segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A VOZ DO LEITOR

Ex vereador Juscelino Val comenta projeto dos professores
A nota enviada ao blog Portal Boca do Povo aborda vários assuntos.

Ex vereador Juscelino Val
Prezados leitores
Sou, Juscelino Val, cidadão buritiense, preocupado, como sempre, com os destinos de nossa cidade e de nossa comunidade, portanto com o direito de emitir o meu ponto de vista.

Em toda administração, existem os que se destacam, ou por sua competência ou por sua incapacidade de gerir qualquer empresa, seja ela pública ou privada. Portanto é de grande valor sabermos reconhecer a realidade das situações para podermos criar um “juízo de valor”, juízo este, sensato o suficiente para não deturparmos as coisas e jogarmos “palavras ao vento”, de forma irresponsável e caluniosa.

Pois vejamos, na matéria postada em um determinado portal da cidade, datada de 11 de novembro de 2013, mostra uma explanação dos valores repassados ao Município de Buriti dos Lopes, fazendo um comparativo entre os anos de 2012 e 2013, como se segue:
ANO DE 2013         -        8.414.766,42
ANO DE 2012         -        8.138.551,91
Diferença    -                     276.214,51

Se dividirmos o valor da diferença pelo valor repassado no ano de 2012, observaremos que o valor obteve um aumento de apenas 3,39% (três ponto trinta e nove por cento), percentual este já calculado por muitos, más, propositadamente, feito questão de omiti-lo, pois não é interessante para estes querer repassar os fatos, más sim, TULMUTUÁ-LOS. Principalmente determinado professor de matemática, que não preocupou-se em esclarecer devidamente os números, que por sua formação deve saber fazê-lo, nem tão pouco determinada vereadora, que, em seu pronunciamento na Câmara Municipal, nem ao menos sabia ler os valores repassados, quem dirá o significado dos mesmos; como também disse ser contra as reformas das escolas que tanto trás dignidade e valorização do ensino. Talvez pela mesma não ter o hábito de frequentar uma sala de aula, muito embora tenha passado uma vida recebendo como se estivesse.

SERÁ QUE ESSE PESSOAL TEM CONHECIMENTO QUE NO ANO DE 2013 HOUVE UM AUMENTO DE QUASE 700 ALUNOS NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL, E QUE ESTÃO SENDO CUSTEADOS COM O VALOR DO SENSO DOS ALUNOS DO ANO ANTERIOR? AFINAL O ESTADO FECHOU AS ESCOLAS, MÁS NUNCA REPASSOU OS RECURSOS QUE ESTÁ RECEBENDO PELA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS TRANSFERIDOS PARA O MUNICÍPIO.

Bom, se o aumento do FUNDEB, até o momento, foi de apenas 3,39%, como então arcar com o aumento do salário mínimo que foi de 9,00% (zeladores, vigias, merendeiras e outros profissionais da Educação, pois ela não funciona sem eles), e a taxa de inflação que foi de 5,84%, e com o aumento do piso salarial dos Professores foi de 7,97%? Com esses percentuais fica muito claro que todos os aumentos foram superiores ao aumento do valor repassado pelo governo, aí eu pergunto, então a Educação vai deixar de comprar a merenda escolar? De transportar os alunos? De recuperar as escolas que estavam, literalmente, caindo na cabeça das crianças e dos professores? De comprar material didático? De investir em equipamentos? Pois todos eles, apesar de receber recursos da União, os mesmos são insuficientes, e, consequentemente, tem a necessidade de serem completados com recursos do município. Afinal a EDUCAÇÃO é feita de Professores, de Merendeiras, de Zeladores, de Vigias, de Administrativo, de merenda, de transporte, de limpeza, de prédio conservado, de carteiras minimamente adequadas, de energia e, principalmente, de ALUNOS SENDO EDUCADOS, que sem a soma de todos esses fatores, ou priorizando somente um de qualquer deles, jamais conseguirá seu objetivo, que é uma educação melhor.

Nós, cidadãos buritienses, sabemos que na verdade tem algumas pessoas com discursos totalmente politizados, na tentativa de obscurecer as conquistas que já existiram nessa administração. Más esquecem-se que essas conquistas são reais, não é Professora F. C.? Se algum professor, por ventura, precisar afastar-se de suas funções e recorrer a um Órgão Previdenciário, se for pelo INSS perderá uma parte considerável de sua remuneração, más pelo Regime Próprio não vai perder, viu como as coisas funcionam? E para melhor.

Se atentarmos para o significado da palavra FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, observaremos que o fundamento é o desenvolvimento da educação básica, que vem com a Valorização do Professor, más também dos demais profissionais (pois o “próprio umbigo”, ficou tão evidenciado que os professores do SINTE e do 14 que se encontravam presentes na Sessão Legislativa, não queriam que lessem a tabela referente aos demais funcionários da Educação, pois somente estavam pensando neles, ou em tumultuar).

Sem se falar que com a diminuição da arrecadação e aumento do salário de todos os níveis de Profissionais, acarretou em um aumento do percentual com gasto de pessoal, que vem ferir diretamente a lei de responsabilidade fiscal. E aí? Como resolver? Será que é fechando algumas escolas e com isso diminuindo o número de Professores e demais Funcionários? Ou adequando todos os problemas à realidade do Município e do País? Afinal o Rio de Janeiro (a exemplo de muitos outros), que detém quase a totalidade dos recursos oriundos dos “royalties do petróleo”, acabaram de aprovar uma lei que descontenta, uma parte dos professores, afinal o problema é Nacional e não somente de Buriti dos Lopes. Ha pouco tempo o Governo do Estado fez a incorporação da regência aos salários, e determinados sindicatos ficaram calados.

Tenho a convicção que o Senhor Prefeito não reduzirá salário de qualquer que seja o funcionário, e que no momento oportuno valorizará, ainda mais, os Profissionais da Educação, más acredito que no momento é necessário algum ajustes, MÁS QUE FIQUE BEM CLARO, DE ACORDO COM O PROJETO QUE ESTÁ TRAMITANDO NA CÂMARA MUNICIPAL, NÃO SERÁ REDUZIDO O SALÁRIO DE NENHUM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO.

Fazer uma Administração Responsável, é assumir os compromissos que podem ser cumpridos, e cumpri-los, e não se deixar levar por alguns e assumir o que não pode ser cumprido, vindo depois a atrasar salários e fornecedores.

BURITI SÉRIO É BURITI QUE HONRA, SEM ATRASOS, OS SEUS COMPROMISSOS.
Quanto à cartilha que tanto maltrata, cada dia tem mais compromissos sendo honrados. ISSO É QUE MALTRATA.

Atenciosamente, Juscelino Val

25 comentários:

Paulo Renato disse...

Qual é o exemplo que este professor de matemática pode dar aos seus colegas porque o que todo povo do Buriti sabe é que este professor não gosta de trabalhar só ganha o dinheiro belo exemplo de professor@!

MARIA DE F. SANTOS disse...

O PROBLEMA TODO É QUE ESSE PESSOAL DO SINTE PENSA QUE BURITI É O QUINTAL DA CASA DELES. ELES NÃO ESTÃO NEM AÍ SE O MUNICÍPIO VAI QUEBRAR OU NÃO O QUE ELES QUEREM É BOA VIDA.

Bernardinha Santos disse...

Se eu fosse este professor eu tinha era vergonha de esta representando uma classe onde todos sabem que ele não trabalha , mas é assim mesmo derrotado sempre é derrotado, a mordida ainda continua duende.

MARIA LUIZA disse...

Meus como o Juscelino faz falta naquela camara viu pq se ele tivesse por lá eu aposto q as duas vereadoras ja tinham renunciado pq nao aguentariam a pressão. kkkkkkk

carlos santos disse...

tem professor que só pensa nele e os alunos que se ferrem. o problema é que tem uma minoria aí que acaba queimando os bons.

Vagner Silva disse...

Quem quer dar aula faz isso por gosto, e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado.
Quem está atrás de riqueza, de dinheiro, deve procurar outro setor e não a vida pública.
#SOACHO

CARLOS FILHO disse...

A oposição perdida como está em Buriti, anda falando mentira (sobre o plano de cargos e salários). O plano é muito bom. Não é tudo o que se quer, óbvio, mas não adianta a prefeitura dar algo que não possa pagar. É melhor ter todo mês aquele salário garantido do que ficar recebendo um mês sim e outro não. Sem falar que para a aposentadoria vai ser muito bom e todo mundo sabe que a regência e outras gratificações serão incorporadas no salário.

Bernardo Lima disse...

Deve ser terrível viver numa cidade onde os professores não sabem fazer "contas". Imagina aí, os professores não conhecem matemática... AFF!!!

JOSÉ SILVA disse...

Gostaria de saber pq os professores não cobram dessa gente que tem quase 80 horas e num trabalha. Tem professor ganhando quase 4 mil reais e ainda fica reclamando é brincadeira viu.

DANIEL CARVALHO disse...

GOSTARIA DE SABER SE AS ESCOLAS PARTICULAR DO MUNICÍPIO TAMBÉM PAGA O PISO AO PROFESSORES?
SE ISSO NÃO ESTIVER ACONTECENDO... HUM HUM... DEIXE QUIETO...

Maurinei Silva disse...

pela fotos dos portais só tem professor que gosta de trabalhar,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ana Celia de Teresina disse...

Meus Deus como tem professor desinformado em Buriti dos Lopes este pessoal do sinte só pensam em dinheiro como eles nunca lutaram pelos professores do estado que ganham uma miséria sinte é sindicato dos professores do estado e fica querendo sugar dinheiro dos professores dos municípios.

Unknown disse...

Nessa eleição tive uma alegria e uma tristeza: Alegria, BERNILDO prefeito. Tristeza, JUSCELINO sem mandato! Como Juscelino faz falta nessa câmara. Teve presidente aí, que correu estreito; e essas duas vereadoras não tinham essa folga não!
Aceita que dói menos, oito anos passa rápido.

maria silva disse...

Sou mãe e estou muito preocupada com o que está acontecendo, por não vejo dizer que o salário está atrasado e nem que os professores daqui recebem o pior salário dessa região e no entanto, hoje a escola que meus filhos estudam não é mais a mesma, parece que os professores esqueceram de seus deveres e só verem seus direitos e ai onde fica o direito dos alunos? Ou será que eles não tem.Mas observo que os professores que estão lá muitos não são os mesmos. E isso é lamentável.

marinete sampaio disse...

Tempos bons em que os professores lutavam para melhorar também o ambiente escolar, mostravam que se preocupavam com os alunos.E hoje quando se melhora é criticado será que meus filhos e os demais alunos não tem direito a um ambiente escolar melhor?

margarida santos disse...

Sei que o salário dos professores não é o que queriam ter mais também não é o pior e digo mais sou aluna e se fosse eu que pagasse, muitos não receberiam metade do que recebam, por não ter o mínimo de compromisso para com a gente e não sou nenhuma adolescente.

MARIA ODETE SILVA disse...

BOA EXPLICAÇÃO, ASSIM AGORA VEREMOS QUAL PORTAL FALA A VERDADE. HÁ O PROF. AI MUITO PREOCUPADO, PASSOU O ESTÁGIO PROBATÓRIO TODO GANHANDO DINHEIRO SEM TRABALHAR. AO INICIAR O ANO LETIVO ENTROU COM PEDIDO DE LICENÇA E MAL VOLTOU JÁ COLOCOU UM ATESTADO DE 14 DIAS, ISSO É COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE QUEM?

Unknown disse...

Tem professores que merecem nem ter salário, pois vai para sala de aula para gritar, beliscar e xingar os alunos, tem que puxar carroça ou entregar eles para justiça. Tem professores maravilhosos qual reconheço trabalho, más tem Uns que suja a classe. Quero ver esses maus professores dá aula com garra, prazer e respeito com os alunos.

Unknown disse...

Kkkkkk

Aderson Val disse...

Parabéns Juscelino, perfeito seus esclarecimentos. Política se faz com responsabilidade e a administração que se preza tem uma visão de 360 graus, observando o processo Educacional como um todo e não feito um boi encaretado que sho enxerga o que estão na sua frente. Diariamente peço a Deus que Bernildo e Bruno façam uma boa gestão, com muita dedicação e respeito ao povo Buritiense.

Flavio Mendes disse...

O pior é um professor chamar um prefeito estelionatário em rede social será que este professor sabe o que significa isso ? pelo que sabemos quem passou cheques sem fundos não foi Bernildo acho que ele sabe quem foi até porque faz parte do mesmo grupo político.

Sandra Maria disse...

Quero dizer para este professor de matemática que a política já passou até porque nossa cidade não aguentava mais nem um ano daquela administração que faliu nossa cidade e que vc ajudou a endividar querendo ser estrela acusta dos cofres da prefeitura é hora de todos que gostam de nossa cidade se unirem para ajudar o prefeito a salvar o que restou de uma administração desastrosa.

Vania Silva disse...

Esta Vereadora passou oito anos se espelhando no vereador Juscelino Val tudo que o vereador falava ela concordava só sabia dizer faço de minhas palavras as palavras do vereador Juscelino Val, será que ela já esqueceu? mas o povo não esqueceu agora vem querendo falar mal do Sr. Juscelino .

JOÃO PEDRO disse...

João Pedro disse: Parabéns! Juscelino mais uma vez mostra a sua capacidade de ver as coisas, com inteligência e fundamentos, que falta voçê faz nessa câmara. Nâo sei se as pessoas perceberam, mas a vereadora Iranildes pareciam estar discursando em um palanque, me lembrou a ex-prefeita, acho que ela andou copiando.

Maria Lima disse...

Quem teria feito um texto para esta vereadora postar em num blog da oposição porque ela mesmo não tem cabeça para isso e tem o plenário da câmara para falar a vontade porque ela não faz isso? fica só fazendo mungango com a cabeça e fazendo gestos de quem esta será que ela acha bonito fazer.