sábado, 7 de setembro de 2013

SAÚDE

Caxingó será contemplado com um Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Os profissionais dos NASF podem potencializar as ações de saúde já desenvolvidas pela Atenção Básica, através do apoio especializado.

Foi publicado no Diário Oficial da União, dia 27 de Agosto de 2013, a Portaria SAS nº 1.828, que habilita o município de Caxingó ao credenciamento de um Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF 3. O projeto foi apresentado em Janeiro deste ano pelo secretário de saúde Antonio Bruno Fontinele.

Os NASF são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam junto aos profissionais das equipes de Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família às quais o NASF está vinculado. Os profissionais dos NASF podem potencializar as ações de saúde já desenvolvidas pela Atenção Básica, através do apoio especializado.

Para Bruno essa foi uma solicitação da prefeita Rita Sobrinho (PT) no inicio do mandato. “Melhorar o atendimento e a qualidade da saúde do município é uma das prioridades da gestão e para tanto, contamos com o total apoio da prefeita. Estamos aguardando o repasse do Ministério da Saúde, para darmos início aos trabalhos do NASF”, disse o jovem secretário.

De acordo com informações do secretário estão em fase de implantação ainda para esse ano o Programa da Melhoria e do Acesso da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB e um Laboratório Regional de Prótese Dentária – LRPD. “A soma desses programas, aliados a Unidades de Saúde ampliadas e modernizadas, representará um salto na qualidade de atendimento em saúde. Só quem tem a ganhar é a população, que contará com uma melhor estrutura em saúde”, finalizou.


Fonte: ASCOM / Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: