tem intensificado as fiscalizações na busca de criadouros ilegais. “Essas pessoas não tem autorização e serão enquadradas por crime ambiental”, explicou o agente Edmilson.

Entre os pássaros apreendidos estão diferentes espécies, como: Bigode, Xexéu, Canário e até Corrupião. Originário da caatinga, o Corrupião é um dos pássaros mais bonitos e de canto melodioso do Brasil. Em cativeiro torna-se extremamente manso e aprende truques e trechos de músicas. Com cerca de 20 centímetros de comprimento, é uma ave preta e amarela com uma raia branca longa através da asa (que é preta).

Os agentes informaram que pessoas que criam ilegalmente estes tipos de pássaros são autuadas por crime ambiental e respondem processos. As multas vão de R$ 500 a R$ 5.500 por ave, sendo o valor mais alto para casos de espécies em extinção. Em caso de reincidência ou se a pessoa não for mais primária, pode pegar de seis meses a um ano de cadeia.



As aves foram levadas para um Parque do Ibama e depois seriam encaminhadas para um centro de triagem. “Elas precisam aprender a procurar comida novamente e até voar. Engaioladas, ficam com os músculos atrofiados. Felizmente, a grande maioria consegue ser introduzida novamente na fauna, mas existem alguns casos que o pássaro não consegue voar novamente”, lembra um agente. “As pessoas até pode ter aves silvestres em casas, desde que sejam oriundas de criadouros autorizados pelo Ibama, onde pássaros são aninhados”, completa.




Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

CARLOS ANTONIO disse...

PARABÉNS AOS FISCAIS DO IBAMA PELA APREENSÃO.