segunda-feira, 25 de março de 2013

EU JÁ SABIA!

Eletrobras-PI está entre as seis piores distribuidoras do Brasil, aponta Aneel
Dados foram confirmados por estudo produzido e divulgados pela Aneel. Índice considera a continuidade dos serviços.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado para o ano 2012. De acordo com o documento, que reúne a avaliação das 35 maiores empresas responsáveis pela distribuição de eletricidade no Brasil, a Eletrobras Piauí aparece na 30ª posição. 

O ranking avaliou todas as distribuidoras brasileiras para o período de janeiro a dezembro de 2012 e dividiu as empresas em dois grupos, de acordo com o porte das distribuidoras. São 35 distribuidoras consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), e 28 distribuidoras consideradas de menor porte, com mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh.

O índice calculado reflete sobre o Desempenho Global de Continuidade no fornecimento do serviço. Nesse contexto, a Eletrobras, Distribuição Piauí, aparece entre as seis piores fornecedoras no país. A empresa estadual vigora na 30ª posição.


O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Dessa forma, pode-se afirmar que as distribuidoras mais bem colocadas apresentam melhor desempenho em relação ao esperado pela ANEEL quando comparadas com as demais.

O ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.

A publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentivar o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade brasileira.

Clique aqui e confira o ranking.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Com informações da Aneel

Nenhum comentário: