quarta-feira, 25 de abril de 2012

LUTO NA IMPRENSA NACIONAL

Artigo sobre a morte do jornalista Décio Sá: Bala não é a solução
"Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa. Cala-se o povo." (William Blake).


Foto: Jornal Pequeno
O assassinato do jornalista maranhense Décio Sá é mais uma ação intimidatória contra o sagrado direito de informar e opinar. Desde o Brasil colonial, esse método é usado pelos que se julgam poderosos e acima da lei.

Inúmeros crimes contra a imprensa livre têm sido cometidos. Este ano, segundo as estatísticas, pelo menos quatro profissionais de imprensa tiveram suas vidas ceifadas por aqueles que acham que a bala é a solução para se livrarem das denúncias contra os quais são feitas. Matam um jornalista, mas não matarão o jornalismo. Jamais sufocarão a liberdade de expressão porque esse é o ar que a sociedade respira.

Numa atitude covarde, se valem de pistoleiros profissionais para saciar seus desejos inconfessáveis, como se buscassem fazer valer a lei da força em detrimento da força da lei. Na ditadura o assassinato do jornalista Wladimir Herzog, ao invés de sufocar a verdade, gerou uma reação inversa, trazendo à tona a farsa cometida pelos agentes da repressão, graças ao empenho da mídia.

O crime contra o jornalista maranhense atinge toda a imprensa, mas não pode jamais calar os jornalistas corajosos que colocam o direito de expressão acima da própria vida. Está na hora de o Estado dar a pronta resposta a essas ações criminosas que atentam contra valores que sempre nortearam a imprensa livre e o Estado democrático de Direito.

Arimatéia Azevedo/Portal AZ e jornal O Dia / Edição: Portal Boca do Povo

2 comentários:

SANDRO FEITOSA disse...

INFELIZMENTE JORNALISTA E IMPRENSA TEM SIDO VÍTIMAS DESSES BANDIDOS DISFARÇADOS DE HOMENS DE BENS. ISSO AÍ TEM DEDO DE GENTE GRANDE QUE COMETE SEUS ATOS ILÍCITOS E NÃO QUEREM QUE OS FATOS SEJAM DIVULGADOS. PRISÃO PERPÉTUA URGENTE PARA QUEM MANDOU MATAR E MORTE PARA MATADOR DE ALUGUEL. POLÍCIA TEM QUE MATAR BANDIDO NA HORA DA PRISÃO E NÃO ENTREGAR PRA JUSTIÇA.

Edvaldo Ferreti disse...

Ridiculo, imoral, são os covardes que perpetraram isso contra a sociedade maranhense.
De um lado, certamente aparecerá o mandante, um covarde que não teve coragem de ir lá e fazer, se fosse o caso.
De outro lado, um imbecil, subserviente que despreza a vida humana e a moral e também covarde que se vale de uma arma e do elemento surpresa.
Súcia de canalhas. Certos estão os Estados Unidos , a China, o mundo Árabe com governos que punem com a morte esse tipo de atitude.A Rússia pune com Manicômio na Sibéria, o que é algo parecido com os outros países citados.
Quem vai alimentar a esposa, o bebê e o filhinho de Decio Sá?