segunda-feira, 25 de março de 2013

MAIS MÉDICOS EM BURITI DOS LOPES

Provab vai levar 131 médicos a 51 municípios do Piauí
No município de Buriti dos Lopes, dois médicos estão atuando desde o início do mês através do programa na zona rural.

Cerca de 51 municípios do Piauí estão sendo beneficiados com a atuação de 131 médicos nos serviços de Atenção Básica do Piauí, por meio da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). Os médicos já estão atuando nos municípios desde o dia 1º de março.

No município de Buriti dos Lopes, dois médicos estão atuando desde o início do mês através do programa na zona rural. Um atende a região do Salgadinho e o outro a região da Coroa de São Remígio. Os médicos realizam atendimento durante quatro dias na semana.


“Não tem programa similar na história da saúde publica brasileira que tenha levado mais de 4 mil médicos pra trabalhar durante um ano nas áreas mais pobres, vulneráveis, tanto das grandes cidades, quanto do interior do nosso País. O Provab é mais uma das iniciativas em parceria com o Ministério da Educação destinada a enfrentar uma problemática, que é possivelmente o desafio mais crítico do SUS – ter mais médicos, bem formados e próximos da população que mais precisa”, define o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A iniciativa além de contribuir com a melhoria do atendimento da Saúde para a população promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior, com populações carentes e de regiões remotas. 

O Provab 2013 prevê ainda especialização em Saúde da Família para os médicos, com bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo Ministério da Saúde. 

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) com informações da Ascom/MS

Nenhum comentário: