terça-feira, 6 de novembro de 2012

SERÁ QUE NÃO TEM CORRUPTO NESTE ESTADO?

Corruptos não são presos no Piauí e promotor critica ingerência política no judiciário
A confirmação é do diretor de Presídios da Secretaria Estadual de Justiça, Capitão Anselmo Portela.


Não há uma única pessoa presa no Piauí por corrupção. A confirmação é do diretor de Presídios da Secretaria Estadual de Justiça, Capitão Anselmo Portela. Atualmente a população carcerária é de aproximadamente três mil detentos. Para o promotor Francisco Lima há duas dificuldades para colocar corruptos atrás das grades.

“Em primeiro lugar existe a ingerência política no judiciário. Está na área política o grande número de denúncias. Quando há processo alguém pede a outro alguém que tem ligações com o judiciário e a coisa não funciona”, explicou.

O promotor destacou ainda que o segundo fator é que há condenação mínima para casos como desvios de recursos em prefeituras, por exemplo. Francisco Lima afirma que as penas geralmente são convertidas em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa, entre outras situações. Ele pede urgência na reforma do Código Penal.

“A corrupção não é um crime menor e, por isso, não deveria ter penas tão brandas. Desvio de recursos da Saúde ou Educação é pior que assalto a banco. É preciso envolvimento dos congressistas e da população para reformulação do Código Penal, que é de 1940, para endurecer contra quem pratica a corrupção em nosso país”, citando como exemplo países da Ásia, onde até a pena de morte é prevista nestes casos.

No Brasil inteiro são apenas 632 presos atrás das grades por crimes de corrupção; o que corresponde a apenas 0,12% da população carcerária de 514 mil presos do país.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) Com informações do Globo.com

Nenhum comentário: