sábado, 10 de maio de 2014

ELEIÇÕES 2014

Mais de 110 mil eleitores de oito cidades não vão votar este ano no Piauí
113.407 eleitores de Teresina, Parnaíba e mais seis cidades não fizeram revisão.

113.407 eleitores das cidades de Teresina, Nazária, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Oeiras e José de Freitas não poderão votar nas eleições de 2014 por não terem feito a revisão do seu título e o recadastramento biométrico. Além destes, no Piauí, mais cinco municípios votarão eleições baseadas na identificação biométrica: Piripiri, Piracuruca, Picos, Floriano e Francisco Santos. 


Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, o total de títulos não renovados é de 14,45% e 18,14% respectivamente. Em Teresina, 531.322 eleitores deveriam ter feito o recadastramento biométrico. Até ontem (7), foram revisados 454.535 títulos, ou seja, 76.787 pessoas não estão aptas a votar. Já Parnaíba possui 97.356 eleitores, dos quais, 79.700 renovaram o título e 17.656 não o fizeram. 

Segundo informações do TRE, ainda nesta quinta-feira (8), alguns eleitores que receberam senha ontem foram atendidos. 

O número total de eleitores com títulos cancelados para as próximas eleições pode ser ainda maior, já que o Tribunal ainda não concluiu o levantamento em todos os municípios do Piauí. 


O período para a revisão do título (e o recadastramento biométrico em alguns municípios) foi de 15 de março de 2013 a 31 de março de 2014. 

O eleitor que não votou e não apresentou justificativa fica impedido de:

• Obter passaporte ou carteira de identidade;

• Receber qualquer tipo de remuneração, benefício ou empréstimo público ou de qualquer estabelecimento mantido pelo governo;

• Fazer inscrição em concursos ou se candidatar a cargos públicos e realizar matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;

• Além disso, qualquer atividade que exigir quitação do serviço militar ou imposto de renda não poderá ser realizada sem a regularização do título eleitoral.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Cidadeverde.com

Nenhum comentário: