segunda-feira, 19 de agosto de 2013

821 CARTEIRAS EM TODO O PIAUÍ

Ministério suspende carteiras de 45 pescadores do município de Buriti dos Lopes
Sem a carteira, esses trabalhadores não têm acesso a programas do governo federal, como o microcrédito.

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) suspendeu 821 carteiras de pescadores profissionais do Piauí que não fizeram a atualização cadastral nos meses de fevereiro e março. A suspensão ocorreu em virtude do encerramento do prazo de 120 dias concedidos inicialmente. Em todo o país, 81 mil pescadores tiveram o documento suspenso de acordo com levantamento divulgado na última terça-feira (13).

Só em Teresina foram mais da metade deste total que tiveram os documentos suspensos. Segundo o MPA, na Capital 494 pescadores não compareceram para atualização do documento. Em seguida vem Ilha Grande com 53 casos, Buriti dos Lopes com 45 e Cajueiro da Praia entre os que mais tiveram pescadores com as carteiras suspensas. No total a medida atingiu pescadores de 47 municípios do Estado.

Os pescadores que tiveram a carteira suspensa deverão se dirigir até a Superintendência do MPA no seu estado portando os documentos pessoais (RG e CPF) para regularizar a situação, no prazo de 30 dias. Quem não comparecer terá o registro cancelado. 

Desde fevereiro, o ministério está fazendo uma atualização dos dados profissionais destes trabalhadores. A medida visa combater fraudes e promover uma fiscalização mais efetiva na hora de conceder o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).

Para não ter o registro suspenso/cancelado, e assim perder o direito de exercer a atividade, os pescadores precisam atualizar os dados no site do MPA (www.mpa.gov.br), em até 60 dias após a data do seu aniversário, ou ir até a Superintendência do MPA no seu estado, no prazo máximo de 120 após a data do aniversário.

O Ministério possui mais de um milhão de pescadores registrados no país. A carteira profissional permite que o trabalhador exerça a pesca profissionalmente e tenha acesso aos programas sociais do governo federal, como microcrédito, seguridade especial e seguro desemprego, que é pago nos meses do defeso (período em que é proibida a pesca para proteger a reprodução de peixes, lagostas e camarões). Por isso, portá-la ilegalmente é crime.

Fonte: MPA / Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: