sexta-feira, 5 de abril de 2013

CONVÊNIO

Wilson Martins assina convênio que garante intercâmbio na Espanha
O programa de intercâmbio vai selecionar, a cada ano, 150 alunos da rede pública estadual.

O governador Wilson Martins assinou nesta quinta-feira (4), em Madri, acordo de cooperação com o governo espanhol para promoção de intercâmbio que atende a alunos do ensino médio de escolas públicas do Piauí. O projeto já entra em vigor este ano e vai assegurar aos melhores alunos da rede estadual uma estância de seis meses em um país de língua inglesa ou espanhola. O convênio assinado hoje em Madri viabiliza o envio desses alunos para a Espanha.

O acordo de cooperação foi assinado no primeiro compromisso de Wilson Martins em sua viagem à Europa, quando esteve com representantes do Ministério de Educação da Espanha. Wilson foi recebido por Dom Alfonso González Hermoso de Mendoza, diretor-geral de Avaliação e Cooperação Territorial, e Maria Ángeles Muñoz Fernández de Bastida, diretora de Promoção Exterior Educativa.


Dom Alfonso destacou o esforço da Espanha para a promoção da língua espanhola, o que casa com a vontade do Governo do Piauí de abrir a oportunidade para estudantes da rede pública fazerem um intercâmbio em outro país. O intercâmbio será bancado pelo governo brasileiro, mas caberá ao governo espanhol um apoio técnico, bem como a garantia de espaço para os alunos piauienses nas escolas regulares da Espanha, para que eles sigam com os estudos regulares no país em que cumprem o intercâmbio.

“Tenho convicção que o intercâmbio é um elemento transformador, porque abre os horizontes para nossos estudantes”, disse Wilson Martins. Ele lembrou que, quando estudante, sempre sonhou com um intercâmbio, mas que não teve oportunidade. “Consegui que meus filhos fizessem. E agora, como governador, quero dar essa oportunidade aos estudantes de nossas escolas públicas que nunca poderiam realizar esse sonho sem a participação do governo”, frisou Wilson.


150 alunos por ano

O programa de intercâmbio vai selecionar a cada ano 150 alunos da rede pública estadual. Serão escolhidos aqueles com melhores desempenhos nas atividades regulares. A intenção do governador Wilson Martins é lançar o programa ainda este mês de abril, para seleção dos primeiros 150 alunos até o fim do ano, permitindo que possam realizar o intercâmbio no primeiro semestre de 2014.

O secretário da Educação, Átila Lira, ressaltou que o programa já está todo desenhado, pronto para ser realizado. “É uma ideia do governador Wilson Martins que estamos transformando em realidade e que tem um poder transformador extraordinário: quem tem uma experiência como essa passa a ter um outro horizonte de vida. E é esse o objetivo do governador Wilson Martins”, disse o secretário.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: CCOM

Nenhum comentário: