quinta-feira, 12 de julho de 2012

MATÉRIA SUGERIDA POR LEITORES DO BLOG

O próximo prefeito de Buriti dos Lopes precisa valorizar o riacho Buriti
A verdade é que não valorizamos o local no qual nascemos, vivemos, crescemos e por fim, partimos.

Se o próximo prefeito não tiver intenção de preservar nem um riacho que deu a vida a nossa cidade, como seremos capazes de achar que ele será capaz de guiar os destinos de nosso município? Nos últimos anos a cidade de Buriti dos Lopes viu o seu riacho localizado em boa parte num dos melhores locais para a prática de piqueniques ser esquecido pelo poder público municipal e também por uma parte da sociedade buritiense.

A verdade é que não valorizamos o local no qual nascemos, vivemos, crescemos e por fim, partimos. Estamos acostumados a pensar e acreditar que o que tem valor é aquilo que vem de fora, da mesma forma que as pessoas de outros lugares acham os nossos bens naturais como patrimônio inigualável. É por isso, que não soa estranho se você não sabe que sua cidade tem um riacho de nome RIACHO BURITI... Você sabe que existe, mas não que se utiliza desses locais para melhoria da sua qualidade de vida. Você sabe que existe, apenas não conhece a importância, o valor, a natureza da existência do seu riacho.

É necessário e urgente que o próximo gestor aborde esse tema para que seus munícipes saibam que na sua cidade tem um riacho, ele tem nome, importância, razão de existência e, mesmo assim, renegamos seu valor, sem que sentimento algum faça mudar o curso da degradação. Temos a oportunidade de cobrar do próximo gestor, já que na atual gestão nada foi feito para que o local fosse preservado ou aproveitado pela comunidade buritiense tão carente de áreas de lazer.

É lastimável, mas, temos que admitir que hoje o riacho Buriti vive gemendo com ‘dores de parto’ e agonizando seus últimos dias de vida. O que já foi símbolo de uma admirável diversidade e símbolo de vida, inclusive da cidade e dos mananciais do brejo, hoje é uma estreita lâmina de águas de esgotos, que como sangue condena a todos nós pela covardia da omissão. Ainda há tempo para que esse quadro seja mudado. Se políticos, proprietários de terrenos próximos ao brejo e sociedade se unir, pode ser que ainda encontremos alguma esperança de resgatar um de nossos maiores patrimônio.

Veja abaixo fotos de dois pontos do riacho Buriti que está desaparecendo!


 
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

3 comentários:

Manoel Messias Brasilia df disse...

a questao ambiental eh uma preocupaçao mundial,todos os Governantes,sao obrigados a criar medidas protetivas a natureza,especificamente,no caso de Buriti dos lopes,porque nao se cria uma APA? porque nao se cria um Parque Ecologico? cercado com acesso controlado,com certeza,protegeria,melhoraria e vigiariam,os sujoes e destruidores da natureza,pois muitas pessoas,acham que Rios,Corregos,Riachos,sao deposito de lixo e fossas,pois muitas pessoas jogam os dejetos humanos diretamente nas nascente.POLITICO CONSCIENTE,PROTEGE O MEIO AMBIENTE.

valdir chaves disse...

AINDA ONTEM A TARDE CONVERSÁVAMOS SOBRE O RIACHO BURITI NA CALÇADA DO CÉZAR DA NAIR A RESPEITO DE COMO ERA BOM O NOSSO RIACHO QUANDO CHEGUEI AQUI EM 1981.ERA SAGRADO O BANHO NO RIACHO DO CHAGA ALÍPIO TODAS AS TARDES A ÁGUA GELADÍSSIMA E A PROFUNDIDADE DO MESMO CHEGAVA A QUASE 2 METROS.AS AUTORIDADES JUNTAMENTE COM A POPULAÇÃO BURITIENSE DEVERIAM ACORDAR PARA ESSE PROBLEMA QUE A CADA ANO ESTÁ SE TORNANDO CADA VEZ PIOR.

Carlos Alberto Pires disse...

Carlos Roberto disse: É triste o que fizeram com o riacho e os buritizais que deu o nome a nossa cidade. Ainda tem político querendo desapropria o que resta do nosso patrimônio.Tem mais, pessoas que produz poemas sobre a beleza que era o patrimônio e, se apropria e depois vende. E depois vem querer ser um exemplo de bom cidadão. O que existe em Buriti dos Lopes está cheio é de gente gananciosa e puxa saco. Não sei pra que serve a Lei Orgânica deste município.