quarta-feira, 29 de maio de 2013

SOS

Jornalista Arimatéia Azevedo cita hospital ‘fechado’ de Buriti dos Lopes em matéria no AZ
Reflexão: A Saúde no Piauí tomando por base a região Norte

Em 2009 um jornalista italiano acidentou-se na praia de Macapá, no litoral piauiense e, levado para o hospital estadual Dirceu Arcoverde, de Parnaíba, recebeu alta com o diagnóstico de que tinha fraturado a clavícula.

Hospital 'fechado' de Buriti dos Lopes
Ao retornar imediatamente para seu país, sentido fortes dores, os médicos de lá descobriram que sete costelas do jornalista estavam quebradas e que a clavícula aqui diagnosticada como fraturada, teve apenas uma leve luxação. Isso mostra a baixa resolutividade dos hospitais públicos do Estado, situação que quatro anos depois continua sendo a mesma, apesar dos esforços certamente empreendidos pelo setor de saúde do Estado e das prefeituras.

Bem próximo de Parnaíba, o hospital de Buriti dos Lopes, considerado de porte razoável, encontra-se fechado. Esta, aliás, não é uma exceção. Com um quadro desse tipo, onde a rede estadual e as unidades de saúde dos municípios são incapazes de resolver problemas de menor complexidade, não se vê justificativa – até prova em contrário – para o Piauí dispor de um avião UTI para recolher pacientes.

A iniciativa pode ser das mais bem intencionadas, mas pode ocorrer com esse avião como as ambulâncias que serviram de justificativa para que as prefeituras municipais se preocupem única e exclusivamente em tirar os doentes de seus municípios, mandando-os para o já abarrotado HUT na capital. O interior do Piauí dispõe de bons hospitais localizados em cidades polos que precisam apenas funcionar. Desde que sejam dotados de equipamentos e minimamente de equipes de profissionais para resolver os problemas da população carente.

Edição e foto: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Arimatéia Azevedo (PortalAZ)

Nenhum comentário: