sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PORQUE NÃO AQUI?

Buriti gera renda para milhares de famílias no Piauí
Porque em Buriti dos Lopes a terra dos buritizais ninguém consegue faturar com essa fruta? Será que é por falta de incentivo da administração pública? Com a palavra o leitor... 

O buriti é uma palmeira muito encontrada no Nordeste. Nesta época do ano, os frutos da árvore são importantes na geração de renda para milhares de famílias do Piauí. O doce, preparado com a polpa do fruto, é o derivado do buriti mais comercializado.

Abundante na cidade de Ipiranga do Piauí, localizada à 256 quilômetros de Teresina, região do semiárido do estado, o buriti sustenta mais de 200 famílias da comunidade que vivem da extração do fruto. O buritizeiro é típico de regiões úmidas e está presente na Amazônia, no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.


Os primeiros frutos começaram a cair dos cachos ainda no mês de agosto e a colheita deve continuar até fevereiro de 2013. O buritizeiro leva 14 meses desde a floração até a queda do fruto. Neste ano, os agricultores esperam uma safra recorde por causa das chuvas do ano passado, que foram suficientes para garantir a boa produção. Com a cata do buriti, os agricultores aumentam a renda familiar em até 40%.

Uma fábrica da região distribui o produto para dez estados. O talo e as fibras da folha também são aproveitados no artesanato. No período de safra do buriti há aumento de 20% da produção da associação de artesãos do município. Esse é um importante comércio para a região. Os agricultores vendem o quilo buriti por R$ 4.

Além do fato

Porque em Buriti dos Lopes a terra dos buritizais ninguém consegue faturar com essa fruta? Será que é por falta de incentivo da administração pública? Com a palavra o leitor... 

Fonte: Portal da Clube / Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: