terça-feira, 7 de janeiro de 2014

FIM DAS 'RÁDIOS PIRATAS' NA CIDADE

Rádio Comunitária da cidade de Buriti dos Lopes recebe autorização para funcionar
Foi publicada hoje (07) no Diário Oficial da União, o Ato da Anatel para o uso de radiofrequência, o que significa que a rádio está liberada para o funcionamento.

Deputado Assis Carvalho
A Associação de Radiodifusão Comunitária Buriti FM, de Buriti dos Lopes, norte do Piauí, recebeu autorização para funcionar. Foi publicada hoje (07), no Diário Oficial da União, o Ato da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o uso de RF (Rádio Frequência), o que significa que a rádio está liberada para o funcionamento.

“O município ganha um importante canal local para se expressar e, dessa forma, avançamos na luta pela democratização da comunicação”, disse o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), um dos fundadores do movimento de rádios do Piauí. No Congresso, o parlamentar tem lutado para ampliar o acesso das comunidades à outorga de meios de comunicação. No último ano, foram aprovadas rádios comunitárias para Massapê, Pio IX, Passagem Franca, Piripiri, Caracol, Buriti dos Lopes, Porto, José de Freitas, Nazaré e Bela Vista do Piauí.

Para funcionar, a emissora de Buriti dos Lopes recebeu a autorização do Ministério das Comunicações e da presidenta Dilma, no início de 2013. Depois, a documentação foi encaminhada ao Congresso Nacional, responsável pela aprovação do Decreto Legislativo, última etapa para finalizar o processo de outorga que permite à Associação executar os serviços de radiodifusão comunitária.


Além do fato

Com a autorização para o funcionamento da primeira rádio legalizada do município de Buriti dos Lopes, as famosas ‘rádios piratas’ que estão em funcionamento na cidade devem sair do ar, uma vez que a fiscalização da Anatel deverá ocorrer com frequência na região.


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Ascom – Dep. Assis Carvalho

Um comentário:

sidney pimpim disse...

A notícia é boa, agora vamos lutar (quem tiver interesse) para regularizar outras, visando sempre a democratização da comunicação. As rádios Comunitárias não são dádiva dos governos, são frutos da luta e da organização de movimento popular contra a concentração absurda do poder de mídia que existia e ainda existe no Brasil.