quinta-feira, 10 de julho de 2014

MUNICÍPIOS

Eleita a diretoria do Consórcio dos Municípios da Planície Litorânea do Piauí
Por unanimidade de votos foi eleito presidente, Ricardo Sales, prefeito de Murici dos Portelas; o vice-presidente Florentino Neto, prefeito de Parnaíba; e o secretário geral Bernildo Val, prefeito de Buriti dos Lopes.

Os prefeitos do Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea Piauiense (COREDEPI) elegeram na tarde desta quarta-feira (09/07) a diretoria do empreendimento. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Parnaíba e reuniu oito gestores dos onze municípios membros do consórcio.


Por unanimidade de votos foi eleito presidente, Ricardo do Nascimento Martins Sales, prefeito de Murici dos Portelas; o vice-presidente Florentino Alves Veras Neto, prefeito de Parnaíba; e o secretário geral Bernildo Duarte Val, prefeito de Buriti dos Lopes. Na ocasião, foi distribuída uma minuta do estatuto e o Protocolo de Intenções do Consórcio Regional de Desenvolvimento da Planície Litorânea Piauiense. O estatuto deve ser analisado pela assessoria jurídica de cada prefeitura.


O próximo passo é o registro do empreendimento junto à Receita Federal e demais procedimentos legais. O prefeito Florentino Neto defendeu que um dos primeiros desafios a serem enfrentados é a construção de um aterro sanitário para resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos dos municípios mais próximos de Parnaíba, bem como estratégias de saúde da família.


O prefeito Ricardo Sales destacou a necessidade dos municípios em melhorar os atendimentos em saúde e se mostrou interessado em ajudar o prefeito Florentino na expansão de ações em combate ao câncer. Sales defendeu ainda a construção de poços nos municípios castigados pela seca. A prefeita de Cajueiro da Praia, Vânia Regina de Carvalho Ribeiro, citou a dificuldade enfrentada devido à redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e acredita que o consórcio vai ajudar no desenvolvimento regional.

A sede do Consórcio dos Municípios da Planície Litorânea do Estado do Piauí será na Prefeitura de Parnaíba. O objetivo deste empreendimento é a atuação nos onze municípios associados, para a realização de ações que desenvolvam a região do norte do Piauí.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM/PMP

Nenhum comentário: