segunda-feira, 7 de outubro de 2013

INVESTIMENTO NA SAÚDE PÚBLICA

Prefeitura adquire equipamento que facilitará realização de exames laboratoriais
O prefeito Bernildo se esforçou e agora o aparelho foi adquirido pela Prefeitura de Buriti dos Lopes e já está em pleno funcionamento.

Desde o início do ano que a Secretaria Municipal de Saúde vinha tentando adquirir um aparelho hematológico para aumentar a quantidade e qualidade de hemogramas feitos em Buriti dos Lopes, entretanto devido a restrições no orçamento, isso ainda não havia sido possível.


Mas o prefeito Bernildo Val se esforçou e não desistiu e agora a máquina foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes. O equipamento é um contador automático de células sanguíneas, marca Bioclin que custou R$ 27 mil e trará maior especificidade aos exames entregues aos médicos, mas além de melhorar a parte clínica o aparelho possibilitará fazer 60 hemogramas por hora.

No passado eram feitos uma média de 5 a 10 hemogramas por dia e não era possível suprir toda a necessidade, por isso, esse aparelho se fazia cada vez mais necessário, uma vez que ele possibilita realizar um número de exames muito maior do que a média normal diária do município, com este dispositivo até 500 exames de hemograma podem ser realizados em único dia, aumentando a capacidade de realização em aproximadamente 5.000%.


Dessa forma, o sistema de avaliação laboratorial sofre um aumento de forma muito eficiente com a aquisição deste novo aparelho, o que vem mostrar o compromisso da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde com a melhoria da qualidade de vida de nossos habitantes.

Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.


O prefeito Bernildo Val acompanhado pela secretária municipal de Saúde Elciane Castelo Branco estiveram na unidade de saúde conferindo de perto o funcionamento do aparelho. Bernildo aproveitou para realizar exames e testar o equipamento.



Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Nenhum comentário: