quinta-feira, 22 de maio de 2014

É NOTÍCIA!

'Abóbora canarinho' vira atração no Piauí e agricultor prevê hexa para seleção
Fruto verde e amarelo chama atenção em povoado da cidade de Esperantina. Já quiseram comprar ela, mas vou guardá-la até o fim da copa, diz agricultor.

Abóbora nas cores verde e amarelo vira atração na Zona Rural de Esperantina (Foto: Bié / Blogdopaulomelo)
O agricultor Pascoal Resende da Silva, 47 anos, teve uma surpresa agradável ao plantar várias sementes de abóboras na pequena roça que fica ao lado de sua casa no Povoado Vila dos Mocós, zona rural de Esperantina, Norte do Piauí. Dos 11 frutos que brotaram, apenas um nasceu nas cores verde e amarelo. Pascoal acredita que a abóbora canarinho é um aviso para o hexacampeonato.

“Fique surpreso e até achei que alguém poderia ter pintado, mas depois verifiquei e constatei o fato inédito aqui na região. Não sei porque ela nasceu assim, não usei agrotóxicos e as outras abóboras da mesma ramificação são normais”, contou Pascoal.

Agricultor mostra abóbora 'canarinho' de sua roça
(Foto: Bié / Blogdopaulomelo.com)
Para o agricultor, a 'abóbora canarinho' nasceu em comemoração a Copa do Mundo que acontece no Brasil e até arriscou fazer uma previsão. “Vamos vencer essa copa. Até a abóbora já mostrou isso. Ela agora é atração aqui na região e todo mundo vem me visitar só para ver se é verdade a história da abóbora”, disse Pascoal Resende.

O agricultor revelou que vai colher o fruto e manter em casa pelo menos até o final da copa. "Já teve gente aqui querendo comprá-la e até mesmo levá-la, mas vou guardar como recordação pelo menos até o final do mundial", disse Pascoal.

Segundo o engenheiro agrônomo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Desraele Rocha, não existe nada de anormal no fruto. “Existem variedades onde todos os frutos ou apenas uma da mesma ramificação da espécie nascem com as cores verde e amarela, uma delas é conhecida como brasileirinha. Uma flor pode ter fecundado de forma diferente, mas é uma manifestação normal”, explica.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: G1/PI

Nenhum comentário: