terça-feira, 4 de setembro de 2012

CADÊ O PRESENTE?


Buriti dos Lopes completa hoje 79 anos sem obras para inaugurar
Acredito que este, seja um dia de reflexão: Buriti dos Lopes é historicamente uma das maiores cidades da região do Vale do Longá, por isso é preciso projetar e planejar que ela cresça e que esteja em um lugar de destaque. 

O aniversário de emancipação política-administrativa de Buriti dos Lopes será comemorado hoje (04/09). Professores e alunos deverão abrilhantar a passagem dos 79 anos de Buriti dos Lopes com desfile na Praça Antonio Romão, apresentando aspectos da história cultural de nossa cidade e suas conquistas. 

Acredito que este, seja um dia de reflexão: Buriti dos Lopes é historicamente uma das maiores cidades da região do Vale do Longá, por isso é preciso projetar e planejar que ela cresça e que esteja em um lugar de destaque. 

Os buritienses são otimistas, alegres, trabalhadores. Aqui tem excelentes profissionais na saúde, educação, na área jurídica... Tem empreendedores que projetam a cidade para o crescimento com a geração de emprego e renda.

A nossa cidade é a capital do arroz e mais importante na produção e no cultivo deste grão na região, tem o bordado que leva seu nome ao exterior... E tantos outros aspectos que fazem de nossa cidade um lugar especial.

As necessárias reflexões voltam-se para entender que o desejado crescimento só será possível quando tivermos saúde e educação de qualidade, quando o buritiense estiver seguro nas ruas e estas estejam limpas e iluminadas, quando a cultura for valorizada, quando o patrimônio público, artístico e cultural for visto com a importância que tem para a história da cidade.

Enfim, só há desenvolvimento de um lugar quando as políticas públicas, sociais, culturais atendem ao requisito básico de ser verdadeiramente efetivadas com prioridade no bem coletivo. 

Estarei lá para assistir ao desfile e às homenagens, e a noite da festa de aniversário (pelo menos isso). Parabenizo desde já a realização do evento, mas continuo a lamentar o outro lado da moeda, a dura realidade. 

Continuo perguntando: cadê as obras? Por que não se debateu com a sociedade o que seria importante inaugurar nesta data? E as estradas, por que não são conservadas? Por que médicos que atendem em PSF's não fazem seu trabalho como teria que ser? 

E a falta de medicamentos e materiais nos postos de saúde, quem explica? Por que contratos de valor tão alto com empresa que não executa seus serviços com qualidade na limpeza das ruas? Por que as merendas continuam sendo um ponto de reclamação dos alunos? Por que o hospital continua fechado?

Alguém me responde por que ainda alugar imóveis para funcionar prédios públicos? Por que abandonar o nosso estádio Helvidio Nunes? E o mais inquietante: por que esta gestão comete os mesmos erros do passado, os tão criticados e repulsivos erros agindo com as mesmas conveniências e práticas?

Por quê?

Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Um comentário:

Ana Maria disse...

Parabéns Buriti, pelo seu aniversário, pela gente alegre e acolhedora, pelo clima ameno e gostoso, pelas águas fartas e principalmente por ser o porto seguro de meus familiares que aí vivem. Assinado: Buritiense de coração