quinta-feira, 8 de março de 2012

RESPEITE A PIRACEMA

IBAMA faz nova apreensão de peixes em mercado público de Buriti dos Lopes
Vale lembrar que durante o período em que fica impossibilitado de trabalhar, o pescador recebe pagamento mensal de um salário mínimo (R$ 622,00) a título de seguro desemprego.

Uma nova apreensão de peixes foi feito na manhã desta quinta-feira (08) no mercado público de Buriti dos Lopes por agentes ambientais do IBAMA, durante fiscalização de rotina na região. Os agentes apreenderam cerca de 30 quilos de pescados. A prática é considerada ilegal visto que o período da piracema ainda não acabou, uma vez que se estende até o dia 16 de março.

Na semana passada no mesmo mercado público foram apreendidos cerca de 50 quilos de peixes por agentes do IBAMA depois que os mesmos receberam denúncias de populares buritienses.

“Estávamos pela região apenas fazendo uma visita de rotina quando novamente resolvemos passar pelo local, e para nossa surpresa, muitos ambulantes que semana passada tiveram seus pescados apreendidos, estavam novamente comercializando sem nenhum medo de punição, infelizmente eles fugiram”, contou o agente Edmilson coordenador da operação.

Ao perceber a presença dos agentes ambientais, alguns pescadores evadiram do local, impossibilitando o flagrante. Os peixes apreendidos serão encaminhados para instituições de caridades da região.



Vale lembrar que durante o período em que fica impossibilitado de trabalhar, o pescador recebe pagamento mensal de um salário mínimo (R$ 622,00) a título de seguro desemprego.

A Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, quando é proibida a pesca (15/11 à 16/03). Na estação, os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas.




Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

Gilberto Messias disse...

NA HORA QUE COMEÇAR A CORTAR O SEGURO DESSES PESCADORES EU DUVIDO QUE AINDA QUEIRAM DESRESPEITAR O DEFESO.