quarta-feira, 11 de abril de 2012

DE OLHO NA SAÚDE PÚBLICA

Postos de Saúde de Buriti dos Lopes serão fiscalizados pelo Governo Federal
Com a avaliação, o Governo Federal quer incentivar a melhoria do atendimento nas unidades básicas de saúde e desafogar os hospitais e prontos-socorros.

O Ministério da Saúde inicia este mês a avaliação de desempenho nas unidades básicas de saúde do país. Cerca de 17 mil equipes de profissionais que trabalham nessas unidades, incluindo as de Buriti dos Lopes, vão ser avaliadas até julho. Quem for bem avaliada, terá direito a receber o dobro de recursos.

As regras para o censo de avaliação foram divulgadas no último dia 04 pelo ministério. Elas incluem as condições de infraestrutura do local, a qualidade do serviço prestado, o desempenho dos médicos e de outros profissionais de saúde e o atendimento e acompanhamento dos pacientes. Os critérios de avaliação são: excelente, bom, regular ou insuficiente.

A pasta reservou cerca de R$ 800 milhões para repassar como verba extra às unidades que tirarem boas notas. Com a avaliação, o Governo Federal quer incentivar a melhoria do atendimento nas unidades básicas de saúde e desafogar os hospitais e prontos-socorros.

Resta saber agora a nota que Buriti dos Lopes receberá após tal fiscalização, pois dos requisitos exigidos, nenhum, segundo informações da própria população, funciona na realidade. Das faltas mais graves, está a falta de médicos na grande maioria dos postos de saúde da cidade.

Por: Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

CARLOS EDUARDO disse...

DO JEITO QUE ANDA A SAÚDE NESSE MUNICIPIO EU TENHO É PENA DO RELATÓRIO QUE ESSE POVO VAI FAZER.

Filipe dos Santos Silva disse...

Fico a me questionar, se não existe regularmente médicos nos postos de saúde, e nem tão pouco equipes do PSF atuando na cidade e comunidades, como será que o município irá justificar estas irregularidades? Já que recebe recursos para prestação destes serviços.

Fabiana de murici disse...

Espero que o MS verifique a unidade de saúde de Murici dos Portelas, o descaso total em atendimento, sem medicamentos, duas unidades´de PSF rural que em oito anos nunca funcionou, recentemente passaram cal branco nas paredes das referidas unidades (Pitombeiras e Pintadas); cal branco não recomendado pelo MS, o que queremos é atendimento á saúde, a sec. de saúde é sacoleira e a prefeita semi-analfabeta, aí fica difícil; com a palavra o MS.