sexta-feira, 18 de julho de 2014

SAÚDE

Sílvio Mendes diz que Piauí precisa de sistema de saúde mais resolutivo
O diagnóstico da saúde piauiense é de que há uma intensa movimentação das pessoas pelos municípios do Estado em busca de atendimento.

O Piauí tem amplos desafios na área da saúde. Para resolver os problemas e oferecer uma saúde cada vez melhor para todos os piauienses o plano de governo da coligação Piauí no Coração está voltado para avançar no oferecimento de serviços e melhoria na gestão. O candidato a reeleição Zé Filho (PMDB) e o candidato a vice-governador Sílvio Mendes (PSDB) pensaram em conjunto com os partidos a coligação uma proposta que atenda bem e rapidamente o cidadão piauiense.

O diagnóstico da saúde piauiense é de que há uma intensa movimentação das pessoas pelos municípios do Estado em busca de atendimento. “No caso da saúde o Piauí continua com um grande fluxo do interior do Estado para a capital. Isso acontece porque as pessoas buscam ser atendidas e isso é direito constitucional. Como a rede SUS não funciona bem no interior, os hospitais regionais não resolvem a maioria dos problemas que deveriam resolver”, analisa Sílvio Mendes. Para o candidato a vice-governador é preciso olhar para cada piauiense em seu município e a partir dele começar a resolver os problemas na saúde.

Silvio Mendes
“Então, o primeiro ponto é o fortalecimento dos hospitais regionais. Em segundo é o fortalecimento da gestão para que ela organize uma rede de assistência que não é suficiente como está hoje”, explica o candidato a vice-governador. A principal aposta é na parceria com os municípios com a montagem de uma rede integrada centralizada na resolutividade, o que passa por uma descentralização e regionalização dos atendimentos com um serviço mais efetivo e seguro.

A consolidação do sistema passa também pelo suporte a todos que trabalham no Sistema Único de Saúde para solucionar os problemas de modo ágil. "Terceiro, que dê suporte aos profissionais de saúde para que possam resolver problemas sem a necessidade de vir a Teresina com uma rede hierarquizada, com centrais de regulação que forneçam a garantia de atendimento, ampliação de leitos de UTI, criação de novas UTI´s, qualificação profissional", pontua o candidato a vice-governador.

O plano de governo contempla ainda iniciativas fundamentais como a implantação da Assistência Materno-Infantil, especialmente no pré-natal, parto e puerpério e a garantia de Assistência Farmacêutica adequada com foco nas doenças crônicas. Além disso, o controle social na saúde é também uma das principais metas dos candidatos da coligação "Piauí no Coração". “Nem sempre é uma questão de dinheiro, mas pode ser uma questão de gestão ou de qualificação profissional”, finaliza Sílvio Mendes.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário: