quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FISCALIZAÇÃO COM RIGOR

Justiça Eleitoral reúne representantes de coligações para falar sobre propagandas eleitorais
Todas as coligações dos municípios de Buriti dos Lopes, Bom Principio do Piauí, Caraúbas do Piauí e Caxingó enviaram seus representantes.

A Justiça Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral de Buriti dos Lopes reuniu-se, na tarde de quarta-feira (15), com coordenadores de campanhas, delegados de partidos, chefes dos GPMs, assessores jurídicos, imprensa e alguns candidatos. O encontro ocorreu no Fórum Dr. Hilson Bona, Centro, Buriti dos Lopes, tendo sua pauta sido composta por recomendações e advertências sobre os tipos de propagandas que os políticos poderão ou não fazer neste pleito.

A reunião foi conduzida pelo juiz e promotora eleitorais, respectivamente Dr. Carlos Marcello Sales Campos e Dra. Francineide de Sousa Silva. Durante cerca de duas horas os dois explanaram sobre a legislação, tendo enfatizado a necessidade de os partidos adotarem campanhas honestas, sem poluição visual, sonora e com respeito ao eleitorado. Ainda, conforme ficou combinado, responsáveis por cada grupo que disputará a eleição fizeram alguns acordos, a qual lavrou um termo de ajustamento de conduta, a fim de adequar o formato das propagandas.

Todas as coligações dos municípios de Buriti dos Lopes, Bom Principio do Piauí, Caraúbas do Piauí e Caxingó enviaram seus representantes. Dentre alguns acordos, ficou acertado que a propaganda volante será realizada das 8 horas às 22 horas com intervalo de duas horas entre o meio-dia e 14 horas, e o volume do som não poderá ultrapassar os 80 decibéis, podendo o condutor do veículo ser enquadrado no crime ambiental em caso de desrespeito.

Outro ponto questionado e que será fiscalizado com rigor é as questões das visitas de candidatos a residências de eleitores. Segundo a promotoria, as visitas terão que ser realizadas entre as 8 horas e 22 horas, podendo o candidato que for flagrado realizando visitas na “calada da noite” ser enquadrado em crime eleitoral.

 
A Justiça Eleitoral informou ainda aos presentes que irá fiscalizar com rigor os abusos que vem sendo cometidos por alguns candidatos e coligações, principalmente nos finais de semana, uma vez que os abusos aumentam com a ausência das autoridades. Por fim, pediu que os coordenadores entrassem em acordo quando na realização de eventos para que não houvesse confronto entre eleitores e simpatizantes das coligações como já aconteceram no passado, além de pedir empenho das Polícias na fiscalização de abusos.

Por e fotos: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: