sexta-feira, 5 de julho de 2013

PESQUISA

Piauí tem menos de 1 médico para cada mil habitantes
O estudo do Ministério da Saúde, em parceria com o CFM, diz que demanda imediata do Estado é de 2.581 profissionais.

Dados levantados pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com base no ano de 2012, mostra que o Estado do Piauí possui 0,92 médico para cada grupo de mil habitantes. 

Ainda de acordo com o levantamento, a atual demanda do Estado seria de 2.581 profissionais da área de saúde para atuar, principalmente, pelas cidades do interior do Piauí. A média nacional é de 1,8 médicos para cada grupo de mil pessoas.


A pesquisa revela ainda que a demanda nacional por esses profissionais é de 45.264 pessoas. Até o ano de 2015, o Ministério da Saúde estima a criação de 35 mil postos de trabalho no Brasil.

Carências
De acordo com o Ministério da Saúde, dos 360 mil médicos em atividade no Brasil em 2012, 206 mil trabalhavam na região Sudeste. Do total de cidades, 7% não possuem médicos que morem nesses locais. 

Um estudo da Estação de Pesquisas de Sinais de Mercado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a escassez de médicos no país mostra que cerca de 1,3 mil dos 5.565 municípios brasileiros possuem um médico para atender cada 3 mil habitantes.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)/Fonte: Lívio Galeno (cidadeverde.com)

Um comentário:

Unknown disse...

E aqui em buriti não tem nenhum para cada habitante cheguei agora a pouco do pronto socorro com minha avó ela ficou sem atendimento porque não tinha médico palhaçada nós pagamos tanto imposto e na hora que precisamos de médico não temos perguntei o funcionário ele respondeu que já tinha ligado para secretária.mais até agora não resolveram nada.