terça-feira, 10 de junho de 2014

ÁGUA PARA TODOS

Governo implantará mais de 5 mil cisternas no Norte do estado
Serão contemplados 15 municípios, entre eles: Caxingó, Caraúbas, Cocal dos Alves, Cajueiro da Praia, Luís Correia e outros.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), conseguiu junto ao Ministério da Integração Nacional a ampliação do Programa Água Para Todos para 15 municípios da região Norte do Estado. O programa irá implantar 5.548 cisternas para captação de água na região.

Os municípios da região Norte que serão contemplados com as cisternas serão: Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Capitão de Campos, Caxingó, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora do Nazaré, Piripiri, Sigefredo Pacheco, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Cocal da Estação e Caraúbas.

O governador Zé Filho e o secretário da SDR, Raimundo José, estiveram reunidos em Parnaíba, no ultimo sábado (7), com os prefeitos dos municípios que serão beneficiados com as cisternas, para apresentação e a implantação da primeira etapa do programa. “As cisternas serão construídas com a finalidade de beneficiar o consumo humano, cada uma delas terá capacidade para abastecer uma família de cinco pessoas por um período de oito meses”, destacou Zé Filho.

O Programa tem investimentos na ordem de R$3,6 milhões oriundos do Governo Federal com contrapartida do Governo do Estado. Durante a reunião, as prefeituras municipais se comprometeram a disponibilizar água potável em cada cisterna para consumo diário em época de seca nesses municípios.

Sobre as Cisternas
As cisternas de placas é um tipo de reservatório cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de água das chuvas, aproveitadas a partir de seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC. A água armazenada fica protegida da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas. Já a cisterna calçadão, permite o uso da água para produção.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: Ccom

Nenhum comentário: