sexta-feira, 11 de maio de 2012

COLUNA SEMANAL DE OLHO NA POLÍTICA (11)


Grupo de oposição de reúne amanhã pra discutir eleições

Vários partidos oposicionistas de Buriti dos Lopes se reúnem na tarde deste sábado (12) na sede do município para dar início às discussões que definirão o candidato do grupo oposicionista que disputará as eleições deste ano no município. Ainda sem pré-definições, o ex-prefeito Toinho Tavares, um dos líderes do movimento, afirmou ao Portal Boca do Povo que, neste momento, todos que se predisporem a candidatura serão avaliados. “Desde o início do ano que já estamos discutindo o rumo da eleição buritiense. Vamos reiniciar, portando, nosso trabalho de avaliação e verificar se tem algum pré-candidato que se destaca melhor nos critérios de avaliação. Tudo de forma bastante democrática”, disse. Recebemos a informação de que foram convidados para participar da reunião os partidos: PDT, PV, PRTB, PC do B, PSB, PSDB, PT, DEM e PRP. Estes partidos poderão formar o tão esperado “blocão” de oposição.

Dra. Gildete Duarte deverá participar da reunião

A grande expectativa que gira em torno do meio político buritiense é se a médica buritiense Gildete Duarte (PRTB) que já foi vice-prefeita da cidade e candidata por outras duas vezes, estaria realmente disposta a voltar a concorrer ao cargo máximo do Executivo Municipal. Dra. Gildete estará sendo aguardada amanhã na grande reunião do grupo oposicionista em Buriti dos Lopes. Todas as atenções estarão voltadas para o seu discurso que deverá ser o fiel da balança para a escolha do candidato de oposição nas eleições deste ano. Ninguém tem dúvida de que a médica ainda é uma grande força na política local e os rumos da sucessão municipal podem passar por suas palavras.

Após encontro com governador e deputado, Pieca volta à Teresina

Depois de receber o governador Wilson Martins (PSB) e o deputado Ismar Marques (PSB) em sua residência e participar de uma reunião política, o pré-candidato a prefeito pelo PSB Pieca voltou à capital Teresina durante a semana e esteve reunido novamente com o deputado Ismar e outros membros do PSB estadual para discutir assuntos relacionados às eleições municipais. Pieca busca fortalecer sua pré-candidatura no município e pra isso exige uma participação maior de deputados do PSB no intuito de alavancar seu nome. O pré-candidato também foi falar sobre pesquisa eleitoral e nos próximos dias uma pesquisa de intenção de votos deverá ser feita no município para avaliação interna do partido. Ismar Marques informou ao pré-candidato Pieca que o governador Wilson saiu bastante satisfeito com a reunião que participou com a oposição buritiense e promete total empenho nas eleições deste ano em Buriti dos Lopes.

Ex-prefeito Toinho Tavares ainda é o grande articulador da oposição buritiense

As articulações políticas na cidade de Buriti dos Lopes avançam e começam a se definir. O ex-prefeito Toinho Tavares o Pavão (PV) ainda é uma das maiores liderança políticas do município e com muitos aliados ao seu redor. Estão, por conta de toda essa sua força política o homem que mais governou o município, deverá ser o grande articulador político da oposição buritiense nas eleições deste ano. Na verdade, a disputa política na cidade de Buriti dos Lopes continua entre o grupo de oposição que tem o ex-prefeito Toinho e o governista da atual prefeita. E essa disputa vem desde a eleição de 2000, quando Toinho e Ivana travaram uma eleição em que o ex-prefeito saiu vitorioso. Mesmo não entrando pessoalmente na disputa, Toinho Tavares, ainda, é uma das principais referencias do processo político na cidade. A dúvida é quem ele irá apoiar, caso resolva não sair candidato.

Jaqueline Brito afirma que não sobe em palanque com Ivana Fortes

Após a publicação de uma nota na coluna DE OLHO NA POLÍTICA da última sexta-feira (04) em que boatos circulavam na cidade de que a vereadora Jaqueline Brito (PMDB) poderia ser a vice na chapa do governista Junior Percy (PTB), a vereadora cuidou de desmentir tais boatos imediatamente. A parlamentar em conversa informal com outro político e querendo mandar um recado ao Portal Boca do Povo, já que o editor estava ao lado, disse que apesar de ser amiga de Junior Percy, não existe a mínima possibilidade de ela ser sua companheira de chapa nas eleições deste ano e muito menos de subir num palanque em que estiver à prefeita Ivana Fortes (PMDB). A parlamentar disse que tudo que sair sobre seu nome relacionado a esse tipo de situação é mentira e informou ainda que talvez nem seja candidata à vereadora neste ano. Vale lembrar que a parlamentar é do mesmo partido da prefeita e talvez esse seja o motivo de sua desistência.

Boatos e indefinições marcam cenário político em Buriti dos Lopes na ala governista

A pouco mais de um mês para que o grupo político governista decida o nome de quem será o candidato à sucessão municipal, a disputa pela preferência da prefeita esquenta. Boatos, informações desencontradas, mágoas partidárias. Tudo isso forma o atual cenário. Até o momento os governistas contam com pelo menos três pré-candidatos a prefeito, porém apenas dois nomes devem se sustentar até as convenções. A base governista vive um drama e muitos boatos. O atual secretário Thelvezio Duarte Filho (PMDB) estava certo como carta fora do baralho, mas com seu nome na pesquisa encomenda pelos governistas, o jogo virou. Todas as forças políticas até a última sexta-feira (04) afirmavam que Thelvezio não iria disputar as eleições. Só que, a não presença do vice-governador Moraes Sousa Filho (PMDB) na comitiva do governador Wilson Martins (PSB) em Buriti dos Lopes na semana passada pode ter sido um recado de que as coisas estão mudando e poderá haver surpresa na hora da definição.

Escândalos dos balancetes deixam turvo o cenário político buritiense

Os escândalos dos balancetes, deflagrada em Buriti dos Lopes nesta semana em sessão da Câmara Municipal, tiveram impacto direto no cenário político da cidade. A avaliação é de consultores ouvidos pelo Portal Boca do Povo. As denúncias que surgiram na última sessão contribuíram com a formação de nuvens negras sobre o quadro pré-eleitoral da cidade na ala governista. “Neste momento, o cenário político encontra-se turvo. O que se observa é uma grande quantidade de cidadãos desiludidos. A onda é percebida em alguns setores da sociedade organizada e muitos pregam o voto nulo, que nada mais é que uma resposta, um troco do eleitor nas urnas”, avalia um pré-candidato. Ele diz que é difícil prever por quanto tempo as pessoas ficarão desiludidas, mas avalia que os escândalos podem alterar o desempenho dos concorrentes. A oposição pode ser beneficiada. Por quê?  “Primeiro porque o centro do escândalo [Junior Percy] está na base governista e isso deve impor algum tipo de prejuízo à prefeita e pesar na hora da escolha, concluiu.”

Ex-vereador Sidney Pimpim pretende disputar eleição novamente

O ex-vereador por um mandato em Buriti dos Lopes, Sidney Pimpim (PT) pretende disputar novamente uma cadeira na Câmara Municipal deste município. Pimpim que concorreu na eleição municipal de 2004 foi o primeiro e único vereador eleito pelo Partido dos Trabalhadores em Buriti dos Lopes até hoje. De acordo com ele, neste pleito, a candidatura a vereador está quase confirmada, porém, há também que ser uma vontade de todo o partido. Pimpim informou ao Portal Boca do Povo que vem recebendo apoio de vários setores da sociedade e este é o grande incentivo que tem hoje em voltar a concorrer novamente a uma vaga naquela Casa. O ex-vereador informou também que o PT vem tendo constantes diálogos com pré-candidatos oposicionistas e este deverá ser o caminho do partido no município.

Tarcisio Neto recebe adesão da presidente da Colônia Z-4 de Buriti dos Lopes

O Portal Boca do Povo recebeu a informação de uma de nossas fontes de que o pré-candidato a vereador Tarcisio Neto (PSB) recebeu a confirmação do apoio para sua candidatura da atual presidente da Colônia de Pescadores Z-4 de Buriti dos Lopes Deusa de Moraes. Com isso a pré-candidatura do bacharel em direito ganha força na região e poderá ser a grande surpresa das eleições deste ano no município. Deusa de Moraes é quase unanimidade entre os pescadores de Buriti dos Lopes e é vista no meio político como uma forte cabo eleitoral. Tarcisio Neto é filiado ao PSB do pré-candidato a prefeito Pieca e tem sido visto constantemente em reuniões políticas na residência do pré-candidato.
Prefeito de Caraúbas do Piauí inaugura hoje escola na zona rural

A educação no município de Caraúbas do Piauí tem sido uma das prioridades no governo do prefeito Manuel Pacheco (PSDB). Várias salas de aulas já foram construídas ao longo de sua gestão no município. Agora é a vez de o povoado Boiadas ganhar sua escola. Na tarde desta sexta-feira (11) será inaugurada a escola com duas salas de aula, banheiros, cantina e sala da direção, e além do mais, toda murada. Para os moradores daquela localidade o sonho tornou-se realidade, uma vez que esta era uma revindicação de vários anos de espera. O prefeito Manuel Pacheco estará acompanhado de assessores, secretários, vereadores e lideranças de diversas comunidades vizinhas, assim como o grande número de moradores inaugurando aquela escola. A grande expectativa também é para a presença do vice-governador do estado Moraes Sousa Filho (PMDB). Após a solenidade de inauguração, haverá uma grande festa para a população local.

Por: Frank Cardoso / Fotos: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)

2 comentários:

giselle alcantara disse...

COMO EXISTE PESSOAS FALSAS!! O SER HUMANO E TAO COMPLICADO E TAO DIFÍCIL DE SER ENTENDIDO!! NÃO ME REFIRO SÓ EM QUESTÃO POLITICA MAS NA MANEIRA DAS PESSOAS SE COMPORTAREM DIANTE DA FALHA DA ATUAL ADMINISTRAÇAO, QUANDO MUITAS VEZES UM OUTRO POLITICO SE COMPORTA DA MESMA FORMA!!.

Sebastiana Santos disse...

Chega de gente de fora sendo canditado em Buriti dos Lopes o exemplo maior é a gestora que ai se encontra vamos votar em quem é de
Buriti dos Lopes que mora aqui e que têm compromisso que nós conhecemos e sabemos quem são.....