sexta-feira, 9 de novembro de 2012

R$ 1.451,00

Justiça obriga Governo do Estado a pagar piso aos professores
O piso deve ser composto apenas pelo vencimento básico, sem levar em conta benefícios adicionais.


O juiz Oton Lustosa, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Oton Lutosa, determinou que o Governo do Estado pague o piso nacional dos professores, no valor de R$ 1.451,00. A sentença atendeu a ação civil pública ajuizada pelos promotores de Justiça Fernando Santos, Leida Diniz e Maria Esther Ferraz.

Conforme a decisão, o piso deve ser composto apenas pelo vencimento básico, sem levar em consideração os benefícios adicionais, como a gratificação de regência e a de gestão de sistemas.

A Justiça determinou ainda que seja respeitado o horário pedagógico: um terço da carga horária do docente deverá ser reservado  às atividades extra classe, inclusive preparo de aulas. A ação foi ajuizada em abril deste ano, durante a greve dos professores da rede estadual de ensino. 

"O descumprimento da lei do piso dos professores significa grave retrocesso social e a destinação de uma escola pública apenas para os pobres, significativamente deteriorada, e de qualidade inferior, apenas para uma classe: justamente as crianças e adolescentes marginalizadas e excluídas econômica e socialmente", argumentaram os representantes do Ministério Público.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI), Odeni Silva, comemorou a sentença. "A decisão é boa. Agora, a partir de 2013, o Governo vai ter que dar o reajuste tirando a regência. O que é mais importante é que ele vai ter que garantir o horário pedagógico", disse.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: O Dia

Um comentário:

Manoel Messias Brasilia df disse...

eh uma vergonha,para um governo que se diz SOCIALISTA,nao reconhecer e nem obedecer a lei do Magisterio.mas como os Professores nao leigos,e a justiça nao eh paternalista.cumpra-se a lei,pague o que deve.