segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CRISE NO PI

Policiais civis e agentes penitenciários entraram em greve à zero hora desta segunda
Os grevistas irão protestar contra a quebra do acordo de pagamento dos reajustes salariais escalonados.

Cerca de 15 entidades que representam servidores do Estado assinaram um documento aprovando a proposta de paralisação e greve que foi iniciada nesta segunda-feira (24) a partir da zero hora. Paralisaram suas atividades nesta segunda os policiais civis, que ficam parados por três dias, e os agentes penitenciários que param por tempo indeterminado.

As categorias também farão manifestação no Palácio de Karnak, na manhã de hoje. O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos da Secretaria de Segurança, Vilobaldo Carvalho, disse que o movimento atinge 80% dos servidores, entre ativos e inativos. Os grevistas irão protestar contra a quebra do acordo de pagamento dos reajustes salariais escalonados.

O Governo do Estado alega que não poderá efetuar os pagamentos por conta da recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ordenou corte de gastos para que a administração pública retome o controle dos gastos com pessoal, diminuindo o percentual limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 49%, quando atualmente os gastos com pessoal estão em 52% da receita corrente líquida.

A orientação do TCE (Tribunal de Contas do Estado) é que foi de que os acordos firmados de 1º de julho em diante não poderiam ser concedidos. Mas todas essas leis de reajustes foram aprovadas antes. A dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde foi em 2012. A dos policiais civis e delegados foi de 2013. Farmacêuticos, estudantes e entidades da classe farmacêutica fazem grande manifestação contra a votação da Medida Provisória 653/2014, que alteram as leis da Farmácia, nesta segunda-feira, às 8h na Avenida Frei Serafim.

A concentração será em frente ao Hospital Getúlio Vargas Depois, seguirão para a frente do Palácio do Karnak.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário: